Quais os melhores meios de pagamento para e-commerce?

  • 27 jul 2022

Facilitar o pagamento para e-commerce é sempre uma boa ideia, afinal, a experiência do usuário deve ser a melhor possível.

Quanto mais simples o processo de checkout e mais rápido o pagamento, maior a probabilidade da sua loja virtual reter clientes e aumentar as compras recorrentes.

Atualmente, existem diferentes métodos de pagamento para e-commerce úteis para o seu negócio. A verdade é que, desde a chegada da pandemia, a negociação online teve uma explosão.

Aliás, o comércio, tanto tradicional quanto eletrônico, funciona cada vez mais por meio de transferências invisíveis — quem ainda não aderiu ao PIX, não é mesmo??? —  muito mais confortáveis ​​e confiáveis ​​para compradores e vendedores.

São  métodos de pagamento mais ágeis, seguros e sustentáveis ​​para a economia global (em comparação com os custos mais elevados envolvidos na gestão de dinheiro e).

E para que você entenda quais os meios de pagamento para e-commerce aplicáveis à sua loja virtual, confira o artigo que preparamos abaixo!

Por que é importante oferecer vários métodos de pagamento para e-commerce?

Você pode pensar que, como há cada vez mais métodos de pagamento no mercado, é muito difícil antecipar as necessidades de todos os clientes.

Mas isso justifica a necessidade de incluir várias formas de pagamento em seu site, assim como acontece nas lojas físicas.

Se hoje parece pré-histórico que uma empresa aceite pagamento por cheque, em breve será pré-histórico que uma loja online não ofereça a opção de pagar com um clique através do PIX.

As vantagens oferecidas pelos métodos de pagamento alternativos são:

  • Localização: você pode incorporar sistemas de pagamento regionais juntamente com métodos globais.
  • Comodidade: Especialmente para o comprador, que busca agilidade nas compras online e deseja realizar pagamentos seguros, sem revelar muitos dados pessoais e bancários.
  • Público-alvo: É possível adaptar os métodos de pagamento aos mais utilizados pela clientela de um território ou grupo demográfico específico.

Além disso, se um dos seus sistemas de pagamento estiver com problemas, ter mais opções disponíveis é uma forma de manter as conversões e evitar a queda de compradores por falhas técnicas.

Leia também::: Como otimizar a experiência do cliente no e-commerce?

Quais são os métodos de pagamento mais usados?

Não é uma grande surpresa que o método de pagamento mais utilizado no mundo ainda seja o cartão de crédito.

A razão pela qual os métodos alternativos de pagamento para a web não são mais bem sucedidos é que a taxa de adoção é sempre muito lenta.

Mas de modo geral, podemos dizer que os meios de pagamento para e-commerce mais usados são:

Cartões de crédito e débito

Eles são os principais elementos através dos quais pagamos nos gateways de pagamento. Esses gateways conectam o site a um banco, que cobra pelo serviço.

A rapidez e os protocolos de segurança encriptados fazem parte do seu sucesso, sendo a opção de pagamento mais utilizada, com a confiança dos utilizadores.

Mas lembre-se: para que os clientes tenham segurança em sua loja virtual, é fundamental ter alguns protocolos de segurança como o certificado SSL e os selos de segurança. Assim, se reduz os riscos de que as informações do cliente e do seu cartão possam ser roubadas.

Mercado Pago

O Mercado Livre desenvolveu a opção Mercado Pago, um meio de pagamento online que se tornou muito popular desde o seu desenvolvimento, devido a sua simplicidade, e a variedade de meios de pagamento que oferece ao usuário final.

PayPal

Considerado um dos meios mais seguros, é referência para transações online. Poderíamos dizer que é uma carteira virtual, pois nos permite efetuar o pagamento sem fornecer nossos dados bancários a terceiros, sendo o PayPal quem forneceu os dados.

Entre as vantagens deste método de pagamento online estão seu caráter internacional e seu imediatismo, já que o PayPal transaciona o dinheiro instantaneamente de qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, uma moeda pode ser convertida em outra instantaneamente pagando uma comissão para fazer as alterações.

Boleto bancário

O boleto bancário também está no topo da lista dos meios de pagamento para e-commerce preferidos. Em geral, essa opção é escolhida por quem não tem cartão de crédito, ou cujo limite é baixo.

Em alguns casos, também é utilizado por compradores mais “desconfiados”, que possuem certo receio de inserir suas informações bancárias em um site.

Como ponto ruim, é que o cliente pode gerar o boleto, mas não pagá-lo imediatamente. Nestes casos, pode acabar desistindo da compra.

PIX

E claro, não poderíamos deixar de falar do PIX. O modelo ainda é relativamente recente, mas já caiu nas graças da população em geral. Tanto que, até março deste ano, 58,5 milhões de transações já haviam sido realizadas nos três primeiros meses de 2022.

Com o PIX, os usuários podem fazer transações financeiras de forma instantânea a qualquer hora, sete dias por semana, utilizando um celular, um tablet ou um computador, com os recursos disponíveis para o recebedor em tempo real. Ou seja, é um jeito mais fácil de receber, pagar ou transferir o dinheiro.

Leia também::: Chargeback: o que é e como evitar na sua loja virtual

Tenha um sistema integrado à sua plataforma

Outro opção de pagamento é uma inovação da DScomm. O DSpay é uma solução de pagamento própria desenvolvida por nossa plataforma e que tem uma tecnologia baseada na Asaas e na Acqio.

Por meio dele, é possível gerar boletos, oferecer vários meios de pagamento, antecipar o dinheiro de vendas parceladas, e tudo com total segurança, ao mesmo tempo que evita que a venda seja confirmada mesmo quando a transação não é aprovada.

Além disso, com a plataforma da DScomm você terá a implantação de SSL, que garantirá o melhor da segurança para sua loja e seus clientes. Um ambiente seguro proporciona mais confiança e, consequentemente, mais vendas.

Para contratar a plataforma da DS e contar com o DSpay como uma das formas de pagamento para e-commerce basta clicar aqui e entrar em contato com nossa equipe de consultores.

27 jul 2022