Garantir a segurança no e-commerce não precisa ser complicado, veja dicas
- 27 jul 2022
Todas as empresas devem fazer um esforço extra para tornar seus sites e dados o mais seguros possível. Isso é especialmente importante quando se fala em segurança no e-commerce, já que lidam com uma variedade de informações de clientes e dados de transações.
Recentemente, as gigantes do e-commerce brasileiro Americanas e Submarino saíram do ar devido a problemas de segurança, o que gerou prejuízo financeiro e colocou em dúvida a confiança dessas empresas.
E diante de ataques de hackers, invasões, entre outros, a segurança não é nem um capricho, mas sim uma necessidade. De acordo com um relatório da Trustwave, mais de 90% das pequenas empresas online enfrentam uma violação de dados.
Portanto, quando você coloca sua loja de e-commerce em funcionamento, a criação de autenticação de segurança nunca deve ser uma tarefa única. Há mais coisas a serem feitas, conforme apresentamos no artigo a seguir! Siga a leitura e confira!
O que é segurança no e-commerce?
A segurança é possivelmente o recurso mais importante de um site de e-commerce, ou pelo menos deveria ser. Sem a segurança adequada, os empreendedores digitais colocam a si mesmos, sua marca e seus clientes em risco de sofrer fraude ou roubo de identidade.
Sem mencionar que os detalhes do cartão de crédito vazados podem prejudicar suas contas, resultando em grandes perdas para o seu negócio.
Não pense que sua empresa está segura só porque é pequeno no momento. A verdade é que as pequenas empresas são realmente visadas com mais frequência do que as maiores. Os cibercriminosos esperam que a segurança seja fraca ou inexistente em sites de e-commerce de pequenas empresas.
Além de fraudes reais e monetárias, violações de segurança ou dados prejudicam a reputação da sua marca. Se você não vai gastar dinheiro em um site inseguro, por que esperar que seus clientes se sintam seguros para gastar dinheiro com você?
E uma vez que uma violação aconteça, você terá dificuldade em fazer com que os clientes retornem, muito menos conseguir novos. Portanto, a segurança do comércio eletrônico tem tudo a ver com garantir que sua empresa e seus clientes possam se sentir seguros.
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Aumente a segurança no e-commerce
Abaixo estão algumas dicas para proteger um negócio de comércio eletrônico, gerando uma autenticação forte do cliente:
1. Usar HTTPS
HTTPS tornou-se o padrão da indústria para segurança online, e sites que continuam empregando o protocolo HTTP tradicional podem sofrer repercussões adversas e ameaças à sua segurança online.
Além disso, as empresas anteriores usavam HTTPS apenas para seus gateways de pagamento que lidavam com informações confidenciais.
2. Escolha um host seguro e uma plataforma de e-commerce
Existem muitas soluções de e-commerce para suas necessidades de plataforma, mas você precisa de uma plataforma segura e de um host da Web para proteção ideal.
A maioria dos criadores de sites de e-commerce possui algumas medidas de segurança integradas. Mas nem todas as plataformas e hosts são iguais.
Sua melhor opção é pesquisar e verificar diferentes hosts e provedores de plataforma para encontrar o melhor ajuste para você, sua empresa e seus clientes.
Encontre uma combinação de host e plataforma que ofereça proteção completa contra as ameaças mais comuns, como malware e injeções de SQL.
3. Obtenha um certificado SSL
Além de encontrar provedores que tenham protocolos e benefícios de segurança integrados, você deseja obter um certificado SSL.
Ele ajuda a criptografar os dados entre seu site e o navegador do usuário — tornando-o ilegível para todos, exceto você e o usuário.
Qualquer tipo de comerciante ou negócio baseado no ambiente virtual precisa estar em conformidade com os Padrões de Segurança PCI. Eles estão em condições de garantir que as empresas tomem medidas para proteger os consumidores contra roubo de identidade e fraude.
4. Realize verificações regulares de SQL
As injeções de SQL podem ser feitas em qualquer formulário de entrada do usuário em seu site. Portanto, verificar regularmente os tipos de vulnerabilidades é fundamental para a segurança do seu site.
Dependendo da plataforma que você escolher, existem várias opções de software que podem ajudar a monitorar e proteger seu site dessas injeções.
Também existem scanners de sites gratuitos que executam as mesmas tarefas, mas certifique-se de ler as avaliações e fazer o download apenas de fornecedores confiáveis.
Defina o verificador que você escolher para executar verificações diárias na segurança do seu site. Dessa forma, se houver vulnerabilidades, elas poderão ser encontradas e protegidas antes que alguém tire vantagem delas.
5. Deixe o pagamento e o processamento de dados para os especialistas
A melhor maneira de não perder nenhum dado do cliente é não ter nenhum! Não colete ou mantenha nenhum dado privado de seus clientes em seu site, a menos que seja absolutamente necessário.
Para pagamentos, use um túnel de checkout criptografado de terceiros para processar pagamentos — esse é um procedimento padrão para os sites de e-commerce. Os gateways de pagamento mais populares são completamente seguros e não são conhecidos por vazar dados confidenciais do usuário.
Por fim, escolha uma plataforma de pagamento compatível com seu host e plataforma de e-commerce.
6. Faça backup dos dados do seu site regularmente
Fazer backup do seu site não impedirá nenhuma ameaça de segurança que você possa enfrentar, mas ajudará a minimizar ou reduzir os danos causados.
Realmente, é uma estratégia que ajudará a proteger as informações de serem perdidas, corrompidas ou mantidas como reféns.
É uma boa prática comercial reservar um tempo e fazer backup do seu site com a maior frequência possível.
Sempre que fizer uma atualização, faça backup do site. No mínimo, você deve fazer backup do site uma vez a cada três dias, mas o recomendado é fazer backup uma vez por dia.
Você pode, é claro, configurar backups automáticos para que você não precise iniciar o processo manualmente. A maioria dos criadores oferece backups de sites como um recurso integrado — certifique-se de escolher a plataforma que pode garantir isso.
7. Obtenha e use um firewall
Um Firewall de aplicativo de site ajudará a levar a segurança no e-commerce para o próximo nível. Ele protegerá seu site de XSS, injeções de SQL e solicitações de falsificação.
Ele também deve proteger seu site de quaisquer tentativas de hackers, incluindo tentativas de acesso forçado. Além disso, deve ajudar a reduzir o risco de sofrer um ataque DoS ou DDoS.
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Nunca negligencie a segurança
Ter um e-commerce seguro é extremamente importante tanto para sua marca quanto para seus clientes. Todo site é um alvo — mas se você tomar precauções, poderá evitar ser afetado por usuários mal-intencionados.
Usar todas as práticas de segurança mencionadas e manter seu software atualizado é a melhor maneira de manter a tranquilidade. Além disso, conte com uma plataforma completa, que além de funcional, proporcione toda a segurança que você precisa em seu site.
Aqui na DScomm somos especialistas em plataformas para e-commerce, e temos a segurança como uma das nossas prioridades. Para isso, contamos com uma equipe de desenvolvedores altamente qualificados para garantir a máxima segurança dos dados.
Espero que tenha gostado das dicas sobre como garantir a segurança no e-commerce. E para uma plataforma segura e funcional, conte com a DScomm. Clique aqui e conheça nossa plataforma agora mesmo!