Cosméticos no E-commerce

  • 26 jul 2022

Podemos ainda não ter descoberto a fórmula da juventude ou o segredo da beleza eterna, mas não é nenhum mistério que o mercado de cosméticos e derivados aqui no Brasil é extremamente próspero, sendo o quarto maior mercado de beauty e cuidados pessoais do mundo – incluídos nesta faixa itens para cabelopele e produtos para higiene bucal. Em termos de fragrâncias, os brasileiros ficam em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos.

A pesquisa de mercado Euromonitor International apontou ainda 3 tendências globais para o mercado de cosméticos:

– Engajamento digital

Investir numa comunicação omnichannel é o caminho, seja por loja física, loja virtual, redes sociais, aplicativos de mensagens ou marketplaces. Ter uma plataforma de e-commerce que permita essa integração com diversos canais online é essencial, e nisso a DScomm E-commerce  pode ajudar, pois oferecemos essa funcionalidade, permitindo que o próprio consumidor decida por qual canal ele prefere interagir com a sua marca, guiando essa experiência do começo ao fim. Um exemplo da importância da presença no mundo virtual para a estratégia da empresa fica por conta da compra da marca AVON pela Natura, que por sua vez, pretende recuperar o grande investimento feito através da força de vendas pelos multicanais, principalmente plataformas digitais.

– Posicionamento ético

Para quem ainda não reviu seus conceitos em termos de sustentabilidade e respeito à diversidade dentro do segmento de cosméticos, ainda há tempo, porém corra para não perder uma parcela ainda maior do público. Saber escolher fornecedoresmatérias-primasembalagens parceiros tem sido essencial nesse processo de atração e retenção de clientes. Além de fazer sua parte na preservação do meio ambiente, essas escolhas e a forma como você as comunica para o público agregam valor à reputação da sua marca, seja através de redes sociais, mídia convencional ou num blog dentro de seu e-commerce. A DScomm disponibiliza em todas as suas lojas virtuais um espaço de blog para explorar seus produtos, posicionamentos e conteúdos relevantes para conectar sua empresa com seus clientes. Além disso, é cada vez mais visível como as marcas de beauty têm se referido à beleza em si como algo único e intrínseco a cada pessoa, ou seja, respeitando a diversidade de belezas que existem, fugindo de padrões de perfeição, empoderando e incentivarndo cada um a enxergar a beleza que já existe em si.

– Atributos orgânicos e naturais

Hoje mais do que nunca a saúde e o bem-estar são conceitos interligados, por isso produtos cada vez mais naturais e menos agressivos à vida humana e animal têm tido maior foco. Cosméticos orgânicos, veganos e cruelty-free são a tendência para um presente e um futuro com muito mais harmonia.

Quem ainda acredita que o universo do setor de beauty é direcionado somente para mulheres, se engana, pois os caminhos e os dados apontam que o mercado masculino de cuidados pessoais tem se expandido de forma consistente, tendo praticamente dobrado nos últimos cinco anos. Os especialistas indicam um aumento de 30% no faturamento entre 2019 e 2020, apenas deste nicho específico para homens.

Todos estes dados promissores preparam um 2021 de interações virtuaisempatia cliente em primeiro lugar. E a DScomm está aqui para facilitar seus processos para que haja tempo para o que realmente importa: pensar nas suas estratégias, vender mais e melhor!

Sucesso nos negócios, conte sempre conosco!

Abraços virtuais.

26 jul 2022