Leia antes de fazer o cadastro de produtos da loja virtual
- 26 jul 2022
O cadastro de produtos é uma das partes mais importantes da implantação de uma loja virtual. Ao mesmo tempo, também é uma tarefa operacional que exige máxima estratégia e atenção.
Por isso, é essencial entender a melhor forma de descrever os itens do e-commerce.
Mas, fique tranquilo. A gente garante que esse processo, por mais que seja trabalhoso, pode ser bem fluido quando as boas práticas são levadas em consideração desde o início.
Entender quais informações importam e o porquê delas enquanto você faz o cadastro de produtos na loja virtual evita trabalho a mais, melhora a experiência do cliente e potencializa as vendas.
Leia até o final e, aí sim, estará pronto para fazer o cadastro dos produtos na loja virtual.
1.Imagem de produtos na loja online
Além de fotos de qualidade, é preciso explorar o produto ao máximo para mostrar ao cliente a versatilidade, os materiais e todos os detalhes importantes de seus itens.
As imagens são fortes argumentos de venda. Por isso, evidencie quais as características mais importantes, com ângulos diferentes e detalhes aproximados.
Alguns diferentes estilos de imagens de produtos são:
- O objeto em grupo
- O objeto individual
- O objeto em uso
- O objeto em 360º
- O objeto em diferentes cores, se houver a opção
2. Título para produtos em lojas virtuais
É através do título que a página do seu produto é identificada pelo Google como a resposta à busca que o seu cliente faz na internet. Isso mesmo: enquanto ele procura por “bolsa preta de couro”, os buscadores tem robôs que rastreiam quais páginas melhor respondem à sua intenção de busca, mostrando os resultados correspondentes.
Por isso, quanto mais específico for o seu título, melhor. Em caso de um produto com nome subjetivo, descubra como os seus clientes pesquisam pelo item e eleja o termo mais popular.
Podemos comparar o título da loja virtual à etiqueta da loja física. Logo, precisa reunir informações relevantes para que o cliente possa selecionar:
- O que é o produto
- Marca
- Características como cor, materiais, estilo
- Quais as aplicações
- Quais os diferenciais
Leia também: O que é Omnichanel?
3. Boa descrição de produtos para e-commerce
Na sua loja virtual, o cliente não tem contato físico com o produto nem pode tirar dúvidas com um vendedor disponível. Por isso, quanto melhor for a descrição do produto, maiores as chances do cliente sentir desejo pela compra e também segurança daquilo que está adquirindo.
Capriche na definição dos atributos dos produtos, indicando todas as suas especificidades, tendo em mente que uma compra à distância, sem toque ou olhar minucioso, depende totalmente de envolver o cliente com as informações técnicas e de persuasão.
Atributos de produtos para loja virtual
Os atributos de produto consistem nas informações técnicas e de uso, como tamanho (inclusive em medidas), cor, peso, material utilizado na fabricação, possibilidades de utilização do item, entre outras características que auxiliem o cliente a decidir ou não se aquilo atende suas necessidades, causando o mínimo de dúvidas e frustrações possíveis.
Ir além das especificações de rótulo é pensar na experiência do cliente e em sua jornada de compra. Escreva ou, melhor ainda, mostre através de imagens ou vídeos os benefícios, consequências positivas e avaliações reais.
Do contrário, a falta de informações relevantes pode fazer com que seu cliente desista da compra – ou pior – nunca mais considere sua marca para compras futuras. Segundo pesquisa da Nielsen, 20% da desistência de compras no e-commerce estão relacionadas à falta de informações ou de clareza nos dados dos produtos.
Isso quer dizer que um bom cadastro ajuda na conversão de vendas, por isso conte com a ajuda do seu próprio cliente para otimizá-lo. Como? Medindo sua satisfação com o item comprado, comparando a expectativa versus realidade em suas opiniões, avaliando como os clientes usam seus produtos no dia a dia, quais dúvidas surgem com mais frequência, e se existe algum atributo que dê margem a mais perguntas.
Por isso, a grande sacada é colocar-se no lugar do seu visitante e pensar na experiência completa, desde a pesquisa pelo produto nos buscadores da internet até a finalização da compra, transmitindo credibilidade, qualidade e transparência!
4. SEO para produtos de e-commerce
SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, numa tradução literal, é a otimização para os motores de busca (Google, por exemplo).
Quando seu possível cliente procura por algo na internet que possa corresponder ao seu produto, é importante que todas as informações contidas no cadastro indiquem ser a melhor resposta à busca.
Aproveitar a descrição do produto para vender para quem já quer fazer a compra, afinal está pesquisando na internet, é muito importante para aumentar os lucros.
Para iniciar, busque saber mais sobre as palavras-chave e utilize o Google Trends para ver e comparar os termos de busca relacionados aos seus produtos.
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