Bikes no E-commerce

  • 26 jul 2022

Costuma-se dizer que o brasileiro é apaixonado por carros. No entanto podemos notar uma tendência cada vez maior de uma nova paixão: a bike! O Brasil é o quarto maior produtor mundial de bicicletas, em alguns anos inclusive superando a produção de 4 milhões de bicicletas, segundo o levantamento da Aliança Bikes (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas).

 

Com a pandemia de Coronavírus declarada em 2020 e o consequente afastamento social necessário, as pessoas têm optado por transportes alternativos ou individuais. E reflexo dessa procura está nos números: um aumento de cerca de 50% nas vendas de bikes de maio/2020 na comparação com o mesmo período do ano anterior. O uso das bicicletas é inclusive recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma forma de manter o distanciamento e, simultaneamente, a atividade física.

 

Ainda a respeito do período da pandemia, a pesquisa da Aliança Bikes mostrou que 76% dos lojistas usaram o tempo de isolamento para fazer investimentos na organização interna de suas lojas; uns dos mais expressivos foram a ampliação da presença nas redes sociais (78%) e também nos canais de venda online (73%).

 

A respeito dos produtos mais vendidos podem se destacar as bikes  de entrada – de R$800 a R$3.000 – que servem para deslocamento urbano. Além disso, a procura por rolos – acessório que permite treinar dentro de casa – foi imensa, apresentando uma alta de 250% no crescimento médio de vendas. Na área de serviços relacionados a bikes, as mecânicas especializadas foram declaradas serviço essencial, sendo que 86% dos estabelecimentos mantiveram suas oficinas funcionando, e 57,7% sentiram aumento na demanda por produto ou serviços oferecidos.

 

Apesar da crise que afetou tantos setores, as perspectivas para o futuro no segmento de bikes são otimistas. Cerca de 77% dos entrevistados pela Associação do Setor creem que a bicicleta como meio de transporte será a principal solução no deslocamento dentro das cidades, trazendo consequentemente um aumento de vendas acima da média que tende a se manter mesmo com o fim tão aguardado da pandemia.

 

O crescimento do setor de bikes nos mostra que, com confiança no mercado e iniciativa para inovar nos seus canais de venda, é possível atravessar pelas dificuldades conseguindo ótimos resultados. Conte com a DScomm para ser sua plataforma de e-commercedescomplicar seus processos, flexibilizar suas vendas para que você e sua equipe tenham tempo para o que realmente importa: pedalar e ser feliz! 🙂

 

Abraços virtuais.

 

26 jul 2022