Greve dos correios (de novo) – E agora, como fica meu e-commerce?

  • 25 jul 2022

Como a greve dos correios pode impactar meu e-commerce

Nos últimos três anos, os Correios já paralisaram suas atividades em pelo menos cinco momentos, por essa razão, o primeiro passo que você precisa ter é Manter a calma. Como a greve dos Correios não é uma novidade começam a surgir outras ferramentas que podem te ajudar a superar esse momento de dificuldade (e quem sabe, desistir de trabalhar com os Correios).

A notícia boa (se é que ela existe), é que o serviço dos Correios foi considerado essencial em meio à pandemia. Em outras palavras, o serviço não pode parar completamente. E por isso a empresa informou que haverá um funcionamento mínimo dos serviços mesmo em meio à greve.

Em nota os Correios afirmaram que as agências de atendimento estão abertas em todo o país e que “os serviços, inclusive Sedex e PAC, continuam sendo postados e entregues em todos os municípios”.

Também está em prática seu Plano de Continuidade de Negócios visando minimizar os impactos da greve (Você já sabe como é o serviço sem greve, então, não espere nada extraordinário).

Os pequenos sofrem mais

Mesmo que medidas seja tomadas, o impacto da greve é inevitável, ainda mais se você é um pequeno negócio, por isso você precisa se preparar e se organizar.

Segundo a ABComm, 90% das lojas virtuais do Brasil são micro e pequenas empresas. Quando contabilizamos também as vendas informais pelas redes sociais, esse número pode ser ainda maior.

Mas porque os pequenos negócios sofrem mais com os correios?

Em cerca de 70% dos negócios online, os correios estão presentes na logística para entregar seus produtos aos consumidores.

Mas você também pode contar com outros serviços alternativos que podem ser aplicados no seu e-commerce e  reduzir de forma significativa os problemas causados pela greve nos correios.

Transportadoras

Existe também a possibilidade de contratar diretamente uma transportadora, como a Postex Express, Melhor Envios ou Jadlog. São empresas com precificações variadas e podem oferecer boas soluções para pequenos negócios digitais.

Continue usando os Correios

Finalizando, não abandone os serviços dos Correios, que embora tenha um serviço no mínimo difícil de usar os Correios ainda são uma das soluções de logística mais barata do mercado e principalmente, com maior capilaridade e alcance. Claro que depende do tamanho do seu negócio, mas se você ainda não quer investir em soluções mais caras, usar os Correios é uma alternativa.

Não esqueça de comunicar seus clientes sobre o problema, e sobre a dificuldade encontrada nesse momento, principalmente para não frustrar seus consumidores. Uma boa comunicação e totalmente transparece, certamente vai ajudar você e sua loja a manter uma excelente reputação.

Se você precisar de mais ajuda ou informação para começar agora a vender pela internet ou precisa falar com um especialista para fazer seu e-commerce vender mais, entre em contato conosco, a equipe da DScomm terá a maior satisfação em te ajudar

Por enquanto é isso.

Acompanha semanalmente nosso conteúdo em 3 frentes, com tecnologia, mercado e novidades.

25 jul 2022