Vale a pena criar e-commerce em 2022?

  • 26 jul 2022

Será que vale a pena criar e-commerce em 2022? Afinal, com tantas lojas, plataformas e sites vendendo coisas pela internet, será que ainda há espaço no mercado?

A resposta é SIM!!!

Hoje, o setor de comércio eletrônico está apresentando um rápido crescimento em todos os aspectos. Até 2019, o setor de e-commerce contribuía com um total de 14% das vendas do varejo mundial.

Depois da Covid-19, as compras online estão experimentando um crescimento em massa em todo o mundo e os especialistas esperam que cresça mais nos próximos anos.

Mas, a evolução do mercado de e-commerce neste ritmo implica que as empresas estão passando por um período em que precisam acompanhar as tendências de mudança e se adaptar aos novos padrões do setor.

Fatores como aumento na competição, mudança no comportamento de compra, aumento nas taxas de promoção e publicidade e otimização de conteúdo digital tornaram-se considerações essenciais para marcas de comércio eletrônico hoje.

Para lhe explicar mais sobre se vale a pena criar e-commerce em 2022, preparamos o artigo abaixo repleto de informações para você!

Tendências para 2022

O e-commerce é um setor em constante mudança. A cada ano, surgem várias novas tendências que podem ajudar seu negócio a crescer e competir com seus concorrentes, e 2022 não será diferente.

À medida que a pandemia diminui, é provável que vejamos as pessoas voltarem a consumir cada vez mais. E criar e-commerce para aproveitar esse momento pode ser uma estratégia que você não pode deixar de lado.

Afinal, até bem pouco tempo atrás comprar online costumava ser uma conveniência e um luxo. Agora é uma necessidade!

O e-commerce vem crescendo há algum tempo, e os números que apresentamos acima apenas comprovam isso.

Portanto, saiba que vale a pena criar e-commerce em 2022 sim. E para saber como fazer, separamos algumas dicas para você!

Como iniciar seu próprio e-commerce?

O comércio online é um negócio em expansão. Mas construir um e-commerce exige mais do que escolher um nome de marca, escrever listas de produtos e começar a vender produtos online.

Mesmo as melhores ideias de negócios podem fracassar se você não estiver direcionando tráfego suficiente para seu site.

É necessário que seu site tenha capacidade suficiente para receber um bom fluxo de visitas, seja bastante intuitivo e de fácil navegação, possa ser acessado por qualquer dispositivo, e tenha um sistema prático de carrinho e pagamento.

Para isso, escolher uma plataforma de e-commerce pode fazer toda a diferença nos seus resultados finais.

Há na internet várias opções prontas, onde você apenas muda a cor, coloca sua logo, cadastra seus produtos e disponibiliza na internet.

O problema é que elas são instáveis, nem tão práticas, e podem causar frustração no cliente, que deixará seu site para nunca mais voltar.

Temos certeza que não deseja isso, certo? Por isso, quando se fala em criar e-commerce, escolher uma plataforma feita sob medida para o que você precisa pode fazer toda a diferença nos seus resultados finais.

Pesquise seu nicho

Outro passo importante é realizar as pesquisas necessárias. Assim como se você estivesse abrindo um restaurante e procurando por diferentes locais, opções de comida e temas, você vai querer investigar a área de e-commerce na qual está interessado e tomar algumas decisões em relação ao seu negócio específico.

Por exemplo, você vai querer considerar o que exatamente seu negócio de e-commerce vai oferecer.

Você estará vendendo produtos ou serviços? Se você vende produtos, eles são físicos ou digitais? Onde você obterá seus produtos?

Ao longo dessas linhas, você também vai querer pensar sobre o tipo de modelo de negócios que deseja empregar. Oferecerá produtos individuais, pacotes, assinaturas ou algo mais?

Além disso, você também desejará pensar em uma escala mais ampla durante esse processo: como você levará seus produtos ou serviços aos clientes? Como serão seus custos iniciais?

Essas linhas de questionamento, entre outras, serão parte integrante do início do seu negócio e o ajudarão a começar a criar e escrever o seu plano de negócios.

Este processo lhe dará uma noção melhor de seus objetivos específicos e como você vai alcançá-los.

Particularmente no espaço de e-commerce, uma parte importante desta etapa é encontrar seu nicho.

Embora o crescimento do setor de comércio eletrônico seja um grande benefício para quem deseja aprender como iniciar um negócio de comércio eletrônico, também significa mais competição.

Você vai querer realizar pesquisas sobre a concorrência e encontrar um espaço onde acha que pode estabelecer sua marca e ter sucesso na venda de produtos e serviços.

Leia também::: QUAIS AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE E-COMMERCE PARA 2022?

Escolha uma plataforma de e-commerce

Já pincelamos acima sobre a importância de uma plataforma para e-commerce. Como uma loja física, este site será a cara do seu negócio — é o que seus clientes verão primeiro e o que usarão para navegar e comprar seus produtos ou serviços.

Com isso em mente, criar seu site será uma das partes mais importantes para iniciar seu negócio de e-commerce. Você deve considerar alguns pontos diferentes ao desenvolver sua vitrine online.

Primeiro, você vai querer pensar sobre o seu nome de domínio. Você vai querer que seu nome de domínio (pelo menos aproximadamente) corresponda ao nome da sua empresa.

Ao longo dessas linhas, e talvez sua decisão mais significativa será escolher uma plataforma de e-commerce. Ela será a base que você usará para construir e desenvolver sua loja online.

Escolher uma que permita que você personalize seu design, adicione seu domínio (ou compre um), gerencie estoque, receba e envie pedidos, receba pagamentos e muito mais.

Embora existam centenas dessas plataformas disponíveis no mercado, é preciso estar atento às funcionalidades e principalmente ao suporte.

Afinal, uma loja online nunca fecha e você não vai querer perder uma venda às 3 da manhã por instabilidade no check-out, não é mesmo??

Por isso, a escolha da plataforma para criar e-commerce pode ser uma das decisões mais importantes para seu futuro negócio.

Hora de cadastrar e listar seus produtos

Depois de escolher sua plataforma e iniciar seu site, você está quase no final do processo de criar e-commerce em 2022.

Neste ponto, você precisará realmente fornecer os produtos que vai vender. Você já deve ter pensado em como proceder neste processo quando realizou sua pesquisa na etapa um.

Você pode fazer seus próprios produtos, adquiri-los de distribuidores ou — se estiver vendendo seus próprios serviços, como consultor, por exemplo, pode simplesmente ter que descrever e listar esses serviços no site de sua empresa.

Se você está vendendo produtos, como você pode imaginar, esta etapa será mais complexa, pois você precisará considerar o estoque que deseja iniciar, bem como a aparência desses custos iniciais.

Você também vai querer ter certeza de que reservou um tempo para listar seu inventário em sua loja online.

Pense também sobre a experiência do cliente, SEO e como o processo funcionará desde o momento em que um cliente compra um produto até quando ele realmente o recebe produtos.

Divulgue seu e-commerce

Aí está — você aprendeu como iniciar um negócio de e-commerce. Agora que você tem seus produtos ou serviços preparados e listados em sua loja online, seu site está funcionando, é hora de atrair clientes.

Há uma variedade de estratégias de marketing que você pode decidir utilizar — anúncios do Google, anúncios patrocinados em redes sociais, e-mail marketing, boca a boca e muito mais.

No nível mais básico, você deseja otimizar o site da sua empresa para SEO e aproveitar as vantagens de todas as ferramentas de marketing on-line incluídas em sua plataforma de e-commerce.

Como seu e-commerce está funcionando e você começa a receber pedidos, você vai querer acompanhar quais táticas de marketing estão funcionando e quais não estão — especialmente se você estiver investindo dinheiro nelas.

Conforme o tempo passa, você poderá ajustar e alterar sua estratégia de marketing para encontrar o que funciona melhor para o seu negócio.

Leia também::: COMO CRIAR LOJA VIRTUAL DO ZERO – UM GUIA COMPLETO

Vale a pena criar e-commerce!

Bom, você viu lá no início — com números — que o setor do comércio eletrônico é atrativo e promete seguir crescendo nos próximos anos.

Então, se você ainda pensa se vale a pena criar e-commerce, já tem plena certeza que a resposta é sim, e inclusive já sabe qual caminho seguir.

Então, não perca mais tempo e inicie o quanto antes seu planejamento estratégico para tirar sua ideia do papel e se transformar em um empreendimento de sucesso na Internet.

Afinal, existem muitas vantagens em começar um negócio de comércio eletrônico em vez de um tradicional.

O investimento inicial é muito menor, você pode começar grande ou pequeno, e sua loja online pode operar 24 horas por dia, sete dias por semana, para clientes em todo o país (ou no mundo, se você estiver disposto a enviar para tão longe).

E aqui na DSComm somos especialistas em plataformas para criar e-commerce, com planos que cabem no seu bolso, e com resultados já comprovados por meio de cases de sucesso de nossos clientes.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre se vale a pena criar e-commerce em 2022 e, para criar o seu, entre em contato com nossos especialistas. Eles vão tirar todas as suas dúvidas e mostrar que tudo pode ser mais fácil do que imagina!

26 jul 2022