Como criar loja virtual do zero – um guia completo

  • 26 jul 2022

Não importa se você já tem um negócio físico, ou deseja se tornar um empreendedor online, saber como criar uma loja virtual pode ser um grande diferencial em sua estratégia futura.

Assim que você abrir uma loja virtual, notará o aumento da base de clientes e o crescimento das vendas se já tem uma loja física. E se vai começar do zero, este poderá se tornar um negócio altamente lucrativo para você.

E vale lembrar que apostar no e-commerce é uma excelente oportunidade. Dados do Ecommerce Brasil indicam que apenas no primeiro trimestre deste ano, o setor teve um crescimento de  57,4% em comparação ao mesmo período de 2020.

Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano. Esta quantidade de compras resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.

Ou seja, é óbvio que apostar na venda online é uma estratégia interessante, seja você já proprietário de uma loja física, ou então quer entrar neste segmento agora.

Por isso, preparamos este artigo completo, onde mostramos um passo-a-passo de tudo que você deve considera ao criar uma loja virtual do zero. E ao final, damos uma dica de como tornar o processo mais rápido, prático, seguro e confiável. Vamos lá!

Tipos de lojas online

Se você sair agora e perguntar a dez pessoas sobre os diferentes tipos de lojas online que existem, podemos garantir que apenas algumas delas, se houver alguma, listarão todos os tipos que você está prestes a ver aqui.

Cada um vem com seus prós e contras, mas não se preocupe com seu caso específico no momento, apenas mantenha a mente aberta e deixe as ideias fluírem sem filtros enquanto você pensa em como criar sua loja virtual.

A. Loja virtual para produtos físicos

É como as lojas típicas que conhecemos durante toda a nossa vida, ams que também vendem online. Nela você tem seus produtos e atende seus clientes com a diferença de que sua loja agora está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana e você tem que enviar seus produtos.

Isso tem algumas vantagens em comparação com lojas tradicionais:

  • Você vende para todos.
  • É possível automatizar muitas tarefas.
  • Você pode iniciá-lo sozinho e com um pequeno investimento.
  • Você tem mais liberdade em relação a horários e mobilidade. Embora, especialmente no início, você tenha que trabalhar quase sem parar.

Você provavelmente tinha esse tipo de loja em mente quando começou a ler este artigo, mas existem muitas outras variações.

B. Loja virtual de produtos virtuais

E se você não tivesse que enviar seus produtos? Um e-book, conteúdo de áudio ou qualquer outro produto que possa ser baixado ou consumido online não requer frete.

Pense em cursos online ou qualquer outra plataforma online. A principal vantagem em relação à venda de produtos virtual é a escalabilidade: você pode enviar quantos produtos os clientes quiserem comprar.

C. Venda de serviços

Não se trata apenas de vender produtos, sejam físicos ou para download. Psicólogos, professores, advogados, consultores, treinadores e muitas outras profissões vendem seus serviços online.

O mais comum parece ser sessões de consultoria e aulas. A tecnologia melhorou o suficiente para ser capaz de concluir uma sessão ou aula online da mesma forma que você faria pessoalmente.

Será que suas habilidades se encaixam neste tipo de loja online? Haveria um número suficiente de pessoas dispostas a pagar por isso?

D. Dropshipping

Este modelo de loja virtual tem sido a mania nos últimos anos. É uma forma bastante atrativa de vender sem estoque, pois você pode esquecer tudo relacionado ao gerenciamento de produtos.

E é muito fácil de ter uma. Sua loja vende apenas os produtos do catálogo de um fornecedor. O fornecedor é quem estoca e despacha os produtos, enquanto você se concentra apenas no lado comercial do negócio.

Este sistema tem 2 vantagens principais:

  • Você economiza no investimento inicial: você paga apenas ao fornecedor pelos produtos que você vende.
  • Você pode esquecer o estoque e o envio: o fornecedor é o responsável por estocar os produtos e enviá-los ao cliente

Também é importante que você conheça a desvantagem deste modelo:

  • Você gerencia o serviço de atendimento ao cliente: aos olhos do cliente, você é o responsável. Em setores que recebem muitas reclamações, a comissão que você recebe não compensa.
  • Você ganha uma comissão: sua loja, sua marca, seus clientes e todo o esforço para obtê-los, e no final você só fica com a comissão de um terceiro. Isso pode não ser suficiente para você.

E. Marketplace

Neste caso, sua loja não possui produtos. Em vez disso, é uma plataforma que permite que outras pessoas e lojas façam vendas. A Amazon, embora agora venda seus próprios produtos, é o mercado mais conhecido.

Qualquer pessoa pode vender na Amazon ou em outras plataformas na mesma linha, como Mercado Livre, Magalu, AliExpress, Shopee, entre outras.

Lembre-se de que não se trata apenas de grandes mercados para tudo — para nichos menores, também existem algumas plataformas de vários fornecedores que oferecem serviços de boca.

Você obviamente não vai se tornar Jeff Bezos, mas pense se o seu setor pode funcionar com o tipo de plataforma que permite que terceiros vendam seus produtos.

Obtenha um nome de domínio para sua loja

Um nome de domínio é a URL que identifica o nome da sua loja. Um bom nome de domínio é a chave para lançar uma loja online de sucesso. Ele constrói a confiança dos clientes e ajuda a estabelecer sua marca.

Digamos que você seja a Nike (todos podemos sonhar). Abaixo está o URL da Nike, com o nome do domínio em negrito:

https: // www.nike.com

Este é o domínio principal. É o que os clientes veem na barra de endereço e nas pesquisas do Google. Pense em seu nome de domínio como a placa que está pendurada acima de uma loja de rua da vida real.

Você pode comprar um nome de domínio através do Registros.br, onde já é possível verificar se o domínio escolhido está disponível ou se já é usado por outras pessoas.

Atualmente, o valor é de R$ 40 para o registro de um ano, devendo renovar o pedido a cada ano. Caso você opte por já registrar por dois anos, o valor é de R$ 76 e, para 5 anos, o valor atual é de R$ 184. Caso queira, já pode registrar o domínio por 10 anos, pelo valor de R$ 364.

Já possui um nome de domínio para loja virtual?

Se você já possui um nome de domínio, não se preocupe. Você pode transferir o nome que você usa para sua loja virtual.

Antes de passar para a próxima etapa, certifique-se de:

  • Escolha o seu nome de domínio ideal
  • Escolha o país certo (no caso do Brasil, você pode usar .com ou .com.br)
  • Evite outros nomes de marcas, seja único e memorável e adicione uma palavra-chave
  • Verifiquei se o seu nome de domínio está disponível (e dentro do orçamento)

Escolha seu construtor de sites

Ok, você sabe o que vai vender e como vai vender. Agora é hora de entrar no processo básico de construção de sua loja virtual. Se pesquisar na Internet, encontrará diversas opções de plataformas prontas, mas pouco funcionais.

Lembre-se que você precisará um site que não apenas atraia clientes com a otimização de mecanismos de pesquisa e vários plug-ins, mas também incentive as compras. Um bom processo de checkout e páginas de produtos bem escritas são essenciais, assim como opções para fazer pagamentos por meio de vários métodos.

Neste sentido, ao criar uma loja virtual do zero você deve escolher uma plataforma que atenda as suas expectativas e possa entregar aquilo que realmente deseja.

E as opções prontas não deixam de ser interessantes, mas sua configuração requer um conhecimento avançado e, sem contar que você não terá ajuda de ninguém.

Por isso, contar com uma empresa que atue na área de plataformas de e-commerce, desenvolvendo projetos exclusivos para sua necessidade, pode ser uma alternativa bastante interessante.

Desta forma, eles criam sua loja virtual, enquanto você se preocupa com outros aspectos do seu negócio online, como entrega, estoque, abertura da empresa, questões burocráticas e tributárias, entre outras.

Otimização para celular

Você sabia que, desde 2020, o Google usa a indexação móvel para toda a web? É por isso que você precisa ter certeza de que sua loja virtual permite uma experiência de compra móvel estelar.

Para determinar a posição do site nas SERPs de desktop e móveis, os rastreadores do Google agora contam com dados coletados sobre a forma como seu site é renderizado em dispositivos móveis.

Se sua loja virtual não for compatível com dispositivos móveis, as classificações de sua página de SEO podem estar sofrendo — levando a uma redução significativa no tráfego do site.

Além do mais, você também estaria perdendo as vendas para pessoas que acessam sua loja pelo celular.

Leia também::: Aproveite o potencial do mobile commerce para seu negócio

Tenha descrições eficazes do produto

Ao fazer o cadastro de produtos online, uma das primeiras coisas em que você precisa pensar é como fará com que as descrições de seus produtos se destaquem. Esta é a sua chance de ser realmente único e mostrar exatamente o que torna sua marca diferente.

Evite qualquer clichê ou jargão técnico que confunda seu público e certifique-se de usar palavras poderosas que realmente abordem os problemas que você resolverá para seu público-alvo. Seu foco deve ser ajudar seu público a entender como seus produtos irão tornar sua vida melhor.

Lembre-se de otimizar as descrições de seus produtos para SEO também. As palavras-chave e os termos que você usa em suas descrições facilitarão a classificação no Google e chamarão a atenção de seu público-alvo.

Como tirar fotos do produto

Depois de obter as descrições do produto, você precisa trabalhar nas imagens a seguir. Assim como as descrições de seus produtos, suas imagens podem aumentar ou diminuir suas chances de sucesso online. Você precisa se certificar de que está usando imagens de alta qualidade para chamar a atenção do cliente e mostrar sua natureza profissional.

Seja consistente e mantenha todas as suas imagens do mesmo tamanho, se puder. Isso ajudará a dar aos seus clientes uma experiência consistente quando eles estiverem em seu site. Além disso, certifique-se de tirar suas próprias fotos, em vez de apenas copiar imagens de outros lugares.

Se você pode ficar mais sofisticado com coisas como rotações de 360 graus que permitem que seu cliente veja seu produto de diferentes ângulos ou opções de zoom, você também pode tentar isso. Sempre vale a pena investir em criar imagens para loja virtual capazes de atrair e vender.

Que tal criar categorias de produtos?

Você também pode dedicar algum tempo para criar as listagens de produtos perfeitas para pensar se deve desenvolver categorias de produtos. As categorias de produtos ajudam a organizar seus itens em listas diferentes.

Obviamente, é improvável que esse tipo de coisa seja necessário se você vender apenas um punhado de produtos. No entanto, se você dirige uma empresa maior, as categorias tornarão a jornada da transação muito mais simples para seus clientes.

Pergunte a si mesmo o que você gostaria de encontrar se acessasse seu site e como encontrará exatamente o que precisa.

Por exemplo, você precisa organizar seus produtos por faixa de preço para pessoas que estão comprando dentro do orçamento? Você quer uma página de produtos em destaque onde possa destacar alguns dos itens mais vendidos da sua lista?

Algumas pessoas simplesmente organizam suas categorias de acordo com os diferentes produtos que vendem. Por exemplo, se você dirige uma empresa de moda, faz sentido precisar ter categorias diferentes para itens como vestidos, saias, sapatos, jeans e assim por diante.

Certifique-se de que tudo o mais que você fizer com as páginas do seu produto. Você garante que seus clientes possam adicionar facilmente os itens que desejam à sua cesta.

A última coisa que você quer é convencer seus clientes de que eles devem comprar de você, apenas para expulsá-los da página de finalização da compra porque eles não conseguiram encontrar o botão “adicionar à cesta”.

Configure todos os principais meios de pagamento

Métodos de pagamento fáceis são necessários para todos os negócios de comércio eletrônico. Você perderá seus clientes se não oferecer os meios de pagamento corretos.

Portanto, é bom oferecer todos os principais métodos de processamento de pagamento, tais como por cartão de crédito, Mercado Pago, boleto, e agora o Pix.

Você deve verificar os certificados SSL e a conformidade com o PCI-DSS para evitar problemas de segurança.

SEO de comércio eletrônico

Menos SEO significa menos chances de ser encontrado pelos usuários nos motores de busca. Search Engine Optimization (SEO) é o processo para melhorar o tráfego orgânico do site e cria oportunidades para obter clientes potenciais.

De acordo com um SEMrush, 37,5% de todo o tráfego para lojas de compras online vem de mecanismos de pesquisa. É uma parte vital da gestão de seu negócio online com planejamento de longo prazo.

A maioria das pessoas não entende a importância do SEO porque não tem consciência dos valores-chave. Por isso, ao criar sua loja virtual do zero, já considere:

  • Pesquisas de palavras-chave de comércio eletrônico
  • Arquitetura do site
  • SEO na página
  • SEO técnico
  • link building de e-commerce e muito mais.

Defina sua estratégia de envio

Se você decidiu fazer uma loja de dropshipping no início deste guia, provavelmente poderá pular esta seção. Os remetentes diretos cuidam do frete para você, embora você ainda precise escolher exatamente a rapidez com que deseja enviar os itens aos clientes.

Por outro lado, se você estiver lidando com o atendimento de pedidos por conta própria, precisará pensar em vários componentes diferentes quando se trata de envio.

Você precisará começar adicionando o endereço de origem da sua empresa ao seu site e, em seguida, começar a descobrir que tipo de configurações de frete deseja estabelecer.

Lembre-se de ser realista sobre para onde você poderá enviar. Embora possa ser tentador enviar produtos para todo o mundo para que você possa se conectar com todos os clientes, as taxas de envio seriam enormes.

Você precisa pensar em quem pode ser uma parceria razoável para levar seus produtos às regiões com maior probabilidade de obter o melhor retorno sobre o investimento.

Aqui estão alguns dos diferentes tipos de opções de envio que você pode considerar para o seu site:

Frete grátis

Se você puder colocar o preço do frete no custo de produção do item, o frete grátis é uma ótima maneira de vender mais produtos. As pessoas adoram receber frete grátis — mesmo que ele só esteja disponível quando gastarem uma determinada quantia. Você pode usar essa estratégia para aumentar o número de vendas que realiza aos seus clientes.

Frete fixo

O frete fixo significa que você oferece o mesmo preço, independentemente do produto que está enviando ou para onde ele está indo. Geralmente, essa é uma boa opção para lojas que vendem muitos itens semelhantes. No entanto, você pode perder muito dinheiro se oferecer essa taxa ao enviar itens grandes e pequenos.

Cotações em tempo real

Muitas lojas virtuais oferecem a possibilidade de calcular o envio ao digitar o CEP de destino. Os clientes geralmente consideram essa opção mais transparente e honesta. Essa também é uma boa opção para empresas que possuem uma ampla variedade de itens para vender em sua loja online.

Retirada local ou na loja

Se você também tiver um centro de distribuição local para seu site, pode considerar dar a seus clientes a oportunidade de retirar os itens que desejam em seu depósito gratuitamente. Isso pode economizar algum dinheiro. No entanto, você pode precisar investir em estratégias que lhe permitirão oferecer melhores experiências face a face com seus clientes.

Leia também::: Opções de frete no e-commerce

Tenha um sistema integrado

É fácil presumir que, depois de definir os produtos, os preços e o frete, você estará pronto para lançar sua loja virtual. No entanto, existem algumas outras etapas que você precisará realizar primeiro.

Por exemplo, pense na questão tributária, onde cada produto que você vender precisará emitir a Nota Fiscal. E para isso, é essencial que a plataforma de e-commerce seja integrado com o sistema contábil.

Escolher um construtor de sites que pode fazer isso pode ser um grande diferencial para quem deseja criar uma loja virtual do zero.

Segurança

Junto com os impostos, outra consideração adicional que muitas empresas esquecem é a segurança. Quando você vende online, precisa de uma maneira de convencer seus clientes de que eles podem confiar em você. Afinal, você receberá os detalhes dos cartões de crédito e débito.

Ter um certificado SSL para o seu site pode oferecer mais tranquilidade aos seus clientes. Um certificado de camada de soquete seguro criptografa os dados que se movem entre seu cliente e seu site para torná-lo mais seguro.

A maioria das lojas virtuais contam um certificado SSL gratuito incluído em seus planos. No entanto, você precisará adicioná-lo caso não o obtenha gratuitamente com seu provedor.

É necessário ainda estar atento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor recentemente e que trata da forma como os dados dos seus clientes são armazenados.

Assim que sua segurança e impostos estiverem sob controle, você estará pronto para testar e visualizar seu site. Reserve algum tempo para percorrer todas as páginas neste momento.

Você pode até testar o processo de compra dessa maneira. Você não precisa enviar um item para você mesmo, mas pode verificar o processo.

Leia também::: O que é o selo ebit e como conseguir para sua loja virtual?

Site para criar loja virtual: o que você precisa saber

Após configurar todos os pontos acima, é hora de colocar sua loja virtual no ar. Lembre-se de qualquer estratégia promocional ou de vendas que você use para vender seus próprios produtos, é crucial ter sistemas de análise configurados para que você possa medir seu sucesso.

Acompanhar o desempenho de sua loja no que diz respeito a tudo, desde cliques em páginas a taxas de rejeição, garantirá que você esteja crescendo constantemente na direção certa.

Veja métricas como:

  • Quanto tempo as pessoas passam no seu site
  • Taxa de rejeição e com que frequência as pessoas deixam seu site
  • Número de visitantes de diferentes dispositivos
  • Quantas pessoas acessam o seu site a partir das redes sociais
  • Taxas de conversão e margens de lucro
  • Número de clientes recorrentes
  • Produtos mais vendidos e piores de vendas

À medida que você aprende mais sobre o produto e as páginas que seus clientes mais gostam, você será capaz de melhorar e atualizar seu site para atender às demandas de seu público-alvo.

Conte com uma plataforma para criar loja virtual

Agora que você viu como criar loja virtual do zero, é hora de tirar a sua do papel. E a boa notícia é que isso pode ser mais fácil do que imagina com a DSComm.

Contamos com uma plataforma para criar loja virtual feita sob medida para seu objetivo de e-commerce, que pode ser ajustado de acordo com as necessidades, e já seguindo todos os critérios de usabilidade, navegação, ser responsivo, e ainda integrado aos softwares que você precisa.

A boa notícia ao optar pela DSComm é que você não precisa baixar nada no seu computador ou celular. Nosso sistema funciona como SaaS – Software como Serviço. Nele, é possível acessar todos os recursos do site no sistema que estará hospedado na nuvem.

Com a DSComm você ainda terá suporte 24 horas para qualquer eventualidade que possa ocorrer no seu site, ajuda para montar sua loja virtual, e toda a tecnologia necessária de integração com empresas de frete, solução de pagamento, descrição de produtos, SEO, entre outros.

Portanto, se você deseja criar sua loja virtual do zero, a DSComm é sua escolha ideal. Para conhecer nossos modelos, e tirar todas as suas dúvidas com nossos consultores, é só clicar no botão abaixo!

26 jul 2022