Por que as embalagens para e-commerce pedem a atenção especial?
- 26 jul 2022
Oferecer uma excelente experiência de compra em seu e-commerce tem tudo a ver com a escolha das embalagens.
Se você está abrindo sua loja virtual e tem dúvidas sobre esse assunto, ou mesmo quer melhorar as embalagens utilizadas no seu e-commerce, siga com a gente.
A embalagem do produto não é algo menos importante por ser descartado após abrir. Lembre-se que abrir o pacote, ou a caixa, é o primeiro contato do cliente com o produto.
Por isso, consideramos que esse é um dos pontos chave para oferecer ao cliente uma excelente experiência de compra.
Primeiro, a embalagem serve para proteger o produto, garantindo que ele chegue até o cliente em segurança. O objetivo mais básico é preservar a sua integridade sem estragar ou modificar as características originais.
Mas, a embalagem pode ter papel muito além de garantir a segurança e integridade da mercadoria.
Ninguém gosta de receber algo com embalagem suja ou amassada. Em vez disso, é possível usar a embalagem como o primeiro passo para encantar e fidelizar clientes.
Vamos desembalar esse assunto?
Caprichando na embalagem do e-commerce
Até aqui, deu para entender que os produtos precisam chegar aos clientes intactos e também causar a melhor impressão possível.
Existem alguns pontos a considerar para quem está montando a sua loja virtual e sabe que precisa caprichar nas embalagens.
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Entender as necessidades dos produtos
Aqui na DScomm, atendemos diferentes clientes com diferentes demandas de envios. Desde moveleiras, que contam com produtos grandes e desmontados, passando por lojas de joias e até e-commerce de bebidas.
Itens de diferentes tamanhos e materiais precisam de atenção específica. Além disso, é preciso pensar como as compras costumam ser feitas. São enviados itens grandes e pequenos juntos? Itens frágeis são comprados junto de outros mais resistentes?
Leve em conta antes de decidir pelas embalagens.
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Usar embalagens resistentes
Proteger os produtos passa pela escolha de embalagens seguras. Uma vez que você conhece as particularidades dos itens que comercializa, entende também o quanto suas embalagens precisam proteger.
Não é preciso embalar com exagero, mas existem soluções com bom custo-benefício adequadas a cada tipo de produto.
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Mantenha o mais leve e pequeno possível
O custo do frete é diretamente influenciado pelas medidas e pelo peso do item postado como um todo. Logo, adequar a embalagem ao produto é uma garantia que ninguém vai pagar pelo frete mais caro que o necessário.
Leia também: Opções de frete no e-commerce
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A personalização da embalagem importa
Depois de garantir que o produto vai chegar intacto até o cliente, hora de investir no visual da embalagem. É interessante que tenha, no mínimo, a identidade visual (logo) e as cores da sua marca a fim de passar uma imagem profissional.
Avalie a necessidade de manter a logo em todos os itens da embalagem. Se o orçamento estiver curto, dispense a impressão em cores e aposte em uma matriz preto e branco.
Para algumas embalagens, pode valer a pena apostar em carimbos com a logo da marca.
O tipo de produto também inspira os detalhes da embalagem. Uma loja de roupas, por exemplo, pode tornar a entrega mais elegante ao envolver as peças em papel de seda e fitas.
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Envie um agradecimento
A depender da sua proposta, e do volume de envios, também é de bom gosto enviar junto um bilhete de agradecimento com uma mensagem delicada ao cliente. Conforme os envios aumentam, dá para imprimir as mensagens apenas com espaço para o nome do cliente e a sua assinatura.
Também é legal oferecer um desconto exclusivo para a segunda compra, pedir uma avaliação ou mesmo para continuar o relacionamento seguindo nas redes sociais. Aproveite para expressar preocupação real com seu cliente!
Principais tipos de embalagem para e-commerce
Após entender as necessidades da sua marca e dos seus produtos, é hora de saber quais materiais são os mais indicados para fazer o envio dos itens comercializados em sua loja virtual. Confira abaixo alguns dos mais comuns.
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Caixa de papelão
Uma das embalagens mais versáteis, disponível em diversos tamanhos e formatos, são úteis para transportar praticamente todos os itens. Fáceis de montar, ocupam pouco espaço no seu estoque.
Uma dica é saber uma média de quantos produtos são adquiridos por vez para padronizar um tamanho específico para seu negócio.
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Papel kraft
Indicado para envolver roupas e outros produtos que não sejam frágeis, o papel kraft é uma opção simples, barata e reciclável para embalar produtos.
Pesquise sobre as gramaturas mais certeiras para proporcionar a melhor experiência ao cliente.
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Materiais de preenchimento
Evitar o ar dentro da embalagem é importante para evitar que os itens batam e ajuda a ficarem no lugar. Plástico-bolha, isopor, fragmentos de papel ou almofadas de ar costumam ser usados para esse fim.
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Envelopes em plásticos de segurança
Mais resistentes que o papel kraft, os envelopes plásticos de segurança são fáceis de armazenar e muito práticos de usar. No entanto, pode ter um custo elevado na hora de personalizar. Também costumam levar o plástico bolha interno para melhorar a resistência.
Quais são as vantagens de investir em embalagens?
Levar em conta todos esses fatores pode levar o seu negócio a outro patamar. Ao efetuar a compra, o cliente está cheio de expectativas. Fazer tudo que for possível para tornar especial o primeiro contato com o produto faz que ele queira repetir a experiência.
Entre as principais vantagens, podemos citar:
- Fortalecimento da marca
- Fidelização do cliente
- Possibilidade de inovar na apresentação
- Satisfação do consumidor
Agora que você está por dentro da importância das embalagens para e-commerce, invista na melhor experiência que puder para ter sua marca amada pelos clientes.
Vender pela internet com profissionalismo requer atenção com todos os pontos de contato com sua marca e seu produto. Que tal começar a cuidar da sua loja virtual agora mesmo? Com a DScomm, você gerencia seu e-commerce de forma simplificada sem necessidade de conhecimentos técnicos. Entre em contato conosco.