Quais as principais tendências de e-commerce para 2022?

  • 26 jul 2022

Com o mês de novembro e as ações de Black Friday e vendas natalinas acontecendo, o planejamento de todo negócio volta-se para o ano novo.

Para 2022, teremos um cenário de pós-pandemia, com atividades sociais e eventos retornando mais próximo do que consideramos normal.

Mas, as mudanças nos hábitos de consumo trazidos pela pandemia chegaram para ficar. As pessoas estão cada vez mais digitalizadas e cabe às empresas seguirem esse movimento caso queiram continuar no mercado.

De acordo com pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores querem continuar comprando pela internet mesmo após a retirada das restrições pandêmicas.

Esse é apenas o primeiro sinal de que o e-commerce vai seguir em crescimento durante esse ano. Quer saber as principais tendências de e-commerce para 2022? Siga até o final deste conteúdo.

Meios de pagamento instantâneo

O consumidor já sabe que a postagem do produto está condicionada à aprovação do pagamento da compra. Mesmo assim, entregas rápidas costumam ser exaltadas em posts nas redes sociais e muito valorizadas quando o cliente pensa em repetir a compra.

Por isso, a tendência dos meios de pagamento instantâneo estão em alta. Além do já consagrado cartão de crédito, agora entra em cena o PIX, que chegou para ser o queridinho de quem ama praticidade sem arcar com taxas.

Menores prazos de entrega

Seguindo na linha da aceleração da experiência de compra, para acompanhar a aprovação do pagamento que está cada vez mais ágil, também seguem os prazos de entrega.

Não é preciso pesquisar muito para lembrar que a Amazon, líder mundial de comércio eletrônico, se diferenciou primeiro devido à sua entrega rápida. A gigante, inclusive, tornou a entrega rápida um dos argumentos para que seus clientes paguem um plano mensal para contar com essa agilidade, entre outros benefícios. De quebra, também aproveita para fidelizar essa clientela.

A entrega rápida está sendo aprimorada pelo mercado sendo que, em breve, existe a previsão de que seja realizada via drones. Assim, elimina também os obstáculos de tempo que o trânsito promove e reduz os riscos à integridade do produto.

Chatbots de atendimento virtual

Quanto mais a loja virtual cresce, mais clientes com dúvidas demandam atendimento. Nesse sentido, os chatbots chegam para escalar esse suporte ao cliente. É só configurar caminhos e respostas de dúvidas frequentes e básicas para os visitantes usarem a inteligência artificial.

Assim, o time de atendimento fica apenas com os casos mais complexos, dando atenção ao que importa de verdade.

Voice commerce

Já pensou na trajetória que seu cliente faz até chegar ao seu e-commerce?

É cada vez mais comum que essa jornada tenha início em uma busca por voz. Recentemente, até mesmo o Google ajustou o seu algoritmo para adequar a exibição de resultados de busca às solicitações por voz.

A popularização de assistentes como Alexa, Siri e Assistente do Google impulsionou essa tendência que veio para ficar e só vai crescer.

E como você pode aproveitar disso para aumentar suas vendas na loja virtual?

Um bom começo é aprimorar os títulos e as descrições dos seus produtos de acordo com a maneira como seus clientes perguntariam sobre ele, ou a solução que ele proporciona, em uma consulta de voz.

Preços dinâmicos

Imagine beneficiar seu cliente com um preço atrativo sem arriscar a saúde financeira do seu negócio. É o que os preços dinâmicos podem fazer por uma loja virtual.

A lógica dos preços dinâmicos é similar aos serviços de transporte como Uber e 99. Os valores a serem pagos flutuam de acordo com a disponibilidade de motoristas e a demanda por passageiros.

Mas, como isso pode funcionar para um e-commerce?

É preciso lembrar que plataformas de rastreio de preços, como o Zoom, são bastante utilizadas por quem procura preços mais vantajosos e querem saber qual o melhor momento para fazer uma compra.

Considerar sazonalidade, demanda pelo produto, preços praticados pela concorrência e vida útil do produto é muito importante. Além disso, quanto mais dados acumulados sobre seus clientes, melhor para otimizar a precificação.

Essas são algumas das tendências de e-commerce para 2022. E a sua loja virtual, está preparada para o futuro? Nossa equipe está à sua inteira disposição para te ajudar nessa missão de adequar o seu e-commerce às exigências e necessidades dos seus clientes.

Não fique para trás! Entre em contato com a DScomm clicando aqui e prepare seu e-commerce para prosperar em 2022.

26 jul 2022