O que é o selo ebit e como conseguir para sua loja virtual?
- 26 jul 2022
Você sabe o que é o selo ebit? Ele foi criado no início dos anos 2000, como forma de certificar as lojas virtuais no Brasil.
Sua criação tinha como objetivo tornar o ambiente virtual mais confiável para quem fazia compras. E se lá atrás já havia essa preocupação, hoje ela é fundamental!
Afinal, vemos cada vez mais crimes virtuais sendo realizados. E com isso, surge também o medo de comprar algo em um e-commerce e ser vítima de um golpe.
Para quem compra, o selo ebit é uma garantia de segurança. E para quem vende, ter a certificação é sinônimo de maior confiança perante seus consumidores.
Para explicar um pouco mais sobre o que é o selo ebit, e como conseguir para seu e-commerce, preparamos o artigo abaixo repleto de informações! Vamos conferir???
Qual a importância da confiança na internet?
Imagine por um minuto o que aconteceria se você não pudesse confiar em nenhuma transação na Internet.
Não muito tempo atrás, você nunca teria considerado comprar algo online — simplesmente porque não havia garantias de privacidade ou segurança na Internet.
Tudo mudou com o uso de certificados digitais para ajudar a aumentar a confiança na Internet.
Com os certificados digitais, é possível garantir que as transações feitas no mundo virtual sejam confidenciais e inalteradas.
Avance para hoje, onde o adulto brasileiro médio gasta 5,4 horas por dia com navegando na internet, e torna-se essencial poder estabelecer a confidencialidade e a integridade dos dados em todos os momentos.
Chaves, certificados e selos estão entrelaçados em nossa vida cotidiana tanto que tirar vantagem da confiança estabelecida por eles é o vetor de ataque perfeito para quem quer vender mais pela Internet.
Nesse sentido, contar com um selo que confirme sua reputação pode ser um diferencial perante seu público.
E em termos de lojas virtuais, o “padrão ouro” de confiança é oferecido pelo selo ebit, que costuma ser ostentado pelas empresas em locais facilmente visíveis do site.
O que é o selo ebit
O selo ebit, como mencionamos, foi criado no Brasil no ano 2000 por uma empresa que leva seu nome.
O objetivo com sua criação era ajudar aos usuários a encontrar lojas virtuais confiáveis, onde pudessem fazer suas compras sem qualquer medo.
Ao longo de mais de 20 anos, o selo foi sendo aperfeiçoado e hoje é um dos principais mecanismos para atestar a confiabilidade de um e-commerce.
Para obter o selo ebit, as lojas virtuais passam por um processo de avaliação feito pelos próprios consumidores.
Entre os critérios analisados junto às experiências de compras reais, estão:
- quantidade de pesquisas respondidas
- porcentagens de entregas no prazo
- probabilidade dos consumidores voltarem a comprar na loja
Os critérios de pesquisa também são feitos em dois momentos: após a compra no site e após o recebimento do produto.
De acordo com o resultado das pesquisas, as lojas virtuais recebem selos nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Bronze
A primeira classificação dentro do selo ebit é o Bronze, considerada como boa. Ele é entregue às lojas virtuais quando os requisitos mínimos são atingidos, sendo considerada como uma boa loja para se comprar.
Em média, lojas virtuais nesta classificação possuem uma taxa de 70% de entregas no prazo, e 70% de probabilidade que o consumidor volte a fazer compras.
É essencial ainda que a loja já tenha protocolo de segurança SSL (Secure Sockets Layer), além de seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Tal requisito é obrigatório para as demais classificações abaixo.
Prata
O selo ebit prata é conquistado por lojas virtuais que tenham 75% nos quesitos de prazo de entrega e possibilidade de recompra dos clientes.
Ouro
O selo ouro é conquistado por empresas que atingem percentuais de 80% tanto na entrega no prazo, como clientes que voltariam a fazer negócio.
Diamante
Considerada a melhor avaliação, o selo ebit diamante é conquistado por empresas que tenham mais de 85% de avaliações positivas sobre prazo de entrega e percentual de recompra de seus clientes.
E é importante frisar que para atingir tal percentual, é necessário ao menos duas mil pesquisas com os clientes da loja. Além disso, a avaliação é feita a cada 90 dias.
Leia também::: Por que as embalagens para e-commerce pedem atenção especial?
Como conseguir o selo ebit?
Para conseguir o selo ebit, é necessário que o lojista acesse o site da empresa, e faça seu cadastro de adesão.
Após ser aprovado e se conveniar à ebit, é necessário implementar a medalha em todas as páginas da loja de acordo com as instruções da equipe de atendimento comercial.
Além disso, o banner da ebit deve ser implementado única e exclusivamente na página de finalização da compra. O objetivo é garantir que as pesquisas de satisfação da loja sejam respondidas por consumidores reais no momento da compra.
Por fim, após implementar corretamente as medalhas e o banner é preciso validar a integração com a equipe de atendimento comercial. Também é necessário solicitar homologação da loja com a área de suporte.
Todo o processo é rápido e prático, e não há qualquer custo de adesão. Conforme os consumidores avaliam a empresa, ela recebe o selo de acordo com sua classificação, que pode subir ou descer de acordo com os resultados obtidos.
Seja sempre bem avaliado
Se você é lojista virtual, temos certeza que seu objetivo é atingir o padrão diamante do selo ebit. Afinal, ele indica que seu e-commerce é muito bem avaliado pelos seus clientes.
E no mundo atual, essa avaliação de quem compra é uma das principais propagandas para atrair novos consumidores.
Por isso, acreditamos que aderir ao selo ebit é uma excelente oportunidade para tornar seu e-commerce ainda mais lucrativo.
Esperamos que tenham gostado de saber mais sobre o que é o selo ebit.
E para mais dicas e informações para turbinar seu e-commerce, basta clicar aqui e falar com um de nossos especialistas.