Domínio, subdomínio e subdiretório: O que escolher para sua loja virtual??

  • 25 jul 2022

Muitas lojas virtuais ficam na dúvida de como aumentar o tráfego orgânico, e é nesse momento que surge a ideia de um blog, para atrair visitantes e melhorar o SEO.

Também vemos o cenário onde o site da empresa já possui uma relevância muito grande no seu site institucional, com bom posicionamento nos buscadores, e a ideia é aproveitar esse “crédito” adquirido com o tempo, para ajudar no SEO da sua loja virtual.

É determinante saber sobre alguns termos muito comuns: domínio, subdomínio, subdiretório e domínio estacionado.

Domínio é o nome de identificação de um site na internet, por exemplo, dosuldigital.com.br. Ele é formado pelo nome e pela extensão: dosuldigital é o nome do domínio e o .com.br é a extensão. Nós usamos ainda extensões internacionais, como .digital. Um domínio é único e para ser usado é necessário registrá-lo.

Você pode registrar um domínio em algum site conveniado aos órgãos responsáveis pelas extensões que se pretende registrar, o que na maioria das vezes é um serviço pago. Um dos mais comuns é o registro.br, responsável pela extensão .com.br. Outras extensões podem ter o registro privado. É o caso de organizações não governamentais que usam o org.br , por exemplo.

Subdomínio é um endereço que faz parte do domínio, ou seja, é uma ramificação do domínio. Geralmente é possível criar quantos subdomínios quiser a partir de um domínio. O subdomínio usa o domínio principal e se diferencia pela adição de um outro nome, além do nome do domínio. Por exemplo: blog.dosul.digital

Como vantagens, através do subdomínio é possível ter sites relacionados, bem como o corte de custos e a indexação diferente do domínio principal.

Subdiretório é um diretório ou pasta criado a partir do site principal. Por exemplo: https://dosul.digital/portfolio-list/ecommerce. É possível agrupar vários subdiretórios, como as pastas de arquivos do seu computador. Ele também pode apresentar vários níveis.

Domínio Estacionado

Domínio estacionado é um domínio direcionado para seu site, funciona como um reflexo do domínio principal. De forma prática você pode ter dois ou mais domínios: dosul.digital e dosuldigital.com.br. Quando alguém acessar dosuldigital.com.br, que é o domínio estacionado, é direcionado para o dosul.digital que é o domínio principal.

Quais as diferenças entre domínio, subdomínio e subdiretório?

A partir do que vimos sobre o assunto, existem algumas diferenças bem claras entre o domínio e o subdomínio. A mais básica é a que envolve os mecanismos de busca (como Google, Yahoo! etc.). Normalmente, quem faz uma pesquisa na internet tem uma série de resultados entre os quais escolher. Os domínios ou subdomínios, quando diferentes, podem ou não aparecer (já que não estão ligados em um mesmo guarda-chuva).

Os subdomínios — mesmo possuindo ligação intrínseca ao nome do site principal — são vistos como sites diferentes. O Google interpreta o subdomínio como um site diferente do principal. Dessa forma, não aconteceria o canibalismo de palavra-chave entre o subdomínio com o principal. Por outro lado, os subdiretórios pertencem ao domínio principal. Por isso, é necessário atenção na repetição de palavras-chaves nas páginas do site para evitar a competição dentro do próprio site.

Outra diferença é no que se refere aos custos. Enquanto os domínios devem ser todos registrados e mantidos (na maioria esmagadora das vezes envolvendo pagamento de taxas), os subdomínios e os subdiretórios não envolvem esses processos de registro e manutenção por fazerem parte de um mesmo site.

Escolha o melhor para o SEO da sua loja

À primeira vista pode até parecer que a escolha mais lógica seria o uso do subdomínio, mas para aparecer nos resultados de busca, o subdomínio demanda uma estratégia de conteúdo robusta para impulsionar sua autoridade perante os mecanismos de busca, já que não são considerados parte de um mesmo site. Ou seja, se o objetivo da sua empresa para usar o blog é atrair mais visitantes para o domínio principal, o melhor talvez seja o investimento em subdiretórios.

Mas se consideramos uma estratégia a longo prazo com crescimento escalável, vale a pena considerar os subdomínios. Isso pois, ao investir em subdomínios diferentes (com ótimos trabalhos de SEO separadamente), você pode dobrar ou triplicar as chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca.

Ao fazer trabalhos de produção de conteúdo, links com redes sociais e outras técnicas em subdomínios diferentes, você oferece mais sites para apresentar resultados a partir dos termos de pesquisa. É fundamental pensar e traçar os objetivos do seu investimento em Marketing de Conteúdo e, a partir daí, planejar com extremo cuidado os seus esforços para conseguir atingir tudo o que foi proposto.

Os domínios, subdomínios e subdiretórios possuem vantagens, desvantagens e diferenças claras, servindo a propósitos e caminhos distintos. Caso ainda não tenha certeza, sugerimos fazer alguns testes. Sim, vai dar trabalho, mas a partir disso fica mais fácil perceber, na prática, tudo o que um domínio, um subdomínio ou um subdiretório pode fazer para conquistar mercado e sua clientela.

Esperamos que tenha gostado de mais este conteúdo especial que preparamos para você!
E se precisar de quem entende não apenas de tecnologia, mas também de fazer seu negócio decolar, já sabe: fale com a gente! Até a próxima!

25 jul 2022