Como escalar as vendas do e-commerce sem dor de cabeça?
- 26 jul 2022
Escalar as vendas no e-commerce é mais importante que nunca.
Todos os negócios compartilham um objetivo comum: crescimento. Ninguém inicia um e-commerce com um plano para manter o mesmo volume de vendas ano após ano. É um jogo de lucro.
No entanto, sabemos que em muitos casos, quando uma marca passa a ganhar em volume, perde em qualidade em seus processos para lidar com a alta da demanda.
É por isso que planejar a escalabilidade é tão importante desde o primeiro dia de vida do seu negócio.
Isso significa aproveitar os fatores ambientais que trabalham a seu favor, além de minimizar eventos externos que possam prejudicar suas vendas.
Para saber como conseguir escalar as vendas no e-commerce, sem impactar negativamente na experiência do cliente, confira o artigo que preparamos para você!
Preparando para escalar as vendas
De acordo com o Google, quando seu site leva até 5 segundos para carregar, há 90% de chance de seus clientes em potencial fecharem sua página e irem para um concorrente. Isso destaca o quão essencial é a experiência do cliente para o e-commerce.
Se o seu negócio experimentar um aumento repentino na demanda e sua infraestrutura on-line não puder lidar com isso, você perderá vendas. Por isso, cada passo que sua empresa dá em direção ao crescimento deve colocar a experiência do cliente em primeiro lugar.
Como exemplo, voltamos à experiência que o cliente tem ao acessar seu site. Quando você lançou seu e-commerce, provavelmente ele foi dimensionado para receber um número “X” de acessos simultâneos.
Se você deseja escalar seu negócio e manter a mesma experiência, é preciso estar preparado para receber um número “Y” de clientes, sem que a experiência se torne negativa.
E não pense que esse tipo de erro aflige apenas pequenos negócios! Em 2018, a Amazon lançou o “Prime Day” para envolver seus 100 milhões de membros Prime com ofertas direcionadas e grandes descontos.
No entanto, o site da Amazon não conseguiu lidar com o aumento no tráfego on-line e, em volumes de pico, apenas alguns minutos após a venda, eles encontraram um grande problema.
Isso deixou os usuários incapazes de finalizar suas compras, simplesmente direcionando para a página inicial. Estima-se que esta falta de planejamento tenha custado à Amazon mais de US$ 1 milhão por minuto.
É uma lição duramente aprendida sobre escalabilidade, e é algo com o qual todos os sites de e-commerce podem aprender.
Planeje cada passo
Mesmo uma operação e-commerce moderadamente bem-sucedida crescerá ano a ano. O truque para a escalabilidade é garantir que, à medida que você aumenta sua capacidade de acomodar o aumento do tráfego e o atendimento de pedidos, não deixe para trás as coisas que tornaram sua marca bem-sucedida para começar.
Isso significa pensar em escalar as vendas no e-commerce antes mesmo que ela precise ocorrer. Você precisa estar preparado para atender duas ou três vezes mais pedidos do que atualmente, sem problemas.
Você precisa evitar o tempo de inatividade, preservar a experiência do cliente e garantir que as entregas ocorram no prazo a todo custo. Apenas um deslize em qualquer uma dessas áreas pode fazer com que os clientes em potencial abandonem o carrinho e vão para uma das dezenas de concorrentes que provavelmente apareceram na mesma pesquisa do Google que os levou até você.
Concentre-se em seu SEO
Uma estratégia de SEO pode fazer seu e-commerce dobrar o volume de vendas em poucos dias. Afinal, onde você vai quando quer comprar algo, encontrar algo, precisa de orientações, etc.? Sem dúvida, você vai para o Google!
Portanto, é fundamental que seu e-commerce esteja bem posicionado nas plataformas de busca, preferencialmente na primeira página. Isso significa que você precisa trabalhar em seu SEO para fornecer uma ponte para que seu público-alvo chegue à sua loja on-line.
Se você quer mais tráfego e escalar as vendas do seu e-commerce, comece a trabalhar em seu SEO. Otimize a velocidade da sua página, use palavras-chave, melhore as descrições, otimize suas imagens, desenvolva uma forte estrutura de links internos, entre várias outras estratégias de SEO.
O SEO aprimorado garante um tráfego enorme que pode ser convertido em clientes e, portanto, ajudará você a escalar seu negócio com sucesso.
Leia também::: Como calcular a taxa de conversão do e-commerce?
Fique de olho nas métricas
Depois de planejar seus objetivos e estratégias para alcançá-los, seu próximo passo deve ser implementar suas estratégias e monitorá-las de perto.
Isso permitirá que você entenda quais estratégias estão funcionando para o seu negócio e quais não estão. Ao focar nas estratégias que estão trazendo resultados frutíferos, você pode melhorá-las ainda mais.
Por outro lado, você pode interromper a implementação das estratégias que não estão funcionando a seu favor. Ao analisar seu resultado, você poderá entender as seguintes tendências:
- Performance de vendas
- Valor médio do pedido
- Fatores envolvidos para o crescimento das vendas
As vendas são a métrica mais importante e forte para medir a escalabilidade do seu negócio. No entanto, não é a única métrica para medir a escalabilidade. Algumas outras métricas importantes são as taxas de conversão, produtos mais vendidos, e custo de aquisição de clientes.
Mantenha-se sempre em evidência
Você deve permanecer ativo no mundo on-line se quiser que as pessoas se lembrem de você. Leva sua marca para o próximo nível, você deve manter seus clientes atuais e potenciais envolvidos com seu conteúdo.
Aderir às tendências ou modismos iniciados nas redes sociais é uma ótima maneira de escalar seu e-commerce. Mantenha-se ativo nas redes sociais. Fique atento a qualquer tendência que tenha se tornado viral e tenha chamado a atenção do público.
Crie seu conteúdo girando em torno dessa tendência para se juntar ao movimento e manter seus clientes entretidos. Para isso, tenha uma boa estratégia de conteúdo em suas redes sociais, para envolver sua audiência e direcioná-la para seu e-commerce.
Use e abuse do e-mail marketing
Se você está pensando que o e-mail marketing está morto, está enganado! O marketing por e-mail é uma das maneiras pelas quais suas mensagens chegam diretamente na caixa de entrada dos clientes.
É mais provável que seu cliente visualize seu e-mail do que suas postagens em diferentes plataformas de mídia social ou outros sites. Se você já conseguiu obter o número ou o endereço de e-mail de seus clientes, arregace as mangas e mãos à obra.
Divida seus assinantes em diferentes segmentos de acordo com sua idade, sexo, gostos e interesses. Adapte suas mensagens e e-mails para segmentar cada segmento.
Ao segmentar com precisão o que seus clientes gostam, em breve você expandirá seus negócios com sucesso.
Reserve parte da verba para o tráfego pago
Uma das dicas de negócios mais eficazes para escalar vendas no e-commerce é veicular anúncios pagos no site e nas redes sociais.
Você não pode segmentar todo tipo de comprador por meio de um anúncio. Para atender às necessidades de todo o seu público, você precisa veicular anúncios diferentes. Graças aos anúncios automáticos e programáticos que transmitem sua mensagem para a pessoa certa no momento certo.
Ao coletar os dados do seu público-alvo, você pode criar um anúncio separado para cada grupo de seus potenciais compradores. Além disso, você também pode redirecionar anúncios para segmentar as pessoas que anteriormente demonstraram interesse em seus produtos ou visitaram o site da sua empresa.
Leia também::: Por que migrar seu e-commerce para a DScomm?
Tenha uma plataforma de e-commerce completa
Assim como construir e expandir um negócio lucrativo leva tempo, escalar as vendas no e-commerce é algo que precisa ser planejado. Afinal, de nada adianta receber um número enorme de clientes em seu site, e não conseguir atendê-los.
Você precisa trabalhar de forma inteligente e consistente para expandir seus negócios e alcançar o apogeu do sucesso. Com planejamento e seguindo as dicas que apresentamos acima, temos certeza que você conseguirá vender mais no e-commerce.
E caso precise de uma plataforma completa, que permita escalar suas vendas priorizando a experiência do usuário em todas as etapa, conte com a DScomm. Para conhecer nosso sistema, clique no botão abaixo e entre em contato com nossos consultores!