O que é markup e como calcular no e-commerce?
- 27 jul 2022
O lucro é um dos principais objetivos de quem inicia um negócio. A parte difícil, muitas vezes, é encontrar uma margem de lucro atraente sem afastar os clientes.
Para não errar na conta, é preciso saber o que é markup e como ela pode te ajudar no seu negócio. E já antecipamos: não é uma forma milagrosa, mas uma ferramenta para definir preços com precisão.
Para conhecer a fórmula, e sobre como pode ajudar seu e-commerce a faturar mais, leia o artigo até o final!
O que é markup?
A fórmula parece matemática avançada, mas o conceito é muito mais simples do que parece. Markup nada mais é do que um índice que é aplicado ao custo de aquisição de um produto.
Permite determinar com precisão o preço de venda cobrindo todos os custos e despesas e garantindo uma margem de lucro, mesmo quando o cliente solicita um desconto.
Você pode calcular dois preços diferentes com antecedência, por exemplo, o que dá mais agilidade aos vendedores, pois evitam ter que consultar o gerente para conceder um desconto. Com uma tabela sempre atualizada, tudo é muito prático.
Outra vantagem é a possibilidade de precificar não só todos os produtos, mas também individualmente, de acordo com suas especificidades. E isso dentro de um e-commerce pode ser uma grande ajuda!
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E o que é margem de lucro?
Margem, ou margem bruta, é a diferença entre o preço pelo qual um produto é vendido e o custo da sua aquisição junto ao fornecedor. Essencialmente, é a quantidade de dinheiro que é ganho com a venda.
As margens são mostradas em forma de porcentagem e estabelecem qual porcentagem da receita total pode ser considerada um lucro.
O cálculo da margem requer apenas dois pontos de dados, o custo do produto e o preço pelo qual está sendo vendido. Para obter o custo mais preciso de um produto, você precisará levar em consideração todos os elementos do processo de produção ou aquisição desse produto, incluindo matérias-primas. É aí que entra em cena o markup.
Por que é necessário determinar o markup?
A maior razão pela qual determinar o markup é importante é que ele ajuda você a administrar um negócio sustentável.
Se você está vendendo produtos no valor ou abaixo do preço, você está em um caminho rápido para a falência.
Portanto, seu markup, juntamente com sua margem bruta, é um fator-chave na estratégia de preços do seu e-commerce.
Como fazer o cálculo de markup?
Para calcular o markup no e-commerce, você deve primeiro entender quais são os elementos da fórmula e o que eles significam.
Você pode escolher entre dois modelos: o multiplicador ou o divisor. Na prática, o resultado é o mesmo. A diferença está na execução. Seja qual for o modelo, você deve:
- Saber qual é o custo direto do produto (seu valor de aquisição ou produção)
- Identifique e some o percentual de despesas variáveis (impostos sobre vendas e comissões) adicionados a cada produto vendido
- Descubra o percentual que as despesas fixas (financeiras, administrativas e comerciais) do produto representam
- Defina o lucro que você espera obter de cada unidade
Markup Multiplicador
Com todos esses elementos da equação, agora só resta fazer as contas. Em um markup multiplicador, a fórmula é 100/[100-(DV+DF+LP), onde DV são as despesas variáveis, DF as despesas fixas e LP o lucro pretendido.
Assumindo que cada uma dessas três variáveis equivale a 10% do custo que você teve para adquirir ou produzir o produto, temos o seguinte cálculo:
- 100/[100-(10+10+10)]
- 100/(100-30)
- 100/70
- 1,4286
Agora você multiplica o resultado pelo custo do produto. Supondo que custe R$ 50, com o markup do multiplicador de 1,4286, seu preço de venda seria R$ 71,43.
Markup divisor
Já no markup do divisor, você obtém diretamente o preço de venda. Assim, teremos CP/[1-(DV+DF+LP)], onde CP é igual ao custo do produto. A diferença é que, em vez de usar porcentagens nas variáveis, usaremos os números fracionários de 1. Ou seja, 0,1 em vez de 10%.
O que nos leva ao próximo cálculo:
- CP/[1-(DV+DF+LP)]
- 50/(1-(0,1+0,1+0,1))
- 50/0,7
Preço de venda = R$ 71, 43
O principal cuidado deve ser manter os dados atualizados e confiáveis e sempre avaliar a estratégia de acordo com o momento.
Afinal, o e-commerce nem sempre conseguirá impor seu preço de venda baseado no custo. O preço cobrado pela concorrência também pode influenciar o seu.
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Por que calcular o markup no e-commerce?
Em primeiro lugar, estes são os parâmetros básicos que falam de rentabilidade. Eles são, portanto, usados para verificar quais produtos ou categorias de produtos trazem mais lucro para a loja virtual. Esta é a base para decisões subsequentes sobre o sortimento e promoções.
Em segundo lugar, o conhecimento do nível de markups é útil durante as negociações comerciais com o fabricante.
Em terceiro lugar, o conhecimento dos níveis de markpu atual e desejado permite o planejamento eficaz de campanhas promocionais. Isso ocorre porque mostra os “spreads” permitidos dentro dos quais os preços podem flutuar.
As vantagens para o gestor
O conhecimento dos termos que atuam na economia é essencial para analisar corretamente o seu negócio e otimizar os lucros.
Portanto, para os donos de e-commerce, saber a diferença entre margem de lucro e markup, e poder calcular os dois indicadores é fundamental, pois eles trarão benefícios cruciais para o negócio. Quais?
Negociações mais eficazes com parceiros comerciais
Eles resultarão não apenas da capacidade de analisar melhor os termos, mas também da imagem de um especialista que será construída através do conhecimento de tais termos.
Aprendendo as lições certas com as vendas
Não ser capaz de diferenciar entre margem de lucro e markup pode fazer com que o dono de uma loja online não consiga gerar as informações corretas sobre as políticas financeiras de seu negócio, o que pode levar o negócio a problemas de lucratividade.
Gestão de vendas mais eficaz
O preço no e-commerce é um dos fatores-chave na decisão de comprar ou abandonar uma oferta. Portanto, o gerenciamento inteligente de preços pode fazer uma diferença significativa nas vendas e nos lucros.
Uso mais eficaz dos dados
Ao otimizar a quantidade de suas ofertas e reagir aos movimentos de seus concorrentes, você poderá atingir suas metas financeiras e de vendas.
Use o markup no seu e-commerce
Agora que você sabe o que é markup, e como fazer seus cálculos, é hora de aplicar em seu e-commerce. Use as fórmulas que apresentamos acima e determine seus percentuais de cálculo.
Veja se realmente está obtendo o lucro necessário em cada item, ou se é preciso fazer um reajuste. No caso de produtos “encalhados”, é importante ver se o valor não está acima do mercado, e qual é seu real markup.
Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é markup. E caso precise de uma plataforma completa para seu e-commerce, conte com a DScomm. Para conhecer nosso sistema completo, clique aqui e já converse com nossos consultores!