Leia antes de fazer o cadastro de produtos da loja virtual

  • 26 jul 2022

O cadastro de produtos é uma das partes mais importantes da implantação de uma loja virtual. Ao mesmo tempo, também é uma tarefa operacional que exige máxima estratégia e atenção.

Por isso, é essencial entender a melhor forma de descrever os itens do e-commerce.

Mas, fique tranquilo. A gente garante que esse processo, por mais que seja trabalhoso, pode ser bem fluido quando as boas práticas são levadas em consideração desde o início.

Entender quais informações importam e o porquê delas enquanto você faz o cadastro de produtos na loja virtual evita trabalho a mais, melhora a experiência do cliente e potencializa as vendas.

Leia até o final e, aí sim, estará pronto para fazer o cadastro dos produtos na loja virtual.

1.Imagem de produtos na loja online

Além de fotos de qualidade, é preciso explorar o produto ao máximo para mostrar ao cliente a versatilidade, os materiais e todos os detalhes importantes de seus itens.

As imagens são fortes argumentos de venda. Por isso, evidencie quais as características mais importantes, com ângulos diferentes e detalhes aproximados.

Alguns diferentes estilos de imagens de produtos são:

  • O objeto em grupo
  • O objeto individual
  • O objeto em uso
  • O objeto em 360º
  • O objeto em diferentes cores, se houver a opção

2. Título para produtos em lojas virtuais

É através do título que a página do seu produto é identificada pelo Google como a resposta à busca que o seu cliente faz na internet. Isso mesmo: enquanto ele procura por “bolsa preta de couro”, os buscadores tem robôs que rastreiam quais páginas melhor respondem à sua intenção de busca, mostrando os resultados correspondentes.

Por isso, quanto mais específico for o seu título, melhor. Em caso de um produto com nome subjetivo, descubra como os seus clientes pesquisam pelo item e eleja o termo mais popular.

Podemos comparar o título da loja virtual à etiqueta da loja física. Logo, precisa reunir informações relevantes para que o cliente possa selecionar:

  • O que é o produto
  • Marca
  • Características como cor, materiais, estilo
  • Quais as aplicações
  • Quais os diferenciais

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3. Boa descrição de produtos para e-commerce

Na sua loja virtual, o cliente não tem contato físico com o produto nem pode tirar dúvidas com um vendedor disponível. Por isso, quanto melhor for a descrição do produto, maiores as chances do cliente sentir desejo pela compra e também segurança daquilo que está adquirindo.

Capriche na definição dos atributos dos produtos, indicando todas as suas especificidades, tendo em  mente que uma compra à distância, sem toque ou olhar minucioso, depende totalmente de envolver o cliente com as informações técnicas e de persuasão.

Atributos de produtos para loja virtual

Os atributos de produto consistem nas informações técnicas e de uso, como tamanho (inclusive em medidas), cor, peso, material utilizado na fabricação, possibilidades de utilização do item, entre outras características que auxiliem o cliente a decidir ou não se aquilo atende suas necessidades, causando o mínimo de dúvidas e frustrações possíveis.

Ir além das especificações de rótulo é pensar na experiência do cliente e em sua jornada de compra. Escreva ou, melhor ainda, mostre através de imagens ou vídeos os benefícios, consequências positivas e avaliações reais.

Do contrário, a falta de informações relevantes pode fazer com que seu cliente desista da compra – ou pior – nunca mais considere sua marca para compras futuras. Segundo pesquisa da Nielsen, 20% da desistência de compras no e-commerce estão relacionadas à falta de informações ou de clareza nos dados dos produtos.

Isso quer dizer que um bom cadastro ajuda na conversão de vendas, por isso conte com a ajuda do seu próprio cliente para otimizá-lo. Como? Medindo sua satisfação com o item comprado, comparando a expectativa versus realidade em suas opiniões, avaliando como os clientes usam seus produtos no dia a dia, quais dúvidas surgem com mais frequência, e se existe algum atributo que dê margem a mais perguntas.

Por isso, a grande sacada é colocar-se no lugar do seu visitante e pensar na experiência completa, desde a pesquisa pelo produto nos buscadores da internet até a finalização da compra, transmitindo credibilidade, qualidade e transparência!

4. SEO para produtos de e-commerce

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, numa tradução literal, é a otimização para os motores de busca (Google, por exemplo).

Quando seu possível cliente procura por algo na internet que possa corresponder ao seu produto, é importante que todas as informações contidas no cadastro indiquem ser a melhor resposta à busca.

Aproveitar a descrição do produto para vender para quem já quer fazer a compra, afinal está pesquisando na internet, é muito importante para aumentar os lucros.

Para iniciar, busque saber mais sobre as palavras-chave e utilize o Google Trends para ver e comparar os termos de busca relacionados aos seus produtos.

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26 jul 2022