Móveis no E-commerce
- 26 jul 2022
Quando se pensa em comprar um novo móvel para casa garanto que vem à mente o abrir e fechar de portas, medir espaços ou testar o conforto de assentos e encostos – este modo analógico e cheio de toque que tivemos que deixar de lado em tempos de pandemia.
A venda online no segmento de móveis tendia a receber uma porção de resistências: a falta do toque e do visual, a entrega, a questão de trocas e devoluções, montagem e assistência técnica. No entanto, os novos costumes adotados no período da quarentena fez com que grande parte dos resistentes revissem seus conceitos. Prova disso foi a alta de 94,4% nas vendas até maio/2020 em relação a 2019, como mostra pesquisa realizada em parceria com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Também segundo essa pesquisa, o aumento das vendas se deu pelo fechamento das lojas físicas e pelo fator home office. O fato das pessoas estarem mais em casa por um longo período e terem que adaptar seus cantinhos para incluírem um espaço de trabalho impulsionou muitas vendas dentro deste nicho.
A pesquisa da ABComm mostrou também que o setor de móveis e decoração está entre os que mais cresceram no mundo virtual nos primeiros meses da pandemia, ficando atrás apenas dos segmentos de calçados, bebidas, supermercados e artigos esportivos.
Imaginamos que ninguém queira ficar para trás em seu próprio mercado e muito menos da sua concorrência, por isso a transição do físico para o online além de necessária, precisa ser algo planejado, pois envolve diversas novas questões, como: área de atuação e a consequente logística de entrega; cadastro de produtos e integração de estoque; pagamento e segurança de dados; pronta-entrega ou fabricação por demanda que impactam no prazo do recebimento; e claro, as ações de publicidade e marketing para atrair o público para sua loja virtual. Através da comunicação e promoções pelas redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp e pelo próprio site é possível chegar a um bom número de pessoas dentro do seu público-alvo; sem esquecer é claro da pesquisa do Google, orgânica ou paga, que também é um canal extremamente importante para ser encontrado com facilidade.
Muitas lojas de móveis ainda optam por estar simultaneamente em sua própria loja virtual e também nos maiores marketplaces, como Mercado Livre, MadeiraMadeira, Americanas, Magazine Luiza, entre outros. Eles oferecem vantagens e desvantagens, por isso, tenha certeza que são os canais certos no tempo certo para estar.
Segundo a Ebit Nielsen a previsão para as vendas em e-commerce em 2021 aqui no Brasil é de um crescimento de 26%, mantendo a atratividade e consolidando ainda mais os canais online. Por isso, se você busca explorar esse novo mundo cheio de possibilidades e de alcance conte com a DScomm para te ajudar a dar seus primeiros passos e crescer junto com sua empresa! Através da nossa plataforma de e-commerce é possível descomplicar e flexibilizar os processos, com um layout personalizado e suporte humanizado, feito por quem realmente entende do negócio.
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Boa inspiração e sucesso nas vendas!
Abraços virtuais.