6 tendências do e-commerce para 2023

  • 04 jan 2023

Quais as principais tendências do e-commerce para 2023? E para os próximos anos? Sabia que conhecer o que vem por aí ajuda a preparar e planejar seu negócio para vender mais?

Então, sobre o crescimento do e-commerce, conforme a consultoria italiana Finaria, em matéria trazida pela Forbes, o faturamento as vendas no e-commerce devem chegar a 3,4 trilhões de dólares até o ano de 2025.

Esses dados mostram um boom de vendas no comércio online, ou seja, a tendência é de crescimento, o que favorece quem já atua nesse ramo. Vamos ver algumas tendências relacionadas ao mercado online?

Veja 6 tendências do e-commerce para 2023

Vamos ver sobre as tendências do e-commerce para 2023, já que o comércio virtual feito em lojas virtuais e sites tem crescido a cada ano.

Em um estudo da UPS, nota-se que 87% dos pequenos e médios negócios no Brasil fazem vendas pela internet. E se seu negócio ainda não está operando nessa modalidade, não perca mais tempo.

Veja o que vem de novidades, práticas e tendências para o e-commerce em 2023:

  • Jornada híbrida

O consumidor tem comprado nas lojas físicas, bem como na modalidade online, e isso tende a continuar para o ano de 2023.

Cada vez mais, os canais de atendimento e venda têm se integrado para oferecer uma experiência melhor e mais ampla ao consumidor. Olha que o consumidor no Brasil já sabe onde ir para efetivar suas compras online.

E o consumidor considera as compras online mais em conta, e a opção de comprar pela internet e retirar nas lojas é um fator de decisão de compra.

Inclusive, uma ferramenta que está na integração dos diferentes canais, temos a SmarTv, que com o uso de QR Code leva o usuário até uma página de vendas de algum produto.

  • Uso de drone na logística

Algumas empresas como as de fast food já estão realizando testes de entregas por drones. Por isso, no varejo online, com certeza, essa modalidade inovadora estará presente na entrega de produtos para o consumidor.

A Amazon, uma gigante do comércio eletrônico é uma empresa que já vem desenvolvendo projetos para dar andamento em suas entregas através dos drones.

Dentre as vantagens do frete automatizado, temos:

  • Redução no custo do frete, o que beneficia o cliente também;
  • Redução de acidentes e outros fatores relacionados à logística tradicional;
  • Redução de falhas humanas;
  • Maior agilidade nas entregas.
  • Modernas formas de pagamento

As formas de pagamento tendem a se diversificar ainda mais para facilitar para o consumidor. Por isso, os pagamentos rápidos chegam com tudo em 2023, pois o consumidor, geralmente, não quer esperar.

Então, a loja virtual ou e-commerce que não se atentar para isso, pode deixar de vender e até perder clientes, que migrarão para outras lojas que tenham mais meios de pagamentos.

Dentre algumas formas de pagamento que não podem faltar no seu e-commerce:

  • Cartão virtual;
  • Carteiras digitais;
  • QR Code;
  • Cartão por aproximação;
  • Pix;
  • Cartão de crédito e débito.
  • Jornada de compra e atendimento personalizada

A personalização da experiência de compra e atendimento estará cada vez mais em alta. Hoje, o consumidor não quer se sentir somente mais um. Ele busca atendimento individualizado e quer se sentir especial.

Então, tratar o cliente pelo nome nos canais de atendimento virtual é uma necessidade, por exemplo.

Por isso, em todo contato do consumidor com a marca, é necessário coletar dados de sua jornada e prestar atenção às suas demandas, para entregar ofertas e um atendimento voltados para suas necessidades e estilo de vida.

Hoje, tem algumas vitrines inteligentes um recurso muito intuitivo  e que potencializa a jornada de compras ou estimula as vendas, além de oferecer uma experiência melhor ao consumidor. Por isso, vale a pena investir.

  • Estímulos visuais

Nossa sociedade é cada dia mais visual. Por isso, apostar nos estímulos visuais é capaz de potencializar as vendas da sua loja e e-commerce.

Dentre algumas tendências visuais, temos:

  • A realidade virtual: que permite que o consumidor tenha mais detalhes do produto a ser adquirido. O poder da imagem é cada vez maior através da realidade virtual;
  • Imagens e vídeos: os vídeos, principalmente, são excelentes e conferem mais exatidão para o exame de cada produto. As imagens e vídeos de qualidade, então, são recursos visuais que facilita e ajudam a converter o consumidor.

Então, são avanços tecnológicos que quem têm influência na decisão de compra e que serão uma realidade cada vez mais presente no mercado digital.

Então, um e-commerce precisa investir nos recursos visuais para que o cliente tenha maior segurança e exatidão na hora de concretizar uma compra.

  • Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma condição cada dia mais presente em todos os setores de mercado. Olha que o consumidor brasileiro está mais atento a respeito das práticas sociais e ambientais que um comércio adota.

Há até pesquisas que mostram que o consumidor prefere uma marca sustentável na hora de fazer uma compra. Então, muitas empresas vêm adotando redução de desperdícios e outras ações para ficar engajada e conseguir mais conexão com o consumidor.

Ou seja, a sustentabilidade é um fator de decisão de compra, então atenção a essa tendência do e-commerce para 2023.

Para terminar, você viu algumas tendências do e-commerce para 2023. Agora, basta planejar seu negócio para operar alinhado a essas novidades e práticas para gerar mais e melhores resultados.

E que tal conhecer nossas soluções digitais para tornar sua loja virtual ou e-commerce ainda mais eficiente e lucrativo? Acesse nosso contato, pois temos um time de especialistas para seu negócio.

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04 jan 2023