Como aproveitar da melhor forma o WhatsApp Business no seu negócio?
- 21 nov 2022
Afinal, como aproveitar o WhatsApp Business para gerar resultados para seu negócio? Você sabia que essa ferramenta tem o potencial de ampliar as vendas da sua empresa?
Se você souber usar adequadamente as funcionalidades do WhatsApp Business, com certeza, sua empresa passará para outro patamar de resultados.
A plataforma do WhatsApp já tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Somente no Brasil, já são mais de 120 milhões de usuários. Então, veja como explorar melhor essa ferramenta na sua empresa.
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é um aplicativo que foi pensado para atender as necessidades das pequenas empresas. Ele facilita no atendimento aos clientes, oferece opções de mensagens automáticas, permite inserir catálogo de produtos e muito mais!
Segundo a Morning Consult, quando esse app foi lançado, 4 entre 5 empresas já usavam essa ferramenta para interagir com clientes, pois ela facilita muito a conversa e/ou a interação.
Então, seu negócio não pode perder esse potencial a ser explorado, certo?
Veja como aproveitar da melhor forma o WhatsApp Business no seu negócio
Para aproveitar da melhor forma o WhatsApp Business no seu negócio, é preciso criar uma conta na ferramenta.
Feito isso, siga essas nossas sugestões para conseguir oferecer uma interação e atendimento de excelência ao cliente:
- Crie um catálogo
Ao criar um catálogo no WhatsApp Business é possível colocar fotos, descrição de cada produto e preço daquilo que é ofertado por sua empresa.
Como você sabe, boas imagens ajudam a vender os produtos, por isso, vale a pena apostar em imagens de qualidade.
Com esse catálogo, o cliente consegue fazer seus pedidos sem dificuldades. Sem contar que dá para economizar o tempo dos colaboradores da sua empresa.
- Responda as perguntas frequentes
A versão para negócio do WhatsApp possibilita inserir respostas rápidas ao cliente ou aquelas que são enviadas mais vezes.
Você pode organizar essas mensagens em formato de lista e tendo como base as palavras-chave. Então, as dúvidas dos seus potenciais clientes são respondidas de forma ágil. Sem contar que o cliente que não sabe ou não quer esperar, é beneficiado.
Ou seja, ao conhecer seu público, fica até mais fácil personalizar as mensagens e gerar maior satisfação no seu público.
- Divulgue o horário de funcionamento
O horário de funcionamento do seu estabelecimento também pode ser inserido na ferramenta.
Assim, no perfil comercial do seu negócio, há como colocar o horário de atendimento, endereço da empresa, email, bem como inserir links para o usuário ir para o site da empresa ou redes sociais.
E se for um dia de feriado local ou se sua empresa não for atender por algum motivo, ative o lembrete no WhatsApp Business para orientar seu cliente.
- Use a localização em tempo real
Outro recurso bem interessante do WhatsApp Business é a possibilidade de o cliente usar o recurso de localização em tempo real.
Desse modo, há como acompanhar o roteiro da entrega ou até mesmo ver se a encomenda está no percurso certo.
- Use as etiquetas
Com o recurso de etiquetas do WhatsApp Business, há como colocar etiquetas para categorizar seus produtos ou pedidos. Ou seja, use uma cor para cada tipo de produto ou para classificar clientes.
Isso ajuda a não cometer erros no atendimento e facilita o fluxo de atendimento.
- Use o WhatsApp Pay
O WhatsApp Pay é uma funcionalidade de pagamento digital. Isto é, ao acessar esse recurso, você pode transferir dinheiro ou fazer pagamentos usando o WhatsApp.
Para começar a fazer uso, é preciso inserir o número de um cartão de crédito ou débito do banco que você usa para fazer suas movimentações.
Se você faz vendas online, esse recurso vai simplificar o seu sistema de pagamentos, o que é bom para o cliente também.
- Faça videochamadas
A comunicação interna com sua equipe também é essencial para o bom andamento de suas atividades operacionais e comerciais.
Com o WhatsApp Business, você pode reunir e conversar online com até 8 pessoas, as quais podem ser de sua equipe. Isso ajuda na definição de metas, estratégias a serem seguidas e muito mais!
Sem contar que você pode reunir com clientes para tirar dúvidas, definir regras de atendimento ou entrega, fechar pedidos e outras necessidades.
- Ative e use fotos e vídeos do espaço de sua loja
O serviço de delivery não é o mesmo que o oferecido de modo presencial ao cliente, pois quando se está presente no ambiente, há como proporcionar aconchego e melhor experiência ao cliente.
Então, aproveite para publicar no status do WhatsApp as fotos e vídeos de sua loja para que o cliente sinta como é o ambiente. Desse modo, há como estimular uma memória positiva no seu potencial cliente.
Além disso, é possível gerar maior confiança ao transmitir imagens do local.
Vantagens de usar o WhatsApp Business
Dentre os benefícios de usar o WhatsApp Business, estão:
- Ajuda a entregar melhor experiência ao cliente, o que é importante para a satisfação do mesmo;
- Permite fazer uma comunicação personalizada e ágil ao cliente;
- Facilita a fechar vendas, uma vez que o atendimento virtual agiliza o processo e mata objeções;
- Centraliza informações importantes do seu negócio: esse tipo de informação ajuda na experiência do cliente, já que ele fica melhor orientado sobre o que for mais relevante para o público.
Por fim, você viu como aproveitar da melhor forma o WhatsApp Business no seu negócio.
Agora, você não vai mais querer perder todas essas funcionalidades, não é mesmo? Afinal, essa ferramenta foi feita pensando nas necessidades de seu negócio.
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