SEO para e-commerce: conheça os requisitos básicos

  • 27 jul 2022

Pode parecer um pouco óbvio, mas um dos primeiros passos que um usuário dá ao decidir fazer uma compra online é pesquisar o produto em buscadores como o Google. É por isso que é muito importante investir em SEO para e-commerce.

Você sabia que 92% de todo o tráfego de busca é encontrado na primeira página do buscador e 33% desses internautas encontram o que procuram no primeiro resultado orgânico?

Para você ter uma ideia, o buscador mais famoso do mundo recebe aproximadamente 167 bilhões de buscas por mês. Por isso, os varejistas de todos os segmentos do e-commerce devem conhecer as formas de destacar seus produtos de forma orgânica, buscando um maior posicionamento nesse gigante das buscas.

Quer entender como o SEO para e-commerce faz com que seus produtos se destaquem nas buscas online? Continue lendo e confira o artigo cheio de dicas que preparamos para você!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization — em português Otimização de Mecanismos de Busca —, um conjunto de técnicas para otimizar as páginas de um site com o objetivo de melhorar sua posição nos resultados de busca orgânica. O grande motivo do SEO é levar a experiência do usuário para outro nível.

A Pesquisa Anual de E-commerce, elaborada pela SEMrush, uma das mais famosas ferramentas de gestão de SEO, revela que em categorias como eletrônicos, saúde e alimentação, a busca orgânica representa a segunda maior fonte de tráfego, perdendo apenas para o acesso direto.

Portanto, é importante lembrar que o acesso direto está relacionado ao reconhecimento da marca. Além disso, a fidelidade que você pode gerar por meio de boas experiências de compras online está intimamente relacionada às técnicas aplicadas ao SEO.

Por isso, o SEO para e-commerce pode ser um dos pilares para escalar o negócio da forma mais lucrativa possível.

No entanto, devido às flutuações diárias nas SERPs – página de resultados do mecanismo de pesquisa ou simplesmente páginas de resultados – os anúncios pay-per-click precisam ser complementares para que o site continue a converter visitantes mesmo que perca posição. de classificação.

Embora as estratégias de pagamento por clique PPC sejam essenciais, uma marca orgânica bem posicionada pode economizar em anúncios pagos, criar mais credibilidade e atrair mais cliques.

5 técnicas de SEO para e-commerce que você precisa adotar

Como ainda é um mecanismo desconhecido ou pouco valorizado para algumas empresas, o SEO para e-commerce oferece muitas oportunidades de crescimento, mesmo em um mercado competitivo como o que vemos hoje.

De acordo com o Relatório de Tendências de SEO 2020, 36,7% das empresas latino-americanas não adotam nenhuma estratégia de SEO porque não conhecem essa técnica.

Descubra agora quais são as otimizações fundamentais para avançar no e-commerce da sua empresa!

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1. Uso de palavras-chave

Palavras-chave são a base de qualquer técnica de SEO para e-commerce. Eles são a ferramenta por meio da qual os consumidores chegam às lojas virtuais de diversos segmentos.

Portanto, para que esses termos estratégicos cheguem ao público certo, primeiro você precisa entender o que as pessoas estão pensando ao buscar um produto da sua marca.

Acompanhar seus concorrentes pode gerar algumas ideias de palavras-chave, principalmente para competir com eles por posição.

Como as palavras-chave realmente funcionam?

Imagine que você é um fabricante de smartphones e seu grande diferencial é oferecer mais memória RAM que a concorrência. De forma alguma você deve desperdiçar esse recurso em sua estratégia!

Portanto, investir apenas em uma palavra-chave head tail, ou seja, uma palavra-chave mais geral, não é a melhor estratégia. Quando um consumidor pesquisa por “smartphone”, ele pode estar procurando por algo mais específico:

  • Um smartphone da marca Xiaomi
  • Um smartphone com autonomia de bateria
  • Um bom smartphone com câmera
  • Um smartphone barato

Viu como é fácil encontrar algo na internet usando palavras-chave de amplo espectro? Existem muitas possibilidades e muito mais concorrência em torno do mesmo tema!

Por isso, para atingir as pessoas certas, é preciso pensar em qualificar seu público e isso significa investir em palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas.

Por exemplo, com uma diferença de RAM, você pode investir em termos como:

  • «O smartphone da sua marca com 6 GB de RAM»
  • “Modelo de dispositivo de 6 GB de RAM”
  • Entre outras.

É importante lembrar que a aplicação de palavras-chave requer muito estudo para desenvolver uma técnica que consiga combinar termos com alto volume de busca e baixa concorrência.

Para isso, existem ferramentas como o Google Keyword Planner, que podem te ajudar a descobrir os melhores termos para investir em SEO para e-commerce.

O Relatório de Tendências de SEO também afirma que 75,2% das empresas já adotam ferramentas de otimização e obtêm resultados mais expressivos em comparação com empresas que não utilizam nenhuma ferramenta.

Onde colocar as palavras-chave?

Depois de estudar as palavras-chave, você poderá colocar os melhores termos e seus sinônimos em lugares estratégicos na página do produto e da categoria.

  • Na URL, preferencialmente em minúsculas
  • No Meta-Título, que é o título que aparece para o usuário na página de resultados
  • Na Meta Description, que é a descrição da sua página no buscador
  • Em H1, que é o título principal da página
  • No resumo do produto na loja online
  • Nas imagens correspondentes ao produto e no arquivo que será carregado no site

Embora as meta descrições não sejam um fator de classificação direto, elas são sua oportunidade de cativar o consumidor!

Por quê? A meta descrição é sua primeira chance de ganhar cliques de usuários em sua página. Então, deve ser o mais atraente possível!

A pesquisa da SEMrush também revelou que “frete grátis” é um dos termos mais usados ​​em anúncios de comércio eletrônico.

Se você oferece algum tipo de condição favorita aos consumidores, aproveite esses recursos.

A meta descrição, ou mesmo o meta título são os espaços ideais para deixar isso explícito e chamar a atenção do usuário!

Na descrição do produto, você deve incluir a palavra-chave pensando em aumentar a relevância do termo dentro da página.

Além disso, tem que conter todas as informações para que o consumidor tenha certeza do que está comprando.

Apenas lembre-se de usar suas palavras-chave de forma consistente e sem repetição desnecessária.

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2. Otimização do tempo de carregamento

Com o mobile ganhando cada vez mais espaço, é necessário conhecer todos os fatores que envolvem a experiência do usuário nestes dispositivos.

Portanto, é essencial que seu site seja responsivo e ofereça a menor velocidade de carregamento possível.

Isso evita que o usuário tenha uma experiência negativa ao usar a barra de rolagem para visualizar todo o site.

Apenas um mísero segundo de atraso no carregamento de uma página no celular pode afetar negativamente as conversões.

Portanto, não é de surpreender que a velocidade de carregamento em dispositivos móveis seja um fator de classificação extremamente importante.

Por ser mais um problema técnico, o tempo de carregamento pode parecer um pouco mais difícil de corrigir.

No entanto, algumas ferramentas como o PageSpeed ​​Insights podem informar quais fatores precisam ser corrigidos para tornar o carregamento mais suave.

Um erro comum que pode dificultar o carregamento da página é o uso de imagens não compactadas.

O site pode conter imagens de alta qualidade que são facilmente compactadas por meio de aplicativos ou salvando no formato da Web no Photoshop.

3. Certificação de segurança de dados

Os mecanismos de pesquisa também tendem a classificar melhor os sites que atendem às diretrizes de segurança.

Ou seja, páginas web que são baseadas no protocolo HTTPS, responsável pela criptografia dos dados.

Portanto, o protocolo ou certificado SSL oferece segurança ao usuário na troca de dados com uma empresa online. No e-commerce é imprescindível ter essa certificação.

É ainda exigido mediante pagamento para que as transações com cartão de crédito e os dados pessoais não sejam interceptados.

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4. Criação de links

Link Building é uma das estratégias de SEO mais importantes para e-commerce. Com links de entrada bem construídos “conversando” entre si, o varejista pode manter o usuário navegando entre as páginas do produto. Isso tende a aumentar não apenas sua estadia, mas também sua taxa de conversão.

Por isso, links internos no e-commerce costumam ser usados ​​para sugerir produtos similares.

Eles também são uma boa prática para outras versões do mesmo produto e para promover o “compre junto”.

5. Redirecionamento 301

O redirecionamento evita que seu site perca posições ou aumente a taxa de rejeição. Você sabia que toda vez que um usuário não encontra o que procura e retorna à página de resultados, o Google interpreta como se a experiência não fosse tão positiva e poderia diminuir a pontuação do site?

Por exemplo, se você é um grande varejista online e vende uma marca de suplementos alimentares em seu e-commerce, uma página de vendas perfeita deve ser otimizada com:

  • O título
  • A descrição
  • Todas as técnicas de SEO para e-commerce

No entanto, em algum momento, sua loja de e-commerce pode não vender mais essa marca de produto.

Dessa forma, o consumidor que fez a busca ficará frustrado ao perceber que não há estoque. O redirecionamento 301 funciona exatamente para que você não perca essa visita com tanta facilidade.

Quer dizer, quando seu e-commerce não oferece mais um produto, a página da categoria já deve estar totalmente otimizada. Também é importante ter uma vitrine digital perfeita para fidelizar esse cliente.

Otimize o SEO para e-commerce

Como você pode ver, as etapas para otimizar o SEO para e-commerce são inúmeras e dependem de muitos fatores. Mas eles podem ser o sinal inicial para suas vendas dispararem.

Afinal, ser encontrado nas pesquisas do Google e, preferencialmente estar nas primeiras posições, pode fazer toda a diferença na hora de vender mais.

Esperamos que tenha compreendido a importância do SEO para e-commerce e, para ter uma plataforma completa para sua loja virtual, conte com a DScomm. Para conhecer nossa solução clique aqui e converse com nossos consultores!

27 jul 2022