O que é o selo ebit e como conseguir para sua loja virtual?

  • 26 jul 2022

Você sabe o que é o selo ebit? Ele foi criado no início dos anos 2000, como forma de certificar as lojas virtuais no Brasil.

Sua criação tinha como objetivo tornar o ambiente virtual mais confiável para quem fazia compras. E se lá atrás já havia essa preocupação, hoje ela é fundamental!

Afinal, vemos cada vez mais crimes virtuais sendo realizados. E com isso, surge também o medo de comprar algo em um e-commerce e ser vítima de um golpe.

Para quem compra, o selo ebit é uma garantia de segurança. E para quem vende, ter a certificação é sinônimo de maior confiança perante seus consumidores.

Para explicar um pouco mais sobre o que é o selo ebit, e como conseguir para seu e-commerce, preparamos o artigo abaixo repleto de informações! Vamos conferir???

Qual a importância da confiança na internet?

Imagine por um minuto o que aconteceria se você não pudesse confiar em nenhuma transação na Internet.

Não muito tempo atrás, você nunca teria considerado comprar algo online — simplesmente porque não havia garantias de privacidade ou segurança na Internet.

Tudo mudou com o uso de certificados digitais para ajudar a aumentar a confiança na Internet.

Com os certificados digitais, é possível garantir que as transações feitas no mundo virtual sejam confidenciais e inalteradas.

Avance para hoje, onde o adulto brasileiro médio gasta 5,4 horas por dia com navegando na internet, e torna-se essencial poder estabelecer a confidencialidade e a integridade dos dados em todos os momentos.

Chaves, certificados e selos estão entrelaçados em nossa vida cotidiana tanto que tirar vantagem da confiança estabelecida por eles é o vetor de ataque perfeito para quem quer vender mais pela Internet.

Nesse sentido, contar com um selo que confirme sua reputação pode ser um diferencial perante seu público.

E em termos de lojas virtuais, o “padrão ouro” de confiança é oferecido pelo selo ebit, que costuma ser ostentado pelas empresas em locais facilmente visíveis do site.

O que é o selo ebit

O selo ebit, como mencionamos, foi criado no Brasil no ano 2000 por uma empresa que leva seu nome.

O objetivo com sua criação era ajudar aos usuários a encontrar lojas virtuais confiáveis, onde pudessem fazer suas compras sem qualquer medo.

Ao longo de mais de 20 anos, o selo foi sendo aperfeiçoado e hoje é um dos principais mecanismos para atestar a confiabilidade de um e-commerce.

Para obter o selo ebit, as lojas virtuais passam por um processo de avaliação feito pelos próprios consumidores.

Entre os critérios analisados junto às experiências de compras reais, estão:

  • quantidade de pesquisas respondidas
  • porcentagens de entregas no prazo
  • probabilidade dos consumidores voltarem a comprar na loja

Os critérios de pesquisa também são feitos em dois momentos: após a compra no site e após o recebimento do produto.

De acordo com o resultado das pesquisas, as lojas virtuais recebem selos nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Bronze

A primeira classificação dentro do selo ebit é o Bronze, considerada como boa. Ele é entregue às lojas virtuais quando os requisitos mínimos são atingidos, sendo considerada como uma boa loja para se comprar.

Em média, lojas virtuais nesta classificação possuem uma taxa de 70% de entregas no prazo, e 70% de probabilidade que o consumidor volte a fazer compras.

É essencial ainda que a loja já tenha protocolo de segurança SSL (Secure Sockets Layer), além de seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Tal requisito é obrigatório para as demais classificações abaixo.

Prata

O selo ebit prata é conquistado por lojas virtuais que tenham 75% nos quesitos de prazo de entrega e possibilidade de recompra dos clientes.

Ouro

O selo ouro é conquistado por empresas que atingem percentuais de 80% tanto na entrega no prazo, como clientes que voltariam a fazer negócio.

Diamante

Considerada a melhor avaliação, o selo ebit diamante é conquistado por empresas que tenham mais de 85% de avaliações positivas sobre prazo de entrega e percentual de recompra de seus clientes.

E é importante frisar que para atingir tal percentual, é necessário ao menos duas mil pesquisas com os clientes da loja. Além disso, a avaliação é feita a cada 90 dias.

Leia também::: Por que as embalagens para e-commerce pedem atenção especial?

Como conseguir o selo ebit?

Para conseguir o selo ebit, é necessário que o lojista acesse o site da empresa, e faça seu cadastro de adesão.

Após ser aprovado e se conveniar à ebit, é necessário implementar a medalha em todas as páginas da loja de acordo com as instruções da equipe de atendimento comercial.

Além disso, o banner da ebit deve ser implementado única e exclusivamente na página de finalização da compra. O objetivo é garantir que as pesquisas de satisfação da loja sejam respondidas por consumidores reais no momento da compra.

Por fim, após implementar corretamente as medalhas e o banner é preciso validar a integração com a equipe de atendimento comercial. Também é necessário solicitar homologação da loja com a área de suporte.

Todo o processo é rápido e prático, e não há qualquer custo de adesão. Conforme os consumidores avaliam a empresa, ela recebe o selo de acordo com sua classificação, que pode subir ou descer de acordo com os resultados obtidos.

Seja sempre bem avaliado

Se você é lojista virtual, temos certeza que seu objetivo é atingir o padrão diamante do selo ebit. Afinal, ele indica que seu e-commerce é muito bem avaliado pelos seus clientes.

E no mundo atual, essa avaliação de quem compra é uma das principais propagandas para atrair novos consumidores.

Por isso, acreditamos que aderir ao selo ebit é uma excelente oportunidade para tornar seu e-commerce ainda mais lucrativo.

Esperamos que tenham gostado de saber mais sobre o que é o selo ebit.

E para mais dicas e informações para turbinar seu e-commerce, basta clicar aqui e falar com um de nossos especialistas.

26 jul 2022