Dicas de gestão de estoque para e-commerce

  • 27 jul 2022

A gestão de estoque para e-commerce é fundamental. É por meio desse gerenciamento que se pode interferir na quantidade de dinheiro que sua empresa ganha, ou pior, pode resultar na quantidade de dinheiro que sua empresa perde.

E na área do e-commerce a gestão de estoque é ainda mais crítica. Afinal, é preciso ter um controle com as vendas online e o estoque, evitando vender um item que já não está mais disponível. Caso isso aconteça, é a reputação da sua loja virtual que estará em jogo.

Além disso, a má gestão de estoque pode ser um desafio complexo para qualquer empreendedor de comércio eletrônico superar, não importa sua experiência, o tamanho do seu negócio, os tipos de produtos que você vende ou o público que atende.

No artigo abaixo explicamos o que é gestão de estoque para e-commerce, além de algumas dicas para não ter problemas. Confira e boa leitura!

O que é gestão de estoque para e-commerce?

O gerenciamento de estoque envolve equilibrar a aquisição de estoque, armazenamento e vendas para manter os lucros.

Ao equilibrar esses itens, os varejistas podem minimizar as despesas de estoque, como custos de armazenamento e envio.

A gestão de estoque para e-commerce é semelhante, pois avalia a quantidade, o preço, o intervalo e a localização dos itens. No entanto, as empresas de comércio eletrônico tendem a usar vários fornecedores para fornecer e hospedar produtos, como armazéns, centros de atendimento e fornecedores de logística terceirizados.

Isso torna o gerenciamento particularmente difícil, pois os gestores devem rastrear ativamente os níveis de estoque em todos os locais.

Dessa forma, é possível afirmar que um gerenciamento adequado fornece às empresas uma visão holística de seu fluxo de trabalho, desempenho e situação financeira.

Também permite que as empresas aprimorem outros processos internos, como marketing, gestão de funcionários e práticas de supervisão.

Além disso, definir um processo de gerenciamento de estoque ajudará você a economizar dinheiro, otimizar recursos e aumentar as vendas.

De nada adianta ter itens em estoque se não forem vendidos, nem adianta ter novos pedidos no seu e-commerce, mas não ter esses produtos em estoque.

Ao definir um processo de gestão de estoque, conseguimos ordenar as etapas de pedido e reabastecimento do produto.

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Dicas para melhorar sua gestão de estoque

Evite custos desnecessários por cometer erros na gestão de estoque para e-commerce com estas recomendações:

1. Inventário Centralizado

Sua empresa precisa ter um sistema de gestão de estoque centralizado. Sua falta pode se tornar um problema para as empresas de e-commerce.

Confiar no Excel para gerenciar seu inventário não é o mais conveniente se você espera ter sucesso em sua estratégia de comércio eletrônico.

Um sistema de inventário permitirá rastrear, prever, analisar, calcular e controlar seu estoque em tempo real, de qualquer lugar do mundo.

 2. Defina os níveis mínimos de estoque

Também conhecido como seus “níveis de par”, seu Nível de Estoque Mínimo é a quantidade mínima de produto que você deve ter sempre à mão.

Quando o estoque cai abaixo desse número, é hora de pedir mais. Esse número varia de acordo com a demanda esperada e a rapidez com que um determinado produto se esgota.

 3. Método FIFO – First In First Out

FIFO (First In First Out) é uma estratégia que se concentra em fazer com que seu estoque mais antigo (first in) seja vendido primeiro (first out).

Isso é especialmente importante se você estiver no ramo de venda de itens perecíveis. Para seguir o método FIFO, seu estoque deve estar em ordem.

Configure um sistema de atendimento de pedidos que garanta que seus itens mais antigos sejam enviados primeiro. Certifique-se de estar ciente das datas de validade dos itens.

4. Planejamento de demanda

Prever a demanda de seus produtos pode ser mais fácil do que você pensa. Primeiro você precisa revisar as vendas e tendências anteriores para obter uma estimativa aproximada de quanto estoque você deve ter em estoque.

Observe os dados do ano passado para estabelecer um nível de “demanda básica” para cada época. Em seguida, use essas informações para prever como será a demanda futura.

Se você não tem essa história para olhar para trás, as coisas podem ser um pouco mais difíceis, mas não impossíveis.

Você também pode estimar com base em seus esforços de marketing e taxas médias de conversão. Isso ajudará você a determinar quanto estoque você tem para um determinado período.

5. Comunicação aberta com clientes e fornecedores.

Comunique-se honestamente com seus clientes Se um item estiver esgotado, verifique se os números em seu site estão atualizados. Seja honesto e direto sobre seus prazos de entrega, especialmente durante as épocas de grandes vendas.

Por outro lado, certifique-se de ter um bom relacionamento que promova uma comunicação honesta e aberta com seus fornecedores.

Se um fornecedor ficar sem produtos, aumentar os preços ou desenvolver problemas de fabricação, você será o primeiro a saber, permitindo ajustar o estoque de acordo.

6. Considere o Dropshipping

Nos últimos anos, o dropshipping estabeleceu uma reputação como uma ótima solução para empresas de e-commerce.

Dropshipping significa que, em vez de carregar o produto você mesmo, o fabricante entrega para você. O dropshipping elimina assim os custos associados à manutenção de estoque.

Se você não tiver certeza se um fabricante oferece opções de envio direto, basta perguntar. Isso pode economizar muito dinheiro e dores de cabeça, pois pode remover completamente a tarefa de gerenciamento de estoque de suas operações comerciais.

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Tenha uma boa gestão de estoque

Como você deve ter percebido, uma boa gestão de estoque para e-commerce é fundamental.

Quando o projeto ainda é pequeno e você tem poucas vendas, ou poucos itens para vender, as coisas parecem fáceis. Mas quando o projeto já está tomando forma e as vendas estão aumentando o estoque, não é mais fácil de gerenciar.

É aí que torna-se ainda mais importante ter uma gestão profissional e eficiente, como forma de garantir que seus clientes não saiam desapontados da sua loja virtual.

A boa notícia é que a gestão pode ser feita de forma automatizada, com o uso de plataformas de e-commerce como a oferecida pela DScomm. Com ela, você tem todas as informações que precisa no mesmo sistema, agilizando processos e minimizando erros.

Esperamos que tenha gostado das dicas sobre gestão de estoque para e-commerce e, para ter uma plataforma completa para sua loja virtual, clique aqui e entre em contato com os especialistas da DScomm!

27 jul 2022