Frete para e-commerce: como garantir a segurança e o valor acessível?
- 26 jul 2022
O setor do e-commerce experimenta um crescimento exponencial. E diante disso, a logística do frete para e-commerce surge também como um processo fundamental para a satisfação final do cliente.
Ter uma loja virtual implica uma grande oportunidade para todas as empresas. Afinal, oferece-lhes a possibilidade de aproximar os seus produtos do cliente final, permitindo-lhes efetuar uma compra com um único clique diretamente a partir de casa, através do seu computador ou smartphone.
No entanto, as empresas devem se fazer uma pergunta importante: como a logística e o frete para e-commerce pode ser gerenciada de forma rápida e eficiente? É sobre isso que conversamos no artigo abaixo. Pegue seu café e acompanhe a leitura!
Mude a forma de gerenciar a logística
Da armazenagem ao transporte, logística reversa e gestão de devoluções, da embalagem à entrega. A logística a que sempre estivemos acostumados deve evoluir e se tornar uma logística específica para e-commerce.
O principal objetivo é a satisfação do cliente, que espera receber toda a mercadoria dentro do prazo estipulado e sem custos adicionais.
Para isso, é necessário aplicar estratégias bem definidas e rever o modelo de gestão logística, incluindo aí o frete para e-commerce por meio de parceiros confiáveis.
Melhore seu fluxo de trabalho
Acontece que muitas empresas conhecem os novos processos envolvidos na venda pela Internet, mas são pouquíssimas as que conseguem capturar esse fluxo.
Por isso, você deve considerar todo o processo: desde o recebimento da solicitação de compra pelo seu site, até a forma de entrega ao cliente.
Cada etapa deve ser devidamente estruturada, ordenada e explicada, não só para melhor organizar o seu negócio, mas também para atender às expectativas do cliente.
Um fator importante para alcançar essa metodologia de trabalho é a revisão dos dados históricos de vendas.
As grandes empresas dispõem de ferramentas para analisar os seus dados e determinar as projeções de vendas, mas se é pequena empresa, certifique-se de que dispõe de uma plataforma de e-commerce que lhe permita armazenar informação sobre as suas vendas.
Afinal, será muito relevante no futuro muito próximo, lembre-se de não deixar nada ao acaso e trabalhar com informações confiáveis.
Mas por que você precisa de um histórico de suas vendas? Os principais motivos são os seguintes:
Conheça as datas que mais vende
Conheça as datas onde as vendas tiveram um crescimento exponencial (início das aulas, Natal, Feriados Nacionais, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, etc.). Isso vai permitir-lhe estar preparado como empresa para gerir o número de pedidos que poderá ter nas diferentes épocas do ano.
Disponibilizamos aqui as principais datas comerciais de 2022. Clique para baixar gratuitamente.
Tenha estoque
Estar abastecido, por exemplo, sabendo o que mais vende no verão, ou no Dia das Mães, vai lhe ajudar a adquirir mercadoria suficiente para evitar quebras de estoque. É muito importante, principalmente na internet, que o cliente encontre o que precisa na hora que precisa.
Atenda a demanda
Você deve gerenciar um sistema que forneça informações precisas sobre o impacto de suas promoções em suas vendas. Imagine lançar um desconto de 30% em toda a sua coleção de verão. A promoção é um boom, você recebe centenas de pedidos e não tem pessoal nem capacidade logística para atender a todos. Isso não se refletirá apenas em vendas perdidas, mas também criará frustração em seus clientes.
Conhecendo essas informações, você estará preparado para enfrentar as datas de muitas vendas e, logicamente, focar em outros aspectos do seu negócio quando as coisas estiverem mais calmas.
Defina seu tipo de entrega
O primeiro ponto que você deve considerar no frete para e-commerce é como você deseja enviar seus produtos? Você deve definir 2 aspectos importantes para responder a esta pergunta.
Em primeiro lugar, defina o tipo de produto que você manuseia.
- Tamanho da sua mercadoria: Se ela pode ser transportada em carro, moto ou bicicleta.
- Fragilidade: Se você tiver a embalagem adequada para que sua mercadoria não sofra nenhum dano no transporte.
- Perecibilidade: Você deve considerar a data de validade de seus produtos, caso tenha restaurante, a entrega deve ser feita em questão de minutos.
Em segundo lugar, é verificar se você tem recursos para fazer você mesmo ou se vai terceirizar o serviço através de uma empresa de logística ou entrega:
- Se for você mesmo a realizar a entrega, deve considerar: pessoal encarregado de fazer os envios, ter os veículos para o transporte, como monitorar a entrega, áreas de entrega e como verificar a entrega.
- Terceirize o serviço: caso opte por trabalhar de mãos dadas com um operador logístico, considere as áreas de expedição, taxas, rastreabilidade, prazo de entrega, capacidade de entrega diária, logística reversa e atendimento ao cliente.
Leia também::: Por que as embalagens para e-commerce pedem a atenção especial?
Veja suas embalagens
Seu foco deve ser sempre a experiência do cliente, os compradores online procuram altos padrões nos tempos e na entrega de suas compras. Essa experiência fará com que você se destaque da concorrência.
Se você está apenas começando, provavelmente já pensou em economizar custos com embalagem, mas aqui estão alguns pontos que você deve considerar:
O valor da embalagem
O processo de desembalagem é muito apreciado pelos clientes, a embalagem chamativa evoca momentos de surpresa, encantamento e satisfação.
Apelo visual
Preparar uma embalagem com apelo visual vale a pena, pois é muito valorizada pelos clientes. Em geral, compradores online gostam de compartilhar suas embalagens na Internet, o que se torna uma ótima propaganda para você!
Tenha coerência
Tenha coerência do que você vende com seus clientes. Lembre-se de ter uma concordância entre sua marca e seu público. Por exemplo, se você é uma empresa verde, evite embalagens plásticas e opte por embalagens ecológicas. Além disso, considere as tendências atuais de consumo, agora muito mais sensíveis à poluição e ao uso indiscriminado de materiais não recicláveis.
Diferencie sua embalagem
Se você também vende em ponto de venda físico, a embalagem da loja não pode simplesmente ser replicada para seu e-commerce, ela precisa ser revisada e reexaminada. No caso da sua loja virtual, lembre-se que o seu produto fará um percurso, desde a compra até à entrega, pelo que deve otimizar a sua embalagem para agilizar a sua preparação e evitar danos no transporte.
Torne o frete para e-commerce acessível
Seja transparente com as informações que você fornece ao seu público, portanto, mostre uma taxa de entrega antes de finalizar a compra, para que seus clientes evitem surpresas.
Para isso, você pode integrar um sistema em sua plataforma de e-commerce para que já calcule o valor do frete antes do cliente finalizar a compra. Isso torna o processo mais prático e confiável para o cliente.
E se for possível oferecer frete grátis a partir de determinado valor ou para determinada região, melhor ainda. As pessoas adoram isso e com certeza se tornarão compradores recorrentes em sua loja virtual.
Obedeça o prazo de entrega
Por fim, tenha em conta os prazos de entrega, desde que o cliente compra na sua loja online, até receber o produto.
Essas informações devem ser claras para o cliente, e é muito importante que sejam confiáveis, pois muitas pessoas deixarão de realizar determinadas atividades no dia combinado da entrega, justamente para receber sua compra.
Forneça informações sobre quanto tempo demora a entrega a nível local ou nacional, horas de expedição (Exemplo: de segunda a sexta-feira das 8h às 20h), que dias não são feitas as entregas, que pessoas estão autorizadas a receber a encomenda, etc.
Leia também::: Opções de Frete no E-commerce
Tenha uma plataforma como aliada
Como você viu, ter uma loja virtual vai além de apenas expor e vender produtos, é preciso estar atento também à entrega do item ao cliente, com segurança e valor acessível.
Por isso, contar com uma plataforma que já tenha a integração com o serviço de entrega pode ser um grande diferencial para o sucesso do seu negócio. Aqui na DScomm nossa plataforma é completa, integrando até mesmo empresas de transporte em seu sistema.
Portanto, se deseja se destacar no mercado e surpreender também no frete para e-commerce, conte com a DScomm. Para conhecer nossos planos, entre em contato com nossos consultores!