O Pix no E-commerce
- 26 jul 2022
A chegada do Pix em novembro de 2020 trouxe uma nova modalidade de transação financeira, com a promessa de gerar ainda mais movimentações na economia graças à disponibilidade, velocidade e facilidade no seu uso. Para usar o Pix basta que tanto o comprador quanto o vendedor tenham conta em banco, e neles possuam suas chaves cadastradas (atreladas a nº de CPF/CNPJ, telefone, e-mail, ou chave aleatória gerada pelo BC). Além delas, é possível completar as transações por meio de QR Codes ou aproximação nas compras físicas, por exemplo. Os grandes benefícios para os consumidores são:
->pagamento instantâneo: a aprovação do pagamento é “na hora”, usando o saldo disponível em conta; com isso, em segundos os pagamentos e transferências são realizados e comprovados, muito mais ágil do que a compensação de boletos que podem levar dias.
-> sem limitação de horário: as operações são processadas em qualquer dia, incluindo fins de semana, e qualquer horário, mesmo nas madrugadas.
->acessibilidade: até mesmo pessoas sem cartão de débito podem utilizar, incluindo aquelas que não possuem conta corrente, tendo em vista que chaves podem ser cadastradas a partir de contas poupanças.
->sem custo para o cliente pessoa física: a atual gratuidade no pagamento frente às tarifas de transferência usuais dos bancos, é outra vantagem do Pix.
->sem limites de quantidade ou valor: o Banco Central não estipula limites nos valores para pagamentos e transferências através do Pix, porém as instituições financeiras têm a liberdade para estabelecê-los por motivos de segurança. Também não restringe a quantidade, ficando limitado, por enquanto, apenas pelo saldo em conta que o usuário tiver.
E para o lojista e seu e-commerce?
Quais são as grandes vantagens desse novo método?
O Pix traz agilidade para as transações e para o próprio processo de compra em si, acelerando a confirmação da compra, emissão de nota fiscal, envio para a transportadora e a consequente entrega para o cliente final. Ele é também bastante acessível em termos de custos para a pessoa jurídica, com taxas menores que a dos outros meios de pagamento, além de disponibilizar instantaneamente o valor das compras direto na conta do lojista, o que contribui para o fluxo de caixa, frente às esperas muitas vezes longas das compensações de boletos e cartões.
Conseguir facilitar o checkout e a experiência de compra no cliente direto no ambiente virtual é outro ponto positivo do Pix: interação e comprovação imediata, transparente e funcional. É claro que ele ainda não concorre diretamente com o cartão de crédito à vista ou parcelado por conta dos prazos de pagamentos. Mas promete ser uma ponte capaz de aproximar uma parcela de clientes que ainda têm alguma resistência a transações online.
E você, já pensou em oferecer esta facilidade no pagamento aos seus clientes em sua loja virtual?
Conte com a DScomm para fazer seu e-commerce crescer e evoluir cada vez mais 🙂
Abraços virtuais.