Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua loja?

  • 26 jul 2022

A plataforma de e-commerce é o coração do seu negócio.

Assim como uma loja física precisa de uma sala comercial com boa iluminação, acessibilidade e decoração, a criação de uma loja virtual precisa de uma plataforma que atenda às necessidades do público.

Entender como um ambiente físico deve ser estruturado para atrair clientes e levá-los à compra é fácil.

No entanto, os meios digitais ainda são uma novidade para muitos lojistas. Por isso, criar uma excelente experiência de compra pode ser um desafio.

A boa notícia é que as plataformas de e-commerce contam com uso cada vez mais simples.

Não é preciso ter conhecimentos avançados em programação e tecnologia para colocar a sua loja virtual no ar. Porém, ter em mente as facilidades que uma loja deve promover a você, enquanto lojista, e para seu cliente no momento da compra, é muito importante no momento de escolher a plataforma de e-commerce.

Loja física X Loja virtual

Podemos comparar a plataforma de e-commerce ao ambiente da sua loja física nos aspectos da compra e venda. Assim como na loja física, uma loja virtual precisa:

  • Ser encontrada pelo cliente
  • Ser organizada por setores
  • Ter os produtos categorizados em tamanhos, cores, etc
  • Proporcionar uma experiência positiva na visita
  • Ter os produtos em amostra de forma atrativa
  • Ter formas de pagamento seguras e fáceis.

Vamos falar sobre cada um desses pontos a seguir.

Recursos e suporte

A implementação e execução da loja virtual deve ser fácil, sem enrolação ou necessidade de contratar um especialista em tecnologia.

A plataforma deve acompanhar a necessidade da sua loja virtual desde a criação até o seu crescimento, de forma intuitiva e personalizada. A facilidade de uso deve ser um critério bastante decisivo, afinal, o empreendedor vai passar muitas horas trabalhando nessa interface.

Por falar nisso, ter acesso aos canais de atendimento com a empresa contratada é essencial. Problemas e falhas são comuns em qualquer uma. A maneira como cada questão é solucionada é que conta como diferencial.

Esse é o básico para que um lojista com pouca experiência em meios digitais possa colocar no ar a sua loja virtual.

Experiência de navegação

Além de ser fácil para o lojista trabalhar, a plataforma precisa reproduzir ao máximo o prazer da visita a uma loja física. Ninguém gosta de ficar num ambiente bagunçado, onde nada é encontrado, ou mesmo oferece algum perigo.

Alguns pontos importantes para proporcionar uma boa experiência de navegação:

  • Carregamento rápido das páginas
  • Layout limpo e personalizável
  • Visualização de fotos amigável
  • Boa classificação dos produtos
  • Carrinho de compras que permite continuar comprando

É importante ressaltar que todos esses elementos devem funcionar bem em qualquer tela, seja de computador ou de celular. Se levarmos em conta que a maior parte dos acessos é feita pelo celular, inclusive, esse tipo de experiência deve ser priorizada.

Otimizações para os motores de busca (SEO)

A parte de Search Engineer Optimization – SEO é essencial para que o seu negócio seja encontrado na internet. Caso contrário, sua loja virtual pode perder oportunidades importantes de gerar vendas.

Funciona assim: imagine que você tem uma loja de artigos de decoração. O seu potencial cliente pode estar no Google pesquisando por “presentes para chá de panela”, ou por “decoração para apartamentos”, entre outros termos que podem corresponder aos seus produtos.

Porém, se essa plataforma não for estruturada para SEO, infelizmente a sua loja virtual não vai aparecer entre os resultados dessa procura. A plataforma deve permitir:

  • Integração ao Google Analytics,
  • Realização de redirecionamentos,
  • Alteração de títulos
  • Edição das metadescrições
  • Inclusão de tag canonicals
  • Criação de URLs amigáveis

Meios de pagamento e integração com marketplace

Para tornar o momento da compra sem ruídos, prazeroso e interessante para quem compra e para quem vende, a plataforma deve contar com opções de pagamento integradas. Preferencialmente, o check-out deve ser uma tela com todas as informações muito claras ao cliente sobre formas de pagamento, campos de endereço, custos de frete e previsão de entrega.

Além disso, a integração com marketplace é essencial para quem está no início da jornada de e-commerce. Isso por se tratar de uma solução simples e barata para aumentar vendas.

Quanto custa uma plataforma de e-commerce?

No início desse texto, trouxemos uma comparação breve sobre a loja física e virtual.

A grande vantagem que prevalece no e-commerce é o baixo custo da plataforma. O próprio Sebrae recomenda que o custo não ultrapasse 1% do faturamento.

Existem soluções no mercado para todas as necessidades de negócios.

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26 jul 2022