O que é Google Shopping e como usá-lo para vender mais

  • 26 jul 2022

Você sabe o que é Google Shopping? Ele é um dos principais mercados globais que podem ajudá-lo a permanecer competitivo no mercado.

Nada melhor do que recursos que podem permitir que você aumente a visibilidade de sua loja como produtos de lista no Google Shopping.

No entanto, este canal de vendas permite que empresas de todo o mundo vendam gratuitamente. Logo, você enfrentará mais concorrência.

Porém, estar presente na plataforma de vendas do mecanismo de busca também proporciona várias vantagens que “valem o preço”.

Para que saiba o que é o Google Shopping, e como usá-lo para vender mais, preparamos um artigo completo que você pode conferir agora mesmo! Vamos lá?

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é um mecanismo de compras on-line que permite que os clientes pesquisem, comparem e comprem produtos em diversas lojas.

É uma coleção de diversos serviços e destinos, todos impulsionados por uma nova plataforma, a Google Merchant Center.

Com o Google Shopping, os vendedores podem usar três destinos ou serviços principais:

Superfície no Google

Descoberta simples na pesquisa orgânica, o que significa que quando um consumidor pesquisa um produto no Google, ele será exibido sem a necessidade de um marketing pago.

Anúncios do Google Shopping

Os vendedores podem criar campanhas do Shopping, que incluem orçamento, gerenciamento de lances e visualização de dados de desempenho do anúncio. Até recentemente, a guia Google Shopping carregava itens pagos por meio do serviço Shopping Ads, mas por causa de uma iniciativa do Google em resposta ao Covid-19, a maioria dos resultados de pesquisa agora são listagens gratuitas expostas via superfície em todo o Google.

Google Shopping Actions

A própria experiência de compra no mercado do Google – Shopping Actions – é comparável à Amazon ou eBay, pois um comprador encontrará seus produtos, “adicionará ao carrinho” com um carrinho universal do Google Shopping e concluirá o processo de pagamento diretamente no Google.

Vale a pena vender no Google?

Depois da Amazon, o Google Shopping é a segunda plataforma mais popular para os clientes iniciarem suas pesquisas de produtos.

Isso o torna um caminho provável para os clientes conhecerem seu produto e que você deve usar se ainda não o fez. Aqui estão algumas razões do porquê:

Você tem a opção de incluir componentes visuais

Se você pesquisar o termo “camas”, verá anúncios de texto regulares. Você pode atrair clientes usando o Google Shopping incluindo imagens de produtos.

Sua empresa aparece em vários resultados de pesquisa

Você pode aparecer em vários resultados de pesquisa, inclusive como um site, um anúncio somente de texto e um resultado do Shopping, graças ao Google Shopping. Claro, você precisará ser otimizado adequadamente, mas isso dá à sua loja mais chances de aparecer na frente de clientes em potencial.

É possível buscar clientes do fundo do funil

A capacidade de usar palavras-chave realmente exatas faz parte do fascínio do Google Shopping. Isso pode ser vantajoso para vendedores e compradores. Se um comprador já entende o que quer, não precisará de muito mais persuasão para comprar um produto. Logo, usando a estratégia de SEO certa, você venderá seus produtos diretamente ao cliente já de fundo de funil.

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Como vender no Google Shopping

A primeira etapa que você precisa fazer ao vender no Google Shopping é inscrever-se no Google Merchant Center. Este local é onde você pode gerenciar suas listagens e postar seus produtos manualmente.

No painel, você precisa preencher algumas informações, como URL da loja virtual, nome da loja, país da sua empresa. Depois disso, o Google solicitará que você envie um arquivo para seu servidor para validar a propriedade do site.

Depois de se inscrever na conta do Google Merchant, você pode gerenciar todas as atividades da empresa, como listagens de produtos, pedidos, impostos ou detalhes de envio.

Em seguida, você precisa fazer upload de seus produtos para vender no Google Shopping. As listagens no Google Merchant Center serão agrupadas em “Feeds”. Uma loja online pode ter vários feeds de produtos.

Por exemplo, você pode criar um feed para produtos regulares, outro para produtos sazonais e outro para itens mais vendidos e assim por diante.

Para adicionar um feed de produtos, no Google Merchant Center, vamos para:

  • Produtos > Carregar vários produtos

Você pode nomear seu feed e selecionar o país para produtos específicos. No entanto, você precisa observar que seus produtos precisam de identidade como Marca, GITN e MPN.

Depois de concluir essas etapas, todas as listagens selecionadas aparecerão no Merchant Center e você estará pronto para vender no Google Shopping.

Impulsione seus anúncios

Para alcançar públicos mais amplos, você precisa comprar anúncios de compras. O conceito é bem claro: se você quiser que suas listagens apareçam nos resultados de pesquisa do Google, você terá que pagar por isso. Para o Google Shopping, você precisa configurar uma conta do AdWords.

Criar uma conta é muito fácil quando você acessa o AdWords. Depois disso, faça login no seu painel e navegue até  Criar sua primeira campanha. A partir daqui, você pode nomear sua campanha publicitária e escolher  Shopping no tipo de anúncio na próxima tela.

O AdWords tem um painel muito claro e limpo, para que você possa configurar facilmente sua própria campanha usando o conhecimento de marketing de anúncios digitais.

Antes de usar o Google AdWords para promover suas listagens, você deve primeiro conectar sua conta do Merchant Center. Ao vincular duas contas, você pode escolher seus canais, otimizar seus lances e começar a vender no Google Shopping.

Imagem do produto , título do produto e preço são os três elementos mais importantes de uma listagem do Google Shopping. Essas são as primeiras coisas que o cliente vê e devem ser completamente precisas.

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Agora é hora de vender!

Agora que você já sabe o que é o Google Shopping, é hora de usar esta ferramenta para turbinar as vendas da sua loja virtual.

E como você viu, o Google Shopping é um canal de marketing otimizado para conversão. Quanto mais próximo o consumidor chega de fazer uma compra, mais precisa se torna sua busca.

E a boa notícia é que a plataforma de lojas virtuais da DScomm já é integrada ao Google Shopping. Desta forma, você pode ampliar a divulgação dos seus produtos também na vitrine do maior buscador da Internet, maximizando suas chances de venda.

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre o que é o Google Shopping e, para conhecer a plataforma da DScomm e turbinar suas vendas de uma forma mais prática e rápida, entre em contato com nossos consultores!

26 jul 2022