Primeiros passos para vender na internet

  • 25 jul 2022

Quero começar a vender na internet, e agora?

Esta é uma pergunta bastante comum para quem quer começar suas vendas online, ou para quem está montando seu primeiro e-commerce.

Nosso time de especialistas da DScomm preparou para você super dicas, para você começar com tudo sua loja virtual e decolar as vendas ainda nesse ano.

Vamos lá?

Você pode precisar fazer várias coisas antes de iniciar um negócio de varejo baseado na Internet, mas sem dúvidas, o primeiro passo é criar um plano de negócios completo.

​1. Plano de negócio​

Para começar a vender pela internet, você deve responder essas três perguntas:

·         O que você vai vender?

·         Quem serão os seus fornecedores?

·         Para quem você vai vender?

Primeiros passos para vender na internet » DScomm - Tecnologia e Performance para e-commerce
Fonte: https://sebraepr.com.br/

Parece óbvio, mas mutas pessoas procuram primeiro como vender pela internet, sem ao menos saber o que vai vender. Isso é um erro muito grande, pois existem diferentes plataformas para atender diferentes públicos e segmentos. Lembre-se de que a regra de quem faz de tudo, não se especializa em nada, serve também para tecnologias.

Ainda, você deve imaginar de que certas coisas são mais adequadas para vender na internet do que outras. Nesse ponto, quanto mais específico e exclusivo sua loja for, melhores serão os resultados.

Para te ajudar nessa decisão difícil, você deverá lembrar também que o seu sucesso dependerá das pessoas poderem encontrar seu site pesquisando seus produtos através de mecanismos de busca como Google e Bing (SEO). Portanto, antes de escolher seu produto para vender online, é necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave. Uma dica bacana é usar a função planejador de palavras no Google AdWords.

Idealmente, você deseja encontrar um produto que possa ser descrito com muita precisão usando uma palavra-chave com várias palavras, e que um número significativo de pessoas realmente pesquisa todos os meses. Dessa maneira é mais fácil obter uma classificação alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa para um produto como este. Por exemplo, é mais fácil obter uma classificação alta para “Cristaleira Laca De Madeira Maciça” do que apenas para “Cristaleira de Madeira”.

 

2. Imagens de alta qualidade
Fonte: http://agenciaeplus.com.br/

Vender pela internet é a arte de vender produtos ou serviços para as pessoas que estão sentadas (ou em pé ou andando) na frente das telas, vendo imagens digitais. Portanto, a qualidade de suas imagens é extremamente importante, ou seja, com imagens de baixa qualidade, seu projeto, certamente não decolará.

Caso seu fornecedor não tenha boas imagens, você certamente precisará de um equipamento bom e um mínimo conhecimento com fotografia, ou então, contratar um fotógrafo profissional para fazer isso 😉

 

3. Um domínio e uma plataforma

Uma loja virtual é mais do que um site que vende coisas. Além de precisar um excelente “front end” (vamos falar mais sobre isso nos próximos posts) para exibir seus produtos, ele possui toda uma infraestrutura de “back-end” para você gerenciar seus produtos, receber pedidos, aceitar cartões de crédito e muito mais.

A escolha da plataforma para começar seu projeto é muito importante também, mas para isso, você precisará ter definido quais são seus produtos e qual será sua forma de venda e atuação.

 

4. Um plano de marketing

Para você vender qualquer coisa na internet, seus futuros clientes precisam encontrar seus produtos. Existem várias páginas de informações por aí mostrando como usar ferramentas de pesquisa orgânica, pesquisa paga, mídia social, marketing por e-mail, blogs e outros para vender mais na internet – e você certamente precisa estar preparado para passar algumas longas horas aprendendo sobre o assunto. No final das contas, você deverá chegar no seguinte resultado:

Buscando a máxima performance por resultados de pesquisa “orgânicos” (não pagos) e Usando alguma combinação de publicidade paga de serviços como Google AdWords, Google Merchant, Bing Ads, Facebook, Pinterest e outros.

Você também precisará aprender a monitorar e quantificar a eficácia de seus esforços e investimentos de marketing on-line usando ferramentas como o Google Analytics.

Claro que esses são os pequenos passos que você precisa iniciar, mas o importante é  começar agora a vender pela internet. Você pode escolher um dos serviços da plataforma gratuita ou vender pelo mercado livre, para uma avaliação gratuita. Tenha algumas fotos maravilhosas de seus produtos. Junte os dois e – Pá! – Você está vendendo pela internet.

Depois que o processo começar a andar, você sentira a necessidade de novas ferramentas e novos apoios para seguir a trajetória de crescimento. Mas isso, certamente será assunto de novas publicações aqui no blog da DScomm.

Por enquanto é isso. Acompanha semanalmente nosso conteúdo em 3 frentes, com tecnologia, mercado e novidades.

25 jul 2022