Por que minha loja virtual não vende? Saiba os motivos e pegue essas dicas

  • 27 jul 2022

Minha loja virtual não vende!

Você é daqueles que já disse milhares de vezes a frase acima? Então você acaba de chegar ao lugar certo!

Uma loja online é uma excelente ferramenta para ampliar suas oportunidades de negócios. E se você também tem uma loja física, é uma forma a mais de vender produtos.

Graças ao e-commerce, empresas locais e pequenas empresas podem competir com grandes marcas.

Mas, um dos problemas de muitos empreendedores que abrem seu e-commerce é que não obtêm os resultados esperados. Este é o seu caso? Você provavelmente está cometendo um ou mais dos erros mais comuns da loja online para iniciantes.

Quer saber quais são, e parar de dizer que “minha loja virtual não vende”??? Então confira o artigo que preparamos abaixo!

Ignorar sua concorrência

Um dos primeiros erros ao abrir uma loja online é pensar que os clientes vão chegar. Muitas vezes esquecemos que os clientes podem chegar até você tão facilmente quanto chegam na sua concorrência.

Um dos passos anteriores antes de lançar um negócio eletrônico é analisar a situação do mercado.

Quem são e o que seus concorrentes estão fazendo? Como eles são promovidos? Quais pontos fracos e quais pontos fortes eles têm?

Todas essas perguntas ajudarão você a ter uma ideia mais precisa de como abordar o seu negócio para obter bons resultados.

A pesquisa de mercado antes de abrir suas portas é essencial para evitar falhas. Com os dados que obtiver, poderá criar a sua loja online e apresentar os seus serviços de forma mais eficiente.

Leia também::: O que é Google Shopping e como usá-lo para vender mais

Não dar atenção a aspectos técnicos

O segundo erro das lojas virtuais que começam é cair na tentação de contratar a plataforma mais barata sem analisar se ela atende às suas necessidades. Aliás, muitos preferem até mesmo plataformas gratuitas e limitadas.

Seu tipo de negócio tem necessidades técnicas específicas que você não deve negligenciar. Velocidade de carregamento, templates responsivos, armazenamento de dados, backups e integração segura de gateway de pagamento são apenas alguns fatores que influenciam os resultados do seu e-commerce.

O usual é começar com uma versão simples e melhorá-la conforme suas necessidades. Outra alternativa é substituí-lo por outro de melhor qualidade ou que melhor se adapte ao seu modelo de negócio.

Outro elemento muito importante numa loja virtual são as imagens dos seus produtos. A qualidade faz a diferença entre seus clientes se apaixonarem ou não por seus produtos.

Se a imagem não convencer, eles vão sair da loja. É aconselhável contratar um fotógrafo profissional para criar galerias de imagens com diferentes perspectivas de cada produto.

Além da qualidade visual, não se esqueça de otimizar as imagens para que sua loja virtual carregue rapidamente.

Pense que você terá muitas fotografias, miniaturas e ampliadas. Os clientes não esperam mais de dois segundos para que a página seja totalmente carregada.

Não dar todas as informações

Quando você não pode tocar em um produto, você deve se guiar por fotos e descrições. Um grave erro das lojas virtuais é oferecer poucas informações sobre o produto.

Aproveite esse erro comum da sua concorrência e prepare descrições detalhadas: materiais, dimensões, aplicações, vantagens, ficha técnica… Explique tudo o que você diria a um cliente em sua loja física.

A desconfiança pode fazer com que seus clientes em potencial fujam da sua loja virtual. Se você deseja melhorar os resultados do seu e-commerce, não se esqueça de incluir todas as informações corporativas. É interessante criar uma seção que conte sua história e sua experiência no setor.

Adicione a sua localização física, fotos das suas instalações e colaboradores, várias formas de contato e, sobretudo, obtenha o seu certificado SSL. O objetivo é transmitir confiança.

Não ter uma estratégia de marketing

O quarto erro do iniciante em uma loja virtual é não ter uma estratégia de marketing digital. A improvisação é um mau conselheiro.

Planeje seus objetivos e crie ações para divulgar sua loja:

  • divulgação nas redes sociais
  • criação de um blog
  • tráfego (publicidade paga)
  • ofertas
  • saldos e promoções

Faça seu público-alvo conhecê-lo e encontrá-lo com uma boa estratégia. Afinal, as redes sociais são grandes aliadas para criar uma comunidade fiel à sua marca.

Mas não deixe de fora o Google! Sua loja virtual deve ser bem otimizada para SEO. O posicionamento orgânico ajuda você a aparecer nos resultados de pesquisa.

Adicione tags às suas imagens (o Google apenas indexa texto), atualize regularmente o conteúdo e evite a duplicação nas descrições para que o Google não o penalize.

Não ser competitivo

Minha loja virtual não vende, mesmo estando otimizada! Se você ainda diz isso, talvez falta você ser mais competitivo!

Com a grande variedade de opções que temos para comprar um produto, se o usuário decidir comprar de você e não da concorrência dependerá de vários fatores como:

Preço

Ele localiza seu produto, mas ao compará-los com o resto do mercado nota que o seu é mais caro. Nesse caso, é preciso dar uma justificativa lógica para isso ou nivelar os preços desde que correspondam à sua margem de lucro esperada.

Entrega

Ao comparar o processo de entrega, percebes que seus principais concorrentes entregam o produto em 24 horas e você em uma semana. Motivo mais que suficiente para eles não comprarem de você.

Ofertas

Quando temos um negócio offline, ao movê-lo para o online, não devemos apenas fazer upload dos produtos como se fosse um catálogo de sua loja off-line. Ele deve ter um fator diferencial, podemos brincar com ofertas e preços usando códigos de desconto para aumentar as vendas.

Por exemplo: quando off-line oferecemos um desconto para a próxima compra ou entregamos um detalhe. On-line podemos surpreender de diferentes maneiras com diferentes ações incentivando a primeira compra ou enviando um detalhe inesperado na entrega.

O cliente deve sentir a necessidade de que apenas comprando na loja virtual obterá um benefício extra.

Leia também::: Leia antes de fazer o cadastro de produtos da loja virtual

Não cometa esses erros!

Ter uma loja virtual que vende precisa de planejamento e perseverança para se dar a conhecer, transmitir confiança e se destacar dos demais.

Ao evitar os principais erros do iniciante você conseguirá melhorar os resultados do seu e-commerce em pouco tempo. A chave está em estabelecer as bases certas para o seu negócio online desde o início.

E como você viu, a escolha pela plataforma certa para seu e-commerce pode fazer toda a diferença. E nesse sentido, a DScomm é sua melhor escolha! Nosso sistema é completo, prático e intuitivo, permitindo que você possa cadastrar novos itens, integrar marketplaces, e ter total segurança apenas com alguns cliques.

Portanto, da próxima vez que você disser “minha loja virtual não vende”, revise essas dicas e veja onde você está errando. E sobre a plataforma, isso precisa ser corrigido agora! Clique aqui e converse com nossos consultores e veja como a DScomm pode lhe ajudar!

27 jul 2022