Como calcular a taxa de conversão do e-commerce?

  • 26 jul 2022

O termo taxa de conversão do e-commerce é usado como uma das principais métricas para medir os resultados das ações de marketing e vendas da sua loja virtual.

O significado real varia dependendo do contexto em que é usado, mas sempre com a expectativa de medir uma ação dentro do funil de vendas.

Sozinha, a palavra conversão é usada como referência a uma venda finalizada, enquanto o termo taxa de conversão é usado para medir o resultado de algum período ou o fechamento de metas.

Dependendo do setor e de como eles operam, a taxa de conversão pode ser calculada pelo número de acessos dentro do site, leads gerados ou vendas concluídas, depende de qual resultado é avaliado como conversão.

Para e-commerce é considerado o número de vendas realizadas, e para marketing pode ser a quantidade de cadastros realizados em uma base de contatos, por exemplo.

No artigo abaixo, detalhamos o que é taxa de conversão do e-commerce, e quais técnicas podem ser usadas para melhorá-la. Vamos conferir???

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é o número de pessoas que concluem uma ação em seu site dividido pelo número total de visitantes do site. O ato de completar a ação desejada é uma conversão.

Por exemplo, se o seu site recebe 100 visitantes por mês e 20 deles compram um produto, sua conversão de vendas é de 20%.

As empresas usam o acompanhamento de conversões para entender o retorno do investimento de cada estratégia de marketing.

Isso ocorre porque as taxas de conversão oferecem uma visão dos fatores que convencem os clientes em potencial a se tornarem clientes pagantes.

Esse conceito pode ser aplicado a praticamente todos os esforços de marketing digital, como seu site, redes sociais e AdWords.

Em última análise, essa é uma métrica muito reveladora que os proprietários de e-commerce usam para aumentar os resultados financeiros.

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Como calcular a taxa de conversão?

Calcular a taxa conversão do e-commerce é bastante fácil. Tudo que você precisa fazer é dividir o número de conversões que você obtém em um determinado período de tempo pelo número total de pessoas que visitaram seu site ou página de destino e multiplicá-lo por 100%.

Taxa de conversão = (conversões / total de visitantes) * 100%

Por exemplo, se seu site teve 17.492 visitantes e 2.305 conversões no mês passado, sua taxa de conversão é de 13,18%. Fácil, certo?

Na verdade, se você configurar seu acompanhamento corretamente, a maioria das plataformas de publicidade online (por exemplo, Google Ads, Facebook Ads) e analíticas (por exemplo, Google Analytics) podem realmente mostrar sua taxa de conversão diretamente em sua interface.

Uma das melhores coisas sobre a taxa de conversão do e-commerce é que você pode ser tão específico ou abrangente quanto quiser com sua taxa de conversão.

Aqui estão alguns tipos diferentes de taxa de conversão que você pode usar e maneiras de usar esses dados para examinar o desempenho:

  • Taxa de conversão geral (quão bem o seu site converte o tráfego de qualquer origem?)
  • Taxa de conversão do canal de marketing (o tráfego do Google Ads ou do Facebook Ads tem maior probabilidade de conversão?)
  • Taxa de conversão no nível da página (qual dessas páginas é melhor na conversão de tráfego?)
  • Taxa de conversão da campanha (minhas alterações de segmentação melhoraram alguma coisa?)
  • Taxa de conversão de anúncio individual (preciso mudar o texto do meu anúncio? Esse anúncio gera tráfego mais qualificado?)
  • Taxa de conversão de palavras-chave (quais palavras-chave merecem mais orçamento?)

Obviamente, essa lista apenas arranha a superfície. A taxa de conversão é uma ótima métrica para avaliar o desempenho de quase todos os aspectos de seu marketing online.

Gerar cliques é ótimo, mas se esses cliques não resultarem em algo benéfico para sua empresa, algo precisa mudar.

Como otimizar a taxa de conversão?

Não existe uma abordagem única para a otimização de conversão — as referências da taxa média de conversão de e-commerce dependem do seu setor e estão sempre mudando com o tempo.

Em vez disso, a tática mais eficaz para melhorar as conversões é pesquisar e aprender o máximo possível sobre seu público-alvo e visitantes atuais do site.

Colete dados e feedback do cliente sobre as origens de tráfego e canais de aquisição para seus sites ou páginas de destino, quais plataformas e dispositivos seus visitantes usam, quantas visitas de retorno eles fazem à sua loja de comércio eletrônico, etc.

A realização de testes A / B é outra ferramenta útil para identificar os recursos de design e os estilos de copy (como o texto de CTAs) que seus clientes-alvo consideram mais atraentes.

A coleta desses insights permitirá que você dinamize sua abordagem para atender aos clientes onde eles estão, refinando sua abordagem para as ofertas de produtos.

As seis dicas abaixo são apenas exemplos de testes comuns que você pode tentar imediatamente. Ao testar continuamente as variações de suas campanhas, você pode otimizá-las ainda mais.

1. Tempo de disparo

Por exemplo, teste se um gatilho baseado em tempo de 10 segundos converte a uma taxa mais alta do que um gatilho baseado em tempo de 30 segundos.

2. Tipo de exibição

Por exemplo, teste se um pop-up converte a uma taxa mais alta do que um flyout para seus visitantes móveis.

3. Oferta

Teste se o frete grátis em pedidos de R$ 100 ou mais converte a uma taxa maior do que um desconto de 10%.

4. Título

Por exemplo, teste se um título direto ajuda a atingir uma taxa de conversão de página de destino mais alta do que um título alegre.

5. Cor do botão

Teste se um botão de envio azul converte a uma taxa mais alta do que um botão de envio vermelho.

6. Imagem de fundo

Veja se o uso de uma imagem de fundo converte em uma taxa mais alta do que um fundo de cor simples

Quer você comece com um desses testes ou algo completamente diferente, é uma ótima ideia mapeá-los nos próximos meses para que você esteja sempre aprendendo e melhorando seu site.

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Acompanhe a taxa de conversão do e-commerce

A taxa de conversão é uma das métricas de marketing mais importantes. Ao contrário da taxa de cliques, a taxa de conversão informa qual porcentagem de seu tráfego está realmente fazendo o que você deseja.

Você pode comprar todos os cliques que desejar, mas se esses cliques não forem convertidos … algo está errado e você estará jogando dinheiro fora!

Portanto, agora que você sabe o que é taxa de conversão, como usá-la e como melhorar suas taxas de conversão, é hora de colocar os dados de taxa de conversão para trabalhar para você!

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26 jul 2022