Semana do consumidor: como fazer o e-commerce vender mais

  • 27 jul 2022

A Semana do Consumidor acontece entre os dias 14 de 20 de março, quando diversas ofertas poderão ser vistas no e-commerce brasileiro. E para quem deseja vender mais, aproveitar a data pode ser uma excelente estratégia.

Afinal, uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, com mais de mil pessoas de todas as regiões do País, 68% dos consumidores pretendem comprar no Dia do Consumidor pela primeira vez em 2022.

Para aproveitar esse grande contingente de compradores, é preciso ter estratégias diferenciadas, que tornem de fato seu produto atrativo para o público. Mas como conseguir isso? É o que mostramos abaixo, com algumas dicas para você aproveitar a Semana do Consumidor e turbinar suas vendas. Confira!

O que é a Semana do Consumidor?

A Semana do Consumidor é realizada em comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março. É como se fosse uma Black Friday antecipada, e tradicionalmente traz boas ofertas em eletrônicos, que costumam ter um preço mais alto ao longo do ano.

Aliás, esta é uma data que vem ganhando cada vez mais espaço junto ao e-commerce brasileiro como forma de alavancar suas vendas no primeiro semestre do ano.

Para se ter uma ideia, em 2021, os e-commerces faturaram R$ 6,3 bilhões na primeira quinzena de março — um crescimento de 85% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do relatório AlliN.

A saber, o Dia do Consumidor foi criado pelo ex-presidente americano John Kennedy, com o objetivo de celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, lá no de 1962. No Brasil, a data só passou a ser celebrada a partir de 2014, quando entrou de vez no calendário de vendas.

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Como vender mais?

Existem muitas estratégias para aumentar as vendas no e-commerce durante a Semana do Consumidor. Cada uma vai depender da área de atuação do seu negócio e dos objetivos da sua empresa.

Mas aqui veremos ações rápidas e dicas fáceis de aplicar para estimular as vendas no seu e-commerce.

1. Aproveite as Redes Sociais

Aproveite as redes sociais para gerar tráfego, para que todas as suas ações terminem em uma compra dentro do seu site.

Considerando o grande auge das redes sociais, é hora de usá-las para vender mais, pois se você ainda não conhece, ambas as redes têm a opção de criar uma “Loja”.

A loja do Facebook ou Instagram é um espaço que você pode adicionar à sua fanpage (Facebook for Business) e no qual você pode mostrar seus produtos, descrições, preços, coleções e o mais importante é que você pode direcionar os visitantes para concluir a compra dentro de sua loja online.

O desafio será transformar potenciais clientes em clientes reais, melhorando a jornada desde quando alguém vê um produto até ser incentivado a comprá-lo.

Por isso a importância de capturar a atenção de seus seguidores nas diferentes plataformas para finalmente convidá-los a fazer a compra em seu e-commerce.

2. Forneça o maior número possível de opções de pagamento

As pessoas atualmente preferem os meios de pagamento digitais e têm muitas alternativas no mercado. E diante de tantas opções, estão acostumadas a usar as que melhor se adequam a elas.

Facilitar a atração de um cliente em potencial por um produto em seu e-commerce e fornecer a ele a forma de pagamento de sua escolha é importante para incentivá-lo a finalizar a compra. Caso você não tenha a forma de pagamento que ele procura, tenha certeza de que irá para o próximo resultado de sua busca.

Os pagamentos com cartão de crédito, cartão de débito, transferência bancária, boleto ou PIX são os mais utilizados no mercado.

Implementar vários métodos de pagamento na sua loja online é uma excelente forma de aumentar os seus lucros e vendas na Semana do Consumidor. Afinal, não vai parar uma venda por não ter o método de pagamento ideal para um comprador.

3. Crie um senso de urgência

Muitos consumidores respondem positivamente a diferentes promoções que criam um senso de urgência, tais como:

  • desconto por tempo limitado
  • edição limitada
  • oferta sazonal
  • contagem regressiva

Estes são alguns dos métodos mais eficazes para incentivar a compra em um curto período de tempo.

Lembre-se de dar veracidade às promoções, então defina por quanto tempo elas estarão disponíveis e retire a oferta quando essa data acabar.

Caso contrário sua marca perderá a seriedade e as pessoas perderão a confiança nas suas próximas promoções.

4. Mostre depoimentos de clientes

As avaliações dos clientes são realmente importantes. O testemunho de um cliente real que está satisfeito com seu produto ou serviço é uma arma muito valiosa para construir confiança.

Depoimentos de clientes satisfeitos são considerados um fator influente para incentivar pessoas indecisas a comprar.

Portanto, tenha em mente dois objetivos principais: o primeiro é convidar as pessoas a comentar sobre sua experiência com sua marca, e o segundo é mostrar os depoimentos mais efusivos e as avaliações mais marcantes.

Incluir esses sinais de confiança pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas em sua loja virtual durante a Semana do Consumidor.

Além de publicá-los em seu site, seja na página inicial, na página de preços ou na página do produto, cria uma percepção positiva da sua marca na mente do consumidor.

5. Implemente preços diferenciados

Esta é uma técnica psicológica muito eficaz usada em muitos tipos de negócios, incluindo vendas pela Internet.

Consiste em mostrar 3 classes de produtos: uma com o preço mais alto, outra com o preço médio e finalmente uma com o preço mais barato. Isso levará as pessoas a verem o produto de preço médio como o mais atraente.

Com uma estrutura de preços escalonada ou  “preço chamariz”  você direcionará a atenção das pessoas para um produto ou serviço específico. Isso leva seus clientes a comprarem para a opção intermediária, aquela que você realmente quer que eles comprem.

Embora seja verdade que algumas pessoas vão para o produto mais alto ou mais baixo, a maioria vai para a opção de preço médio.

6. Otimize seu site para celular

O número de pessoas que navegam pelo celular e que vêm realizar transações comerciais supera em muito o número de pessoas que usam computadores de mesa.

Portanto, é vital que seu site seja otimizado para celular, seu objetivo deve ser que os visitantes de sua loja online possam comprar facilmente o que você vende.

Projete e estruture seu site para criar uma boa experiência do usuário, otimizando-o para que as imagens e o design em geral sejam bem vistos do celular.

Faça testes e verifique se sua versão mobile é amigável e permite que você faça uma compra rapidamente.

 

7. Otimização de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização nos mecanismos de busca, ou seja, é um conjunto de técnicas e ferramentas para posicionar seu site.

Em termos mais simples, é fazer com que seu site ou landing page apareçam em primeiro lugar no Google quando as pessoas realizam buscas por palavras-chaves às quais seu site está ranqueando.

O SEO pode gerar até 30% do tráfego para uma loja online, daí a importância de trabalhar nele e dedicar tempo a ele.

Existem regras que você deve considerar para melhorar sua classificação nas buscas na internet.

Por exemplo, o Google valoriza o conteúdo de formato longo em detrimento de informações curtas ou não descritivas.

Conteúdo diversificado sobre seus produtos pode ajudá-lo a ter uma classificação melhor online.

Esse conteúdo pode incluir títulos de produtos, descrições de itens, resenhas, conteúdo valioso, entre outros.

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Aproveite ao máximo a Semana do Consumidor

Ter uma loja online, tal como uma loja física, precisa de ser constantemente remodelada, ter uma boa exposição dos seus produtos, dar-lhe manutenção e acima de tudo, que os seus clientes se sintam à vontade para comprar independentemente do canal que escolherem.

Além disso, ao usar as dicas listadas acima, você conseguirá turbinar suas vendas na Semana do Consumidor, e também em outras épocas do ano, aumentando de forma consistente seu faturamento.

Por isso, tire o máximo proveito do seu e-commerce, monitore constantemente seus resultados, avalie, proponha novas melhorias e aprimore as estratégias que funcionam.

Lembre-se que as vendas não vão aumentar da noite para o dia, você deve trabalhar constantemente para melhorar a conversão, reter seus clientes e, em suma, vender mais.

Esperamos que tenham gostado do artigo com dicas para vender mais na Semana do Consumidor — e também em outras épocas do ano. E para conhecer o Calendário do E-commerce brasileiro e se antecipar para as datas, clique no botão abaixo!

27 jul 2022