7 dicas para aumentar as vendas no e-commerce no início do ano!

  • 28 dez 2022

Você quer aumentar as vendas do e-commerce no início do ano? Não sabe o que fazer? Não se preocupe, iremos te ajudar!

Criar estratégias de vendas para o e-commerce pode ser desafiador, já que muita gente prefere diminuir o ritmo das compras de janeiro a fevereiro de cada ano.

Mas com um pouco de criatividade e planejamento, há como reverter essa condição. Vamos ver quais oportunidades ou estratégias podem ser trabalhadas para aumentar as vendas no início do ano?

7 dicas para aumentar as vendas no e-commerce no início do ano

Veja algumas dicas para aumentar as vendas no e-commerce no início do ano, amplie suas vendas e melhore seus resultados no seu e-commerce.

Veja as dicas que preparamos para você aplicar ao seu negócio no começo do ano:

  • Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para aumentar as vendas do começo do ano é conhecer seu público-alvo. Isso porque cada estabelecimento tem suas particularidades e um tipo de cliente.

Por isso, é necessário que sua loja ou e-commerce tenha o perfil de seu público traçado. Assim, fica mais fácil se comunicar e definir estratégias de atração de clientes e vendas.

Então, quanto mais a sua loja tiver dados e informações do cliente e de seu comportamento de compra, mais assertivas serão suas estratégias para elevar as vendas.

  • Faça promoções de verão

As promoções de verão são excelentes para fazer um boom de vendas, justamente quando se achava que o consumidor não iria comprar por já ter comprado no final de ano.

Aproveite, então, para criar campanhas, banners e cupons de descontos, por exemplo, que ofertem alguns produtos em promoção. Capriche ainda nas imagens e outros pontos para dar destaque aos produtos da sua oferta.

Por exemplo, quem não comprou um produto eletrônico no Natal, ao ser instigado com boas promoções, pode se decidir a comprar no começo do ano.

Dentre alguns produtos que vendem muito no verão são as roupas de banho e praia, sorvetes, bebidas etc. Quem é destes setores estará mais favorável.

  • Oferta de produtos complementares

Quem comprou alguns tipos de produtos no final de ano pode ter a necessidade de comprar outros itens. Por exemplo, quem comprou um computador, pode precisar de impressora, tintas para impressora e outros itens complementares.

E quem não trocou de carro, pode ser necessário trocar os pneus, fazer manutenção ou comprar algum item acessório para o carro.

Diante esse contexto, vale avaliar o que você tem em estoque ou no seu mix de produtos para dar mais destaque e gerar anúncios e divulgações criativas.

E não esqueça que as informações detalhadas no seu site (produtos, site etc) podem aumentar as vendas em 60%, certo?

  • Trabalhe os clientes mais fiéis

Os clientes mais fiéis são os mais lucrativos para qualquer negócio. Sem contar que os clientes antigos são mais propícios a indicar seu negócio para outras pessoas.

Pensando nisso, desenvolva ofertas interessantes e envie pelo email marketing, destacando que serão válidas somente para quem comprar primeiro, ou destaque que as ofertas serão somente para os clientes da casa.

É uma forma de priorizar seus clientes fiéis em primeira mão. Se tiver uma novidade chegando na sua loja, divulgue também antecipadamente para quem já é cliente.

  • Invista em conteúdo

Para quem tem um posicionamento online, é preciso criar conteúdos de valor para o público de forma constante.

Então, quem está na internet, além de ter os produtos para venda, é necessário ofertar conteúdos ricos, de modo a melhorar a autoridade da sua marca.

Além disso, ao produzir seus conteúdos com técnicas de SEO, mais pessoas irão chegar até suas páginas de vendas. Estas que se foram atrativas e persuasivas irão potencializar as suas vendas no começo do ano.

  • Fidelize o cliente

Investir na fidelização de clientes ajuda a aumentar as vendas no e-commerce no início do ano, mas é uma forma de ter clientes ativos e fiéis o ano todo.

Por isso, no começo de ano, é hora de dar uma atenção maior para os clientes que compraram no Natal, por exemplo. Por isso, ligue ou se comunique com os clientes e veja se está tudo bem.

Veja se conseguiram montar e usar o produto ou se eles têm alguma dúvida sobre o uso do produto. Fazer isso são formas de criar aproximação e gerar um relacionamento satisfatório com o cliente.

E procure formas ou canais ágeis de atendimento ao cliente, como:

  • Chatbots;
  • Pelas redes sociais;
  • No WhatsApp.

E outros canais para gerar agilidade no atendimento, pois isso ajuda a fidelizar o cliente também.

  • Repense seu negócio

Para aumentar as vendas no e-commerce no início do ano, pode ser interessante repensar as estratégias, processos e operações do seu negócio.

Pode ser uma boa hora de avaliar o que não está indo bem, quais os pontos de insatisfação ou de reclamação do cliente, sobre as categorias de produtos que estão sendo menos lucrativas etc.

Então, repensar tudo isso, fazendo uma análise crítica desses e de outros pontos, pode ser o início de novo ciclo de vendas e resultados muito melhores.

Afinal, mesmo em time que está ganhando se mexe, não é verdade? O que está bom pode ficar excelente!

Para terminar, você viu 7 dicas para aumentar as vendas no e-commerce no início do ano.

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28 dez 2022