Dicas para aumentar as vendas do e-commerce em 2022
- 26 jul 2022
O comércio virtual é um dos setores da que mais cresce, impulsionado pela pandemia, que acelerou os hábitos de consumo digital.
Aumentar as vendas do e-commerce em 2022 é a chave para seu negócio maximizar os ganhos neste ano que ainda está iniciando.
Naturalmente, a ideia de competitividade está ganhando um novo significado. O comércio na era digital não tem fronteiras. Isso significa que, se antes um microempreendedor precisava se preocupar com concorrentes do bairro ou da cidade, hoje essa concorrência é intermunicipal, ou interestadual.
E, por que não, internacional? A China e os grandes marketplaces estão aí para nos mostrar que o tamanho de uma empresa não é mais um fator decisivo na hora da compra. Se prestarmos atenção em algumas dessas sugestões, o poder de vendas e dispersão da sua marca pode aproveitar essa tendência digital.
Quer saber como aumentar as vendas do e-commerce e competir com grandes empresas? Então, leia este artigo até o final e descubra 5 dicas muito importantes para aplicar no seu comércio digital!
Estratégias para aumentar as vendas do e-commerce
Ao mesmo tempo em que o crescimento histórico do mercado digital mostra um cenário bastante favorável, temos que analisar porque muitos negócios fecham antes de um ano no mercado.
Muitos empreendedores são incentivados a iniciar um novo negócio com baixo capital de investimento e acabam pulando etapas e requisitos fundamentais para garantir o desempenho de longo prazo.
De qualquer forma, mesmo com pouco investimento, queremos sempre melhorar as vendas pela internet e ter sucesso no longo prazo, certo?
1 – Redes Sociais
A primeira sugestão de como aumentar as vendas com o e-commerce é investir tempo, criatividade e atenção nas redes sociais mais utilizadas pelo público que você deseja atingir.
A atenção às redes sociais deixou de ser um diferencial, é uma exigência para muitos clientes.
Considerando que o cliente passa grande parte do dia conectado às suas redes favoritas, ter esse diálogo online agiliza seu contato diário.
Além disso, contribuir para a formação de uma relação mais igualitária e descontraída entre a empresa e os consumidores.
Muitos empreendedores até abandonaram os portais de e-commerce para fazer vendas exclusivas nas redes sociais.
As mais consolidadas, no entanto, conseguem atuar de forma omnichannel e atendem os clientes por meio de diversos canais.
Para aumentar as vendas com o e-commerce, é essencial:
- Estar online
- Seja ativo nas redes sociais (a espera é inaceitável neste canal de vendas)
- Entenda com antecedência em quais redes seu público mais confia e se sente mais confortável
- Seja criativo e tenha personalidade nas redes. Desta forma irá consolidar a imagem da marca de forma positiva
Ah! E não deixe de investir em artigos e posts criativos, informativos e estratégicos. Ter um blog pode ser uma excelente ideia!
Dessa forma, você pode fornecer orientações e conhecimento sobre o produto ou serviço oferecido. E mostrar ao público o quanto as soluções oferecidas podem resolver suas necessidades e desejos.
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2 – Use o nome de grandes marcas
Como? Através de marketplaces como Amazon, Mercado Livre, etc. Sabemos que é difícil competir pela atenção dos consumidores com tantas marcas e empresas estabelecidas e conhecidas. Para contornar esse transtorno e aumentar as vendas com o e-commerce, siga-os.
Dessa forma você poderá contar com a confiança e reputação já estabelecidas por essas marcas até conquistar seu próprio espaço no mercado. Mas isso não significa que deve deixar sua plataforma de lado: ao contrário! É aí que ela deve ser ainda mais fortalecida para que possa atrair os clientes para o seu site próprio.
3 – Foco no pós-venda
Muitas empresas investem grande parte de seu capital para conquistar novos clientes e esquecem que reter clientes antigos é muito mais simples e barato.
No final, o cliente que já fez uma compra com você, e teve uma boa experiência, já passou por todas as etapas da venda, conhece seus problemas e as soluções que a empresa oferece. Dessa forma, é muito mais estratégico garantir que esse relacionamento dure.
E o pós-venda é uma das chaves de ouro para melhorar o índice de fidelização e aumentar as vendas com o e-commerce. Para que essa sugestão seja realmente eficiente, é fundamental desenvolver um plano de negócios de e-commerce e documentar todas essas estratégias!
4 – Facilite a experiência do consumidor
Uma das maiores reclamações dos clientes hoje é que as empresas dificultam sua experiência de compra.
Eles colocam suas compras no carrinho e ao tentar finalizar a compra precisam preencher dezenas de informações pessoais, dados, referências e inúmeros itens.
Em meio a tantas tarefas do dia a dia, milhares de carrinhos de compras são esquecidos e abandonados.
Com isso, o e-commerce vê o número de compras inacabadas cada vez maior. A estratégia para aumentar as vendas no e-commerce nesse sentido é facilitar!
Algumas das maiores marcas, por exemplo, utilizam logins de outros sites como Facebook e Google para que o cliente não perca tempo preenchendo informações já postadas em muitos outros sites.
Essa é uma maneira simples e fácil de implementar para aumentar as vendas do e-commerce.
Vale destacar que a diversidade e a facilidade dos meios de pagamento são excelentes aliados para essa estratégia.
Quanto mais opções simples e rápidas o cliente tiver para concluir sua compra, menores serão as chances de serem canceladas por estarem incompletas.
Fique atento aos indicadores do e-commerce para entender como está o índice de compras inacabadas, e então, entenda onde estão as principais falhas.
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5 – Use tecnologias e inovações
Uma excelente sugestão para aumentar as vendas com o e-commerce é se preocupar com os serviços prestados, que incluem atendimento, pós-venda e, principalmente, entregas. A logística é essencial para ratificar a confiança e o profissionalismo de uma marca.
Essa deve ser a maior preocupação de quem está começando no mercado digital. Para garantir um bom desempenho nesse sentido, é importante ter ferramentas para e-commerce e inovações que acompanhem seu crescimento.
Além disso, tenha uma plataforma de e-commerce completa, que atenta suas necessidades e possa suprir aquilo que seus clientes procuram.
Conte com a DScomm
Como você acompanhou, algumas estratégias para aumentar as vendas do e-commerce em 2022 não exigem nada mirabolante. Mas é preciso dedicação, inovação e empenho.
E em termos de inovação, talvez seja hora do seu e-commerce contar com uma plataforma mais completa, robusta e que possa dar ao cliente sempre a melhor experiência em cada acesso.
É aí que surge a opção da plataforma da DScomm, para revolucionar o mercado do e-commerce ao propor soluções inovadoras e disruptivas.
Portanto, se você quer aumentar as vendas do e-commerce em 2022, precisa conhecer a DScomm. Para isso, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com nossos especialistas!
Boas vendas!