Como vender no Instagram Shopping: o passo a passo definitivo

  • 26 jul 2022

O Instagram é a terra prometida de milhares de curtidas e estrelato de influenciadores. E vender no Instagram é comum entre os empreendedores modernos.

Com 1 bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram é a 6ª plataforma de rede social mais popular do mundo.

Como o Instagram é uma plataforma visual, é um lugar perfeito para empresas que vendem produtos mostrarem o que têm a oferecer.

Sim, usar o Instagram para ajudar seus clientes a lembrar quem você é e por que eles amam você (e seus clientes) é uma parte crítica do seu marketing no Instagram.

Mas se você parar por aí, está perdendo uma grande oportunidade de escalar sua vendas! Mas se você não pode criar um link clicável em sua postagem, como você pode direcionar as pessoas para comprar de você?

É aí que entra o Instagram Shopping, uma ferramenta criada pelo time de Mark Zuckerberg ainda em 2018 e que ainda é pouca explorada, mesmo com o potencial gigantesco (lembre das mais de 1 bilhão de pessoas!!!). E para saber como usar, confira o artigo abaixo!

Use o Instagram como aliado

O Instagram oferece aos proprietários de e-commerce a chance de vender produtos, aumentar o reconhecimento da marca e conectar influenciadores em um só lugar.

O que começou como uma rede de mídia social centrada no visual tornou-se uma valiosa plataforma de comércio eletrônico.

As pessoas já estão no aplicativo por uma média de 28 minutos por dia. Não é preciso muito para que a rolagem casual se transforme em compras ativas.

E à medida que as vendas de comércio eletrônico continuam a aumentar em todo o mundo, é mais importante do que nunca aprender a vender no Instagram.

Inclusive, a pesquisa mostra que 76% dos millennials e da geração Z fizeram uma compra depois de encontrar uma marca no Instagram.

Considerando que as duas gerações representam a maior parte dos usuários do Instagram em todo o mundo, essa é uma base de clientes em potencial significativa.

E para saber como vender no Instagram, confira um passo a passo que preparamos abaixo para configurar sua conta.

1. Escolha um produto de nicho que venda

O Instagram é uma plataforma de mídia social com um forte foco em todas as coisas visuais.

De acordo com o Instagram, as pessoas acessam a plataforma para se inspirar e encontrar coisas com as quais se importam. Assim, será mais fácil vender produtos que tenham um forte apelo visual ou estético.

Mas, o mais importante é continuar criando conteúdo envolvente e uma história convincente para fazer com que os seguidores comprem seu produto.

Leia também::: Como escalar as vendas do e-commerce sem dor de cabeça?

2. Configure uma conta comercial do Instagram

Um perfil comercial no Instagram é como um cartão de visita interativo. Ele fornece uma melhor experiência de marketing para você como proprietário de e-commerce. Também ajuda os clientes a se conectarem ao seu negócio.

Comparado ao perfil pessoal do Instagram, o perfil comercial oferece vários recursos comerciais gratuitos, tais como:

  • Adicione informações valiosas ao seu perfil (endereço comercial, site, informações de contato, número de telefone etc)
  • Insights do Instagram para saber mais sobre seguidores e postagens com bom desempenho
  • Publique promoções para direcionar os objetivos de negócios

Então, se você já tem um perfil no Instagram, veja como mudar para uma conta comercial do Instagram:

  • Vá para o seu perfil do Instagram e toque nas três linhas horizontais no canto superior direito
  • Em seguida, toque em Configurações e Conta
  • Toque em Mudar para conta profissional e depois em Negócios
  • Depois de mudar, você poderá adicionar detalhes ao seu perfil (como informações de contato e categoria comercial)
  • Basta tocar em Concluído depois de adicionar seus detalhes

3. Crie conteúdo atraente no Instagram

Com quase 1 bilhão de pessoas no mundo, como você faz com que elas percebam seu produto? A chave para ser notado é consistência e conteúdo de alta qualidade.

Conteúdo de qualidade constrói a identidade e a imagem profissional da sua marca. Quanto mais seu conteúdo se destacar de forma consistente, maiores serão as chances de construir uma base de clientes fiéis que gere vendas.

4. Utilize o URL na biografia do perfil do Instagram

Há apenas dois locais onde você pode adicionar um link externo clicável⁠: a seção de URL na biografia do seu perfil do Instagram, ou então nos stories, em atualização recente que permitiu que todos possam adicionar links.

Sempre que um novo cliente encontra você no Instagram, é provável que acesse sua página de biografia e veja seu link. Portanto, tê-lo sempre disponível incentivará o tráfego para sua loja online.

5. Aproveite ao máximo o Stories e Reels

Com 500 milhões de usuários diários em todo o mundo, o Instagram Stories é um ótimo recurso para ajudá-lo a expandir seus negócios e manter o envolvimento com seus seguidores com mais frequência.

E como mencionamos, no Stories é possível adicionar links. Adicionar links às suas histórias do Instagram é uma grande tendência que aumentou o tráfego para muitos profissionais de marketing e empresas.

Mas como o Instagram é um aplicativo para dispositivos móveis, você precisa garantir que sua loja seja 100% compatível com dispositivos móveis.

Existem muitas plataformas de e-commerce por aí, mas nem todas são otimizadas para vender no Instagram Stories. No entanto, a boa notícia é que a DScomm é!

Use o Instagram Shopping

Um recurso relativamente novo, criado em 2018, o Instagram Shopping oferece às empresas uma vitrine imersiva para marcar produtos diretamente nas postagens. Dessa forma, você dá aos seus clientes acesso a preços e detalhes do produto.

Entre as vantagens do Instagram Shopping, estão:

  • Os clientes podem explorar seus produtos com um único toque
  • Suas postagens podem ser compartilhadas no Explore e alcançar novas pessoas
  • Você pode marcar até 5 produtos por imagem ou 20 produtos por carrossel
  • Os clientes podem tocar em “Comprar agora” para visitar seu site e concluir a compra
  • Visualize a guia Insights para ver seu desempenho

Como começar a vender no Instagram Shopping:

  • Crie uma loja virtual na plataforma da DScomm para vender produtos físicos
  • Converta para uma conta comercial do Instagram e conecte-a à sua página do Facebook (certifique-se de que sua empresa esteja em conformidade com as políticas de comércio do Instagram).
  • Conecte sua conta do Instagram a um catálogo do Facebook usando o Gerenciador de Catálogos (você também pode se conectar a um existente)
  • Acesse as configurações do seu perfil do Instagram, toque em Negócios e depois em Compras no Instagram
  • Siga as etapas e envie sua conta para análise (isso pode levar alguns dias)

Depois de configurá-lo, você pode começar a usar o Instagram Shopping. É surpreendentemente simples — tudo o que você precisa fazer é tocar em “Marcar produtos” ao criar uma postagem ou stories do Instagram.

O Instagram Shopping permite que os clientes possam inserir seus detalhes de pagamento sem sair do Instagram. É também possível acompanhar sua compra e receber notificações de status do pedido dentro do aplicativo.

Também é possível escolher o tamanho ou a cor do produto tocando no botão “Finalizar compra no Instagram” em uma postagem de compras. E o pagamento pode ser por cartão de crédito ou PayPal.

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Turbine suas vendas no Instagram Shopping!

Agora que você sabe como vender no Instagram, é hora de configurar sua conta e aproveitar todos os benefícios que essa plataforma pode proporcionar para seus negócios.

Conectar os pontos como este pode ajudá-lo não apenas a fazer vendas únicas, mas também ajudar os clientes a construir relacionamentos de longo prazo com você!

E como já mencionamos acima, a plataforma de e-commerce da DScomm tem toda a integração com o Instagram Shopping, permitindo que seus produtos possam ser anunciados também no Instagram, de forma prática e rápida.

Portanto, saiba que o Instagram pode ser usado além de apenas anunciar seus produtos: pode também integrar sua plataforma de e-commerce e dar ainda mais visibilidade — e retorno financeiro — à sua loja virtual.

Vender no Instagram Shopping com a DScomm

E você, já sabia que era possível vender no Instagram Shopping? Então agora é hora de integrar seu e-commerce com mais esta ferramenta.

Clique aqui e converse com nossos consultores da DScomm para saber como.

A plataforma da DScomm possibilita que você integre os produtos disponíveis no e-commerce com o Instagram Shopping.

26 jul 2022