WhatsApp Como Aliado Nos Negócios
- 26 jul 2022
Não só de bate-papo entre amigos e família vive o WhatsApp, ele foi promovido dentro das empresas a um ótimo canal de vendas e também de relacionamento com seus atuais e possíveis clientes.
Ao disponibilizar o número para contato ou um botão de WhatsApp no seu site e redes sociais, a empresa demonstra que está aberta a se comunicar da forma mais próxima possível com seu púbico, afinal, o que hoje representa mais proximidade do que saber se sua mensagem foi entregue, lida e respondida com prioridade? Uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box feita com dados de 2020 mostrou que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Ou seja, o alcance da ferramenta é imenso, sem contar que totalmente difundido, sem o esforço de convencimento do uso do aplicativo.
Desde 2018 o “Whats” ou “Zap” – para os íntimos – permite que as empresas utilizem-no como canal de comunicação com seus clientes, encurtando distâncias, otimizando o tempo de resposta, melhorando a reputação da empresa ao mostrar-se mais envolvida na solução das demandas dos consumidores. Além disso, ainda serve para registrar as informações sobre as negociações, criando um verdadeiro histórico do cliente na própria aba de conversa, estabelecendo essa segurança para ambas partes. No entanto, como em qualquer meio, é preciso implantar a etiqueta no uso do app para que não torne-se invasivo e sem consentimento.
Práticas positivas no uso do WhatsApp Corporativo:
– criar grupos de interesse, deixando transparente a finalidade comercial para todos os usuários;
– ter um funcionário disponível para atender as demandas vindas por esse canal para que possam ser respondidas no menor tempo possível;
– interagir conforme abertura e preferência do cliente, como o envio de áudios, vídeos e figurinhas;
– criar descontos e vantagens exclusivas para o grupo.
Práticas negativas no uso do WhatsApp Corporativo:
– spam, por isso evite fazer propagandas constantes e invasivas pelo aplicativo, manchando assim sua imagem;
– disparo em massa para contatos não consentidos não são legais para o relacionamento, se traduz em impessoalidade;
– compartilhar o número pessoal dos funcionários tira a privacidade da equipe, por isso reúna os contatos profissionais em números e telefones exclusivamente para o fim empresarial.
E para você que já possui um e-commerce, que tal aliar os dois canais de vendas/relacionamento?
Mesmo que a venda não seja a solução ideal para seu cliente naquele determinado momento, o atendimento dado a ele de forma rápida, atenciosa e dentro da ferramenta mais confortável para ele certamente cria vínculos e abre portas para nutrir esse relacionamento para uma venda futura.
Pensando nisso, a DScomm disponibiliza para sua empresa uma planilha editável para facilitar o processo de envio de suas mensagens, individualizando atendimentos de maneira mais simples.
1. Cadastre-se
2. Acesse gratuitamente esse material
3. Edite a planilha conforme suas necessidades
4. Potencialize seus contatos
5. Conte com a DScomm para otimizar seus processos e vendas!
Abraços virtuais.