A importância do suporte técnico no e-commerce

  • 25 jul 2022

Caso você já tenha sua loja virtual, seja qual for o nicho, já deve ter percebido. Mas se ainda está pensando em criar seu primeiro e-commerce, aí vai a dica: o suporte técnico é uma peça fundamental para a constante evolução do seu negócio. Antes de mais nada, vamos apresentar duas situações hipotéticas:

Situação 1:

Um cliente entra em contato com você pois está com vários produtos no carrinho, mas não consegue gerar o boleto da compra, então você entra em contato com a empresa que mantém seu e-commerce informando o problema e a urgência da situação. O que você mais precisa nessa situação? Que o boleto seja gerado e o cliente possa realizar a compra o mais rápido possível, é claro! Mas, além disso, precisa que o problema seja investigado, analisado e as correções necessárias sejam aplicadas para que o incidente não se repita mais, não é?

Situação 2:

Você precisa de uma funcionalidade específica na sua loja virtual, algo que você notou, que pode melhorar a performance de vendas, ou aprimorar o pós-vendas, enfim, algo que demande um trabalho de desenvolvimento. O ideal é poder contar com uma consultoria técnica especializada e um preço justo, para que a entrega seja ágil e o retorno do investimento também.

O que essas duas situações tão comuns no dia a dia do comércio digital têm em comum é a necessidade de um suporte contínuo e atencioso, mas, principalmente, com domínio técnico sobre o desenvolvimento da plataforma de e-commerce, como a gente aqui em relação à DScomm. O investimento para ter à sua disposição uma equipe com esse domínio talvez possa parecer alto e desnecessário à primeira vista, principalmente para iniciantes em e-commerce, mas depois de um curto período de funcionamento percebe-se logo a diferença em relação aos concorrentes, colocando sua loja à frente em termos de performance, atualizações de segurança e experiência de compra dos clientes, sendo este último um quesito de constantes mudanças, seguindo as alterações dos padrões e perfis de compras do seu mercado.

Por outro lado, se a sua escolha de desenvolvimento for pautada somente no menor custo inicial, por exemplo com uma agência especializada somente em marketing, ou até um desenvolvedor individual, que geralmente utilizam plataformas de códigos livres, onde basta baixar, instalar os módulos e temas necessários e customizar a interface visual, claramente terá com isto um ganho enorme em tempo de entrega e custo. Mas é só começar a operação que os problemas começam a surgir: no contexto das situações acima, o suporte eficiente, que exige uma busca por problemas, análise de logs e intervenção no código fonte se torna muito mais complicado e demorado se não houver o domínio técnico necessário.

A ausência de módulos gratuitos podem tornar qualquer evolução um pesadelo, que envolve a compra de módulos que podem não atender a demanda totalmente ou a busca desesperada por desenvolvedores terceiros para criação de um módulo específico. Resumindo, o que inicialmente mostrou-se uma economia, logo alcança um custo com suporte muito mais alto que o previsto e muito mais alto que o valor inicial da loja.

Por isso, sempre considere o suporte como peça fundamental no sucesso do seu e-commerce. Na hora de fazer o orçamento, prefira empresas que ofereçam o conjunto todo de recursos necessários para o funcionamento ideal da sua loja virtual, incluindo o layout, a performance, hospedagem e, principalmente, o suporte, pois o seu negócio, o mercado, os fraudadores e as tecnologias mudam, evoluem e você vai precisar de uma equipe confiável, sincera e capacitada, disposta a evoluir junto com as suas demandas.

Se quiser conversar mais sobre isso, mande uma mensagem. ficaremos felizes em lhe atender! 😉

Até a próxima!

25 jul 2022