Por que as embalagens para e-commerce pedem a atenção especial?

  • 26 jul 2022

Oferecer uma excelente experiência de compra em seu e-commerce tem tudo a ver com a escolha das embalagens.

Se você está abrindo sua loja virtual e tem dúvidas sobre esse assunto, ou mesmo quer melhorar as embalagens utilizadas no seu e-commerce, siga com a gente.

A embalagem do produto não é algo menos importante por ser descartado após abrir. Lembre-se que abrir o pacote, ou a caixa, é o primeiro contato do cliente com o produto.

Por isso, consideramos que esse é um dos pontos chave para oferecer ao cliente uma excelente experiência de compra.

Primeiro, a embalagem serve para proteger o produto, garantindo que ele chegue até o cliente em segurança. O objetivo mais básico é preservar a sua integridade sem estragar ou modificar as características originais.

Mas, a embalagem pode ter papel muito além de garantir a segurança e integridade da mercadoria.

Ninguém gosta de receber algo com embalagem suja ou amassada. Em vez disso, é possível usar a embalagem como o primeiro passo para encantar e fidelizar clientes.

Vamos desembalar esse assunto?

Caprichando na embalagem do e-commerce

Até aqui, deu para entender que os produtos precisam chegar aos clientes intactos e também causar a melhor impressão possível.

Existem alguns pontos a considerar para quem está montando a sua loja virtual e sabe que precisa caprichar nas embalagens.

  • Entender as necessidades dos produtos

Aqui na DScomm, atendemos diferentes clientes com diferentes demandas de envios. Desde moveleiras, que contam com produtos grandes e desmontados, passando por lojas de joias e até e-commerce de bebidas.

Itens de diferentes tamanhos e materiais precisam de atenção específica. Além disso, é preciso pensar como as compras costumam ser feitas. São enviados itens grandes e pequenos juntos? Itens frágeis são comprados junto de outros mais resistentes?

Leve em conta antes de decidir pelas embalagens.

  1. Usar embalagens resistentes

Proteger os produtos passa pela escolha de embalagens seguras. Uma vez que você conhece as particularidades dos itens que comercializa, entende também o quanto suas embalagens precisam proteger.

Não é preciso embalar com exagero, mas existem soluções com bom custo-benefício adequadas a cada tipo de produto.

  1. Mantenha o mais leve e pequeno possível

O custo do frete é diretamente influenciado pelas medidas e pelo peso do item postado como um todo. Logo, adequar a embalagem ao produto é uma garantia que ninguém vai pagar pelo frete mais caro que o necessário.

Leia também: Opções de frete no e-commerce

  • A personalização da embalagem importa

Depois de garantir que o produto vai chegar intacto até o cliente, hora de investir no visual da embalagem. É interessante que tenha, no mínimo, a identidade visual (logo) e as cores da sua marca a fim de passar uma imagem profissional.

Avalie a necessidade de manter a logo em todos os itens da embalagem. Se o orçamento estiver curto, dispense a impressão em cores e aposte em uma matriz preto e branco.

Para algumas embalagens, pode valer a pena apostar em carimbos com a logo da marca.

O tipo de produto também inspira os detalhes da embalagem. Uma loja de roupas, por exemplo, pode tornar a entrega mais elegante ao envolver as peças em papel de seda e fitas.

  • Envie um agradecimento

A depender da sua proposta, e do volume de envios, também é de bom gosto enviar junto um bilhete de agradecimento com uma mensagem delicada ao cliente. Conforme os envios aumentam, dá para imprimir as mensagens apenas com espaço para o nome do cliente e a sua assinatura.

Também é legal oferecer um desconto exclusivo para a segunda compra, pedir uma avaliação ou mesmo para continuar o relacionamento seguindo nas redes sociais. Aproveite para expressar preocupação real com seu cliente!

Principais tipos de embalagem para e-commerce

Após entender as necessidades da sua marca e dos seus produtos, é hora de saber quais materiais são os mais indicados para fazer o envio dos itens comercializados em sua loja virtual. Confira abaixo alguns dos mais comuns.

  • Caixa de papelão

Uma das embalagens mais versáteis, disponível em diversos tamanhos e formatos, são úteis para transportar praticamente todos os itens. Fáceis de montar, ocupam pouco espaço no seu estoque.

Uma dica é saber uma média de quantos produtos são adquiridos por vez para padronizar um tamanho específico para seu negócio.

  • Papel kraft

Indicado para envolver roupas e outros produtos que não sejam frágeis, o papel kraft é uma opção simples, barata e reciclável para embalar produtos.

Pesquise sobre as gramaturas mais certeiras para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

  • Materiais de preenchimento

Evitar o ar dentro da embalagem é importante para evitar que os itens batam e ajuda a ficarem no lugar. Plástico-bolha, isopor, fragmentos de papel ou almofadas de ar costumam ser usados para esse fim.

  • Envelopes em plásticos de segurança

Mais resistentes que o papel kraft, os envelopes plásticos de segurança são fáceis de armazenar e muito práticos de usar. No entanto, pode ter um custo elevado na hora de personalizar. Também costumam levar o plástico bolha interno para melhorar a resistência.

Quais são as vantagens de investir em embalagens?

Levar em conta todos esses fatores pode levar o seu negócio a outro patamar. Ao efetuar a compra, o cliente está cheio de expectativas. Fazer tudo que for possível para tornar especial o primeiro contato com o produto faz que ele queira repetir a experiência.

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • Fortalecimento da marca
  • Fidelização do cliente
  • Possibilidade de inovar na apresentação
  • Satisfação do consumidor

Agora que você está por dentro da importância das embalagens para e-commerce, invista na melhor experiência que puder para ter sua marca amada pelos clientes.

Vender pela internet com profissionalismo requer atenção com todos os pontos de contato com sua marca e seu produto. Que tal começar a cuidar da sua loja virtual agora mesmo? Com a DScomm, você gerencia seu e-commerce de forma simplificada sem necessidade de conhecimentos técnicos. Entre em contato conosco.

26 jul 2022