A Tendência do Live Commerce
- 26 jul 2022
A proposta do live commerce está em alta pelas redes sociais.
Apesar de ser repaginado através das transmissões ao vivo via Instagram, YouTube, Twitch e outros, esse formato não é uma novidade.
Vem com a gente que vamos te falar tudo sobre essa forma de impulsionar vendas que ficou ainda mais forte durante a pandemia.
As origens do Live Commerce
Umas das grandes pérolas que os anos 90 nos propiciaram em termos de marketing e propaganda foram os infomerciais.
Aqueles anúncios em TV que demonstravam os produtos, ressaltando todos os seus atributos, geralmente terminavam com uma oferta relâmpago e chamada para algum número de telefone 0900.
A Polishop utilizava desse tipo de divulgação de forma tão forte que compravam horas de espaço publicitário nas grades de programação de alguns canais para anunciar todos os seus produtos neste formato. E anos depois, a marca ainda fundou seu próprio canal de tevê para essa massiva distribuição de conteúdo, que dura até os dias de hoje…
Como funciona o live commerce nos tempos atuais
As propagandas deste tipo se adaptaram à realidade cada vez mais colaborativa, simultânea e digital e se repaginaram para oferecer algo mais contemporâneo, porém com intenção similar. Essa onda contagiou até mesmo grandes marcas.
O live commerce consiste em apresentar produtos através de transmissões ao vivo pela internet, permitindo que o porta-voz da marca (muitas vezes digital influencers ou artistas famosos) e os clientes interajam e até mesmo tirem dúvidas ao vivo.
Além disso, é possível direcionar os clientes para a compra ali mesmo durante a transmissão, aumentando a taxa de conversão de vendas através desta experiência.
Por vezes até se aproveitando da impulsividade do consumidor (bem ao exemplo das promoções relâmpago por telefone da Polishop das antigas).
Como grandes e-commerces aproveitam a tendência
Essa tendência do fortalecimento do live commerce começou em 2016 na China, e se solidificou ainda mais em 2019 com o consequente aparecimento da pandemia de Coronavírus.
Naquele ano, este tipo de ação já correspondia a cerca de 10% das vendas de varejo online da China.
Para dar um exemplo, apenas em junho de 2020, o grupo Alibaba, durante o seu festival de descontos, chegou a faturar em torno de US$740mi nas vendas de seus produtos em apenas UM dia durante o live commerce!
Aqui no Brasil, várias grandes marcas já embarcaram nessa onda, como por exemplo a Via Varejo. Conforme sua diretora de marketing Ilca Sierra, houve um aumento de 17% em seu volume bruto de mercadorias vendidas no dia da live commerce das Casas Bahia.
Ela diz: “A verdade é que as pessoas já entenderam que dá pra comprar tudo na internet. A partir de agora, o relacionamento deve ser a base mais importante do negócio. E é aí que entra o live commerce, para trazer o calor do vendedor para a minha venda”.
As Lojas Americanas também comprovaram a eficácia dessa estratégia, ao identificar um crescimento de mais de 10 vezes na busca dos produtos anunciados durante as lives, e uma conversão em vendas 7 vezes maior.
No entanto, não basta apenas ligar a câmera e esperar o cliente vir até você.
É preciso investir em roteiro, estrutura, apresentação, cenário e, acima de tudo, estar preparado para interagir com seu público.
As grandes vantagens do live commerce são:
- engajamento com seus clientes;
- maior chance de conversão;
- captação de leads;
- interação em tempo real, gerando conexão;
- credibilidade e confiança nos produtos e na marca.
Enquanto alguns dos desafios podem ser:
- Investimento em planejamento, contratação de apresentador, estrutura física e de internet;
- Suscetível a imprevistos, visto que é uma ação ao vivo e sem edição;
- Prender a atenção do público que pode facilmente se entediar.
Venha para a Dscomm!
Agora que você sabe mais sobre o live commerce, que tal traçar estratégias para colocar em prática?
Nós da DScomm E-commerce estamos aqui para conhecer mais sobre seu negócio e facilitar as suas vendas virtuais, qualquer que seja seu cenário.
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