Tendência da Black Friday no e-commerce em 2022

  • 04 nov 2022

Se você busca por tendências ou ações práticas para a Black Friday no e-commerce em 2022, chegou ao post certo! Veja o que considerar para oferecer uma melhor experiência de consumo ao seu potencial cliente.

Nessa pesquisa, da Globo/Behup, 71% dos entrevistados dizem que a integração e/ou o atendimento presencial e online traz uma boa experiência de compra.

Mas o que fazer, ou seja, o que considerar em suas estratégias digitais para essa data em 2022? Veja agora!

Tendência da Black Friday no e-commerce em 2022

Dentre as tendências da Black Friday no e-commerce em 2022, que você precisa considerar, estão:

  • Live Commerce

Na Black Friday de 2022, tem tudo para ser sucesso esse tipo de exposição virtual de produtos, na qual um apresentador ou influencer digital mostra produtos e oferece alguns descontos.

Essa é uma grande aposta para aumentar as vendas nessa data especial, já que essa estratégia ocorreu em 2021 e se perpetuou ao longo deste ano.

  • Campanhas de marketing

Outra tendência para a Black Friday de 2022 é sobre as campanhas de marketing, essenciais para que o consumidor chegue até suas ofertas.

Dentre algumas estratégias ou pontos a considerar, na hora de compor suas campanhas de marketing para a Black Friday de 2022, estão:

  • O Close Friends no Instragram;
  • As trends do TiKTok;
  • O live Commerce.

Não esqueça de usar o email marketing para estimular as compras nesse período e integrar esse formato aos meios digitais mencionados acima.

Avise seus clientes atuais de suas promoções, assim, você não perde tempo buscando prospectar novos clientes. Sem contar que vai economizar em gastos com campanhas.

  • Social Commerce

As redes sociais estão em alta como nunca. O Social Commerce nada mais é que fazer vendas pelas redes sociais, que podem ser:

  • Instagram;
  • WhatssApp;
  • TikTok;

Dentre outras, tudo depende de onde seu público passa mais tempo ou acessa mais, tudo bem?

Pesquisas da We Are Social mostram que as pessoas passam mais de 3 horas todos os dias nas redes sociais.

Então, por que não usar esses canais para aumentar as conversões na Black Friday de 2022?

Mas não esqueça de trazer a humanização para essas estratégias, se comunique com os potenciais clientes, responda directs e tire as dúvidas.

Essas ações aproximam sua marca das pessoas e trazem mais chances de vendas.

  • Pix

O Pix já não é mais novidade nos meios de pagamento, mas é uma necessidade.

Vale lembrar você que é lojista e/ou estrategista digital para incluir essa modalidade em suas formas de pagamento para conquistar e vender para mais pessoas.

Vale destacar que esse meio de pagamento é mais rentável para o lojista, o qual não tem que arcar com taxas para os intermediadores financeiros, por exemplo.

O Pix é uma excelente estratégia, principalmente para quem atua vendendo produtos com margem de lucro mais reduzida, como é o caso de artesanatos.

  • Ofereça previsão de entrega

Hoje, temos consumidores mais imediatistas, por isso, oferecer previsões de entrega ajuda na conversão de compras. Quanto mais rápida for a entrega, maiores as chances de se fazer uma venda.

Durante uma data como a Black Friday, as vendas costumam aquecer e as entregas podem levar mais tempo para ocorrer. Veja então, sobre suas condições de estoque para não faltar com sua promessa.

Vale orientar o cliente sobre a data da possível entrega para evitar insatisfações também.

  • Omnichannel

O Omnichannel é uma estratégia de comunicação e atendimento ao consumidor por mais de um canal.

O consumidor busca mais de um canal para falar ou buscar tirar dúvidas antes de comprar um produto. Por isso, fique de olho nesse ponto para a Black Friday de 2022.

Fortaleça o atendimento nos chats, direct do Instagram, WhatsApp, Telegram e outros canais digitais para tirar dúvidas e aproximar a sua marca das pessoas.

Pesquisas mostram que quanto mais uma marca se comunica, interage, tira dúvidas e responde aos comentários de usuários, maiores são as conversões e/ou vendas.

  • Promoções

Ofereça algumas promoções ou até mimos aos clientes. Faça parcerias com alguns fornecedores para conseguir fazer isso sem sacrificar seu lucro.

O consumidor nem sempre tem a intenção de comprar certo produto, mas quando ele percebe algumas vantagens agregadas, sempre acaba comprando.

Sabendo disso, ofereça brindes, ou algo do tipo “compre 2, leve 3”. Ou quando o cliente ler a frase “metade do preço”, ele não resiste e acaba comprando.

E por que não apostar nessa tendência? Já que ela sempre é um sucesso em vendas!

  • Pagamentos invisíveis

Os pagamentos invisíveis são aqueles que são imperceptíveis aos olhos do consumidor.

Ou seja, o consumidor preenche um formulário com algumas informações, tais como número de cartão e dados pessoais uma única vez.

Isso quer dizer que o consumidor está mais exigente ou busca maior personalização em suas compras virtuais.

Assim, ele pode fazer novas aquisições sem precisar passar por esse processo novamente. Por isso, configure seu site ou sua loja virtual, pois essa é uma tendência para a Black Friday de 2022.

Como foi a Black Friday no e-commerce em 2021

A Black Friday no e-commerce em 2021 teve números bem positivos, então, fique atento para aproveitar um boom de vendas em 2022.

Segundo a Neotrust, as vendas no e-commerce em 2021 somaram R$ 5,4 bilhões, foram 7,6 milhões de pedidos.

Então, vale observar e se alinhar à maneira como o mercado vem se comportando, até porque o movimento de compra do consumidor não tende a mudar muito de um ano para o seguinte.

Olha que os segmentos mais bem-sucedidos da Black Friday em 2021, foram:

  • Eletros;
  • Casa;
  • Decoração;
  • Moda;
  • Acessórios.

Por fim, você viu sobre algumas tendências da Black Friday no e-commerce em 2022. Este conteúdo deve orientar suas decisões, isso para potencializar suas vendas nesse período tão aguardado.

Esperamos que tenhamos lançado luz sobre o que fazer ou observar em suas estratégias para 2022.

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04 nov 2022