Carrinho abandonado: como recuperar vendas?

  • 26 jul 2022

O carrinho abandonado é uma realidade comum e dolorosa para os proprietários de e-commerce. Significa que clientes em potencial estavam prestes a fechar a compra e, por algum motivo, desistiram.

Infelizmente esta é uma prática inevitável do negócio online, onde muitas pessoas visitam seu site, se encantam com seus produtos, os selecionam e adicionam ao carrinho de compras. Porém, na hora de finalizar o pedido, mudam de ideia e abandonam o carrinho.

A boa notícia é que com algumas técnicas é possível recuperar esse carrinho abandonado e convertê-lo em compra. Para saber como fazer isto, confira o artigo que preparamos logo abaixo!

O que é o abandono do carrinho?

Quando um visitante sai de sua página sem concluir a ação desejada, é considerado abandono.

E, especificamente, o abandono do carrinho de compras é uma situação em que os visitantes adicionam itens ao carrinho e o deixam sem concluir a compra.

Os motivos para isso acontecer são variados, e incluem:

  • Valor acima do esperado ao somar as compras
  • Custo do frete
  • Parcelamento menor que o esperado
  • Problemas no check-out
  • Site confuso
  • Entre vários outros.

Compreender o motivo do carrinho abandonado é importante. Afinal, dessa forma será possível encontrar formas mais assertivas de estimular o cliente e fechar a compra.

Envio de e-mails de recuperação

Só porque um cliente em potencial abandonou seu carrinho, isso não significa necessariamente que ele não esteja interessado em seu produto.

Há uma grande possibilidade de eles terem saído por algum motivo imprevisto, caso contrário, teriam concluído o pedido.

A possibilidade torna-se ainda mais forte quando o cliente realmente começa a preencher o formulário de check-out (inserindo seu nome, endereço de e-mail, etc.) antes de sair.

É por isso que é uma ótima estratégia enviar a seus clientes um lembrete amigável sobre o (s) produto (s) (que eles estavam prestes a comprar) na forma de um e-mail de acompanhamento.

De acordo com dados da Salesforce, mais de 17,6% dos compradores que abandonam seus carrinhos voltam para fazer uma compra logo após receberem e-mails de acompanhamento personalizados.

Esta é uma notícia realmente ótima, considerando que literalmente não há custos envolvidos de sua parte para enviar e-mails de acompanhamento, exceto, talvez, algum investimento inicial para configurar o processo.

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Segmente os clientes em novos e recorrentes

Se você estiver enviando o mesmo tipo de e-mail de carrinho de compras abandonado para todos os seus clientes, isso pode custar caro.

Essa abordagem pressupõe que cada comprador está lá pelos mesmos motivos ou produtos, o que não é verdade.

Em vez disso, você deve usar o marketing de email com base nos dados do consumidor que você tem disponíveis.

Um cliente em potencial adicionou um produto de baixo custo ao carrinho? Eles podem ser persuadidos por um desconto único.

Se você ainda não otimizou seus e-mails de carrinho abandonado, a maneira mais simples de fazer isso é segmentar clientes com base em check-outs.

Sua plataforma de email marketing ou ferramenta de CRM deve mostrar quais clientes já registraram contas e quais não.

Depois de configurado, você pode criar duas automações de e-mail diferentes que vão para os respectivos públicos.

E-mails diferentes falam para clientes diferentes contextualmente, o que é uma prática recomendada de marketing por e-mail.

Ofereça um desconto ou frete grátis

Se há uma coisa que os clientes em potencial preferem, é o transporte grátis. Com grandes grupos oferecendo essa comodidade, os compradores se acostumaram a não pagar mais essa taxa.

Uma parcela enorme de potenciais clientes abandonam o carrinho de compras por causa de despesas de envio.

Para permanecer competitivo em um cenário de comércio eletrônico em constante mudança, sua empresa precisa corresponder ou superar o valor que outras empresas fornecem a seus compradores.

Pensar no frete grátis é uma opção bastante interessante, e que pode ser usada em um processo de fidelização do cliente. Quanto mais ele compra, mais desconto pode ter no frete até chegar o momento em que ele será totalmente gratuito.

Você também pode firmar parceria com empresas de transporte parceiras, como forma de tornar o valor do frete cada vez mais atrativo para seus clientes.

Ofereça vários métodos de pagamento

Viver no mundo digital significa que o dinheiro é tudo menos uma relíquia para os consumidores de hoje.

Isso significa que você precisa oferecer vários métodos de pagamento em seu site, não importa o que você venda.

Pagamentos de débito e cartão de crédito são uma necessidade mínima, e muitos ainda argumentam que as transferências bancárias também o são.

Um número crescente de clientes está pagando com carteiras online como o PayPal e Mercado Pago, e agora o PIX também vem ganhando espaço.

Quanto mais opções de processamento de pagamento de comércio eletrônico você fornecer a um cliente para pagar, maior será a probabilidade de ele concluir a transação.

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Torne o seu carrinho o mais flexível possível

Isso pode surpreendê-lo, mas oferecer aos clientes a opção de alterar seus pedidos diretamente no carrinho de compras é uma vantagem para os negócios.

Os compradores devem ter a chance de modificar a quantidade de um item, remover um produto ou adicionar um item rapidamente — tudo antes de finalizar a compra.

Os clientes gostam de se sentir no controle de sua experiência de compra. Se você der a eles toda a flexibilidade de que precisam para personalizar seus pedidos, isso promoverá um senso de confiança para sua empresa.

Recupere as vendas de carrinhos abandonados

Você pode estar perdendo milhares de reais em vendas a cada mês para carrinhos abandonados.

Mas isso não significa que essas vendas sejam perdidas para sempre. Com e-mails de recuperação de carrinho eficazes, você ainda pode lucrar com os clientes que gastou tanto esforço para atrair.

Além disso, use também outras técnicas que apresentamos acima, para convencer o cliente a finalizar a compra.

Dessa forma, você maximiza suas vendas e reduz custos, já que esses clientes já encontram-se em um estágio muito mais avançado no funil de vendas, faltando apenas o “empurrãozinho” final para clicar em “Finalizar Compra”.

Esperamos que o artigo sobre como recuperar vendas de carrinho abandonado seja útil em seus negócios. E para mais dicas e informações, siga também a DSComm nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

26 jul 2022