Tendências das compras natalinas em 2022
- 05 dez 2022
Afinal, quais são as tendências das compras natalinas em 2022? Quais os produtos ou categorias terão a preferência do consumidor?
Pois bem, pesquisas da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, apontam um movimento de R$ 66,6 bilhões na economia. Estima-se que quase 119 milhões de pessoas irão às compras.
Independente do segmento de mercado, é importante salientar que nesse período do ano, você conheça os fatores que irão pesar na decisão de compra do consumidor e os itens de maior demanda. Vamos ver mais sobre isso?
Tendências das compras natalinas em 2022
Veja sobre algumas tendências das compras natalinas em 2022, e prepare seu comércio ou loja virtual para se sobressair nesse período de boom de vendas. Acompanhe!
Pesquisa da YouGov feita com 1000 pessoas, de diversas idades e regiões do Brasil, mostraram algumas tendências de compra para o Natal 2022.
Sobre as intenções das pessoas mais jovens, a lembrança mais marcante é para os fast-foods e algumas marcas foram mencionadas. Quanto as bebidas, a Coca-Cola aparece na liderança nas intenções de compras para o Natal.
Já para as pessoas, de até 44 anos, o energético aparece como forte tendência de compra. Em seguida, vem as cervejas, isso para as pessoas pesquisadas de 55 anos ou mais.
Ainda sobre essa pesquisa da YouGov, as pessoas com idade entre 18 e 24 anos, têm planos para gastar mais neste ano do que em relação ao ano passado.
Já as pessoas do sexo feminino pretendem gastar menos neste Natal.
Para as pessoas acima de 45 anos, a intenção de compra dos homens é para os aparelhos eletrônicos. E, por fim, 67% dos entrevistados da pesquisa, escolherão roupas para de presente.
Produtos com mais procura para dar de presente em 2022
No Natal de 2022, conforme a MindMiners, 68% das pessoas pesquisadas devem comprar os presentes com antecedência.
Enquanto isso, 31% dos pesquisados pretendem comprar até 25 de dezembro.
E veja os produtos que têm maior demanda para as compra de Natal, segundo a CNDL e SPC Brasil:
- Roupas, aparece com mais de 56% das intenções de compras;
- Calçados com 37% das intenções de compras;
- Perfumes e cosméticos;
- Brinquedos;
- Acessórios, como relógios, brincos e bolsas;
- Livros;
- Smartphone;
- Jogos e games;
- Joias;
Outras categorias de produtos também serão destaques nas vendas do Natal em 2022, como:
- Artigos de decoração;
- Artigos de cozinha;
- Produtos ou itens para reforma da casa.
Por isso, se sua empresa representa alguns desses setores, é bom se planejar para abastecer os estoques e preparar a sua logística para as entregas aos clientes.
Compras para refeição tendem a impulsionar as compras de Natal
Ainda sobre as tendências das compras natalinas em 2022, saiba que os itens de consumo aparecem como carro chefe que irão dar aquele empurrão na economia durante este ano.
Muitas pessoas optam por fazer as festas e confraternizações em casa. Por isso, de 3 em cada 10 pessoas devem reunir os familiares em casa e vão fazer compras para fazer as refeições em casa.
Então, ganham o segmento de supermercados e de hortifruti, pois são os estabelecimentos favoritos para as compras de Natal.
Fatores que pesam na decisão de compra para o Natal de 2022
Segundo a CDNL e SPC Brasil, alguns fatores que mais pesam na decisão de compra do consumidor para este Natal, são:
- Qualidade dos produtos 37%;
- Confiança na loja 35%;
- Compras pela internet, quanto ao valor do frete 38%;
- Prazo de entrega 36%;
- Opção de retirada na loja 19%.
Diante esses fatores, é importante seu estabelecimento se preparar para entregar um atendimento e uma experiência de compra satisfatória ao consumidor.
Até porque, você sabendo disso, você já pode preparar seus processos de vendas e de operação, de modo a sair na frente, não é mesmo?
Como aquecer as vendas da sua loja no Natal?
Aproveite e veja nossas dicas e sugestões para vender mais neste Natal de 2022:
- Aposte nas vendas online: essa modalidade de venda teve um aumento de quase 48,4% somente em 2021. Então, para 2022, aposte em processos online que ofertem os melhores produtos para seu público;
- Analise sua situação atual e veja o que tem gerado resultados e possa ser otimizado para que surta um resultado ainda melhor neste Natal. Para isso, observe o histórico de compras dos clientes;
- Invista em estratégia de relacionamento com o cliente, ofertando conteúdos de valor e não focando somente na venda em si. Invista ainda mais nos relacionamentos pelas redes sociais;
- Ajude o cliente a escolher o presente: muitas pessoas chegam na loja ou navegam na internet buscando um produto sem saber o que comprar. Por isso, é importante ajudar o cliente nessa hora para não o deixar sair sem comprar.
Não esqueça de conhecer bem o perfil do seu público, pois assim, é possível se comunicar e atender com mais assertividade.
Por fim, você viu sobre as tendências das compras natalinas em 2022. Planeje suas estratégias e as coloque em prática para ganhar a atenção do consumidor e gerar excelentes resultados financeiros no Natal.
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