Taxa de Antecipação de Recebíveis
- 26 jul 2022
A expressão pode soar complexa de compreender mas não se deixe enganar pelos seus termos.
Quem trabalha com vendas no cartão de crédito já deve estar bastante acostumado com ela, mas para quem está lendo sobre isso pela primeira vez, vamos por partes:
~ os recebíveis são os valores vindos dos pagamentos pelo produto ou serviço.
~ quando falamos de vendas no cartão de crédito (e até mesmo débito) tanto à vista quanto parceladas, falamos também de prazo para que as quantias processadas pelas transações caiam na conta do vendedor. Para um pagamento no crédito à vista o prazo para o recebimento pode ser de 28 a 31 dias; em caso de um parcelamento em 3x, por exemplo, a primeira parcela é recebida neste mesmo prazo, a segunda cerca de 60 dias após o processamento da venda e a terceira parcela dali 90 dias.
~ a antecipação serve então como uma forma de receber esses valores em conta antes do prazo previsto, gerando assim um fluxo de caixa para o vendedor. Porém essa antecipação não é gratuita, as operadoras de cartão de crédito e bancos cobram taxas para adiantar esse crédito.
As taxas de antecipação de recebíveis variam de acordo com a instituição, mas tendem a girar em torno de 1 a 3% em média, e são descontadas do valor de cada parcela a ser recebida e de acordo com a quantidade de dias antecipados. A empresa pode optar por antecipações de diferentes tipos, como parcial (apenas uma parte do valor ou algumas parcelas), integral (de todas as vendas), pontual (de uma venda específica) ou automática (para receber periodicamente).
Vantagens da antecipação:
– as taxas de juros são mais atrativas do que muitas ofertas de empréstimo;
– a transação é rápida e com menor risco, por se tratar de um dinheiro que já é seu, é apenas adiantado à sua conta;
– pagar despesas urgentes usando recursos futuros;
– ter fluxo de caixa imediato para investir em alguma melhoria ou expansão.
Perigos da antecipação:
– muitas instituições que oferecem essa modalidade não informam com transparência a respeito das taxas cobradas ou inclusive antecipam os valores e respectivas cobranças sem informar ao vendedor com clareza;
– confundir a taxa de antecipação com a taxa de administração, dificultando o controle dos recebimentos;
– para algumas empresas a cobrança envolvida na antecipação pode não valer a pena, por isso é essencial calcular a viabilidade da operação sem arriscar nenhuma outra área do seu negócio.
E assim, através dessas informações a DScomm espera ter contribuído com seu crescimento e quem sabe ter trazido até seu conhecimento mais uma opção para impulsionar sua empresa e seu e-commerce! Conte conosco para evoluir sempre… 🙂
Até a próxima! Abraços virtuais.