Como preparar seu site para a Black Friday?

  • 26 jul 2022

Você conhece a importância de preparar seu site para a Black Friday? É comum pensar em todas as promoções, descontos e brindes que atraem o cliente a fazer compras na loja virtual durante o mês de novembro.

Em alguns casos, essas ações funcionam tão bem que a consequência é a sobrecarga do site. Especialmente comerciantes on-line de primeira viagem tendem a descuidar desse ponto.

Ter um grande público interessado é bom. Mas, se esse volume de acesso não completam as compras porque as páginas não carregam, ou não oferecem boa experiência de navegação, os esforços das ações acabam perdidos.

Não queremos que você passe por isso. Nosso objetivo é te auxiliar a vender na melhor época do ano para o comércio eletrônico.

Por que você deve preparar seu site para a Black Friday?

Em 2020, as vendas na Black Friday cresceram 25% em relação a 2019, de acordo com dados da consultoria E-bit, especializada em análises do varejo. Até agora, foi a maior Black Friday da história brasileira, tanto em valor de compra como em faturamento.

Para 2021, as expectativas seguem altas. De acordo com pesquisa da Neotrust Compre e Confie, o crescimento deve ser de 21% em relação a 2020. A previsão é que gere um faturamento de R$ 110 bilhões para o varejo.

De acordo com estudo da Méliuz, 71% dos brasileiros planejam compras para essa data.

Além disso, devemos considerar que o consumidor está muito mais à vontade para fazer suas compras on-line após o período de isolamento social imposto pela pandemia.

Dados do Itaú Unibanco mostram que, na Black Friday de 2020, um aumento de 153% no uso do cartão digital foi registrado.

Agora que você já sabe por que preparar seu site para a Black Friday, vamos te dar dicas que podem ser úteis para turbinar as vendas nessa época tão importante.

Promoções personalizadas

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como um meio de “queima de estoque” na última sexta-feira de novembro, data bem próxima do Natal.

Por si só, já tinha um objetivo claro: oportunidade de economizar nas compras natalinas, mas abrindo mão de exclusividade e algo inovador.

Hoje, as promoções são muito mais personalizadas para o consumidor.

O que não significa que o lojista deve ficar no prejuízo.

Excelente momento para fazer vender combos de produtos. Que tal combinar aquele item mais vendido junto daquele com menor saída? Também vale fazer uma seção de “mais vendidos” para fortalecer a sua marca.

Personalização da loja virtual

Você já deve ter navegado pelos sites das gigantes do comércio eletrônico. Shoptime, Magazine Luiza, Ponto Frio e muitas outras fazem banners e layouts personalizados que caracterizam a Black Friday.

Isso tudo lembra sobre os descontos e promoções ao longo da experiência de navegação pelo site. Ele fica sabendo que, ali, pode encontrar descontos incríveis.

Canais de atendimento humanizado 24 horas

Já falamos aqui sobre a importância do chatbot que, sem dúvidas, trazem escalabilidade para os atendimentos.

No entanto, durante a Black Friday, diversos tipos de urgências de última hora podem ocorrer . Por isso, é importante colocar a equipe de plantão ao longo desse dia tão especial.

Pode até parecer exagero ter alguém de madrugada para resolver alguma demanda. Mas, pense um pouco: se o seu cliente espera passar da meia-noite para comprar, por que a empresa não estaria disponível para resolver dúvidas e dificuldades?

Capriche nas descrições

No e-commerce, não existe a figura do vendedor para oferecer os seus produtos. Isso significa que as páginas dos produtos precisam conter explicações claras e detalhadas sobre eles.

Além de preço, condições de pagamento e cálculo de frete, é interessante colocar as seguintes informações dos produtos:

  • Peso
  • Medidas
  • Instruções de montagem
  • Fotos do produto de diferentes ângulos
  • Cores disponíveis
  • Material
  • Política de troca e devolução

Aproveite para conquistar novos clientes

A ocasião da Black Friday é uma oportunidade de captar novos clientes!

Fazer promoções que incentivam a primeira compra é um meio para o seu negócio alcançar clientes que esperavam por uma boa oportunidade de te conhecer.

Lembre-se que fidelizar o cliente é uma das melhores estratégias. Mantenha o contato por e-mail, whatsapp e também pelo remarketing para sempre ser lembrado por ele.

Além disso, a entrega do produto deve ser surpreendente. Aproveite para deixar uma excelente primeira impressão!

Informar corretamente os prazos de entrega, o código de acompanhamento, e investir em embalagens seguras e agradáveis, são excelentes opções.

Mantenha seu e-commerce estável

Por último, mas não menos importante, precisamos ressaltar a importância da estabilidade do e-commerce. A Black Friday favorece que os consumidores façam mais pesquisa de produtos e preços. Isso tem impacto no tráfego dos sites.

Nem todos preparam a sua estrutura digital para absorver todo esse aumento de visitantes.

Assim, podem perder vendas e gerar frustração em quem está interessado, especialmente se for o primeiro contato com a marca.

Se você tem um e-commerce, entre em contato com o suporte da sua plataforma para se informar sobre a necessidade de reforço no servidor.

Preparar o site para a Black Friday precisa estar dentro da sua estratégia de vendas. É o meio por onde o cliente vai conhecer a sua marca e, é claro, comprar.

Aqui na DScomm, damos o suporte necessário para que nossos clientes tenham uma Black Friday lucrativa e sem transtornos.

Preparamos um check list completo, com tudo que seu e-commerce precisa para fazer da Black Friday um evento de sucesso. Para baixar, basta clicar aqui.

26 jul 2022