Aviso de disponibilidade: o que é, para que serve e porque é importante?

  • 27 jul 2022

Um aviso de disponibilidade é quando um cliente busca efetuar uma compra em site de e-commerce ou loja virtual e se depara com uma mensagem que não há o produto em estoque para ser vendido.

A falta de disponibilidade de estoque é muito prejudicial para um negócio, de acordo com o SEBRAE. Pois isso gera redução nas vendas e dificulta no alcance de resultados satisfatórios.

Por isso, é essencial uma boa gestão de estoques no seu e-commerce ou loja virtual, bem como manter o estoque atualizado e fazer a sinalização correta no site da empresa. Acompanhe esse artigo e veja mais!

 Aviso de disponibilidade: o que é e porque é importante? 

O aviso de disponibilidade é quando aparece para o consumidor quando ele tenta efetuar a compra de um produto num site e se depara com uma mensagem do tipo: “avise-me quando o produto chegar”.

Ou seja, o consumidor busca adicionar o item no carrinho mas não tem êxito.

Esse tipo de aviso serve para informar o consumidor sobre uma data provável de disponibilidade do produto buscado. O aviso de disponibilidade é importante por alguns motivos:

  • Para evitar uma percepção ruim por parte do consumidor, pois quando há o aviso, isso mostra que a loja está atenta para as questões de gestão do estoque;
  • O cliente fica tranquilo, pois sabe que será notificado de quando chegar o item em estoque;
  • Evita que seu e-commerce perca vendas.

Então, o ideal é gerenciar a rotatividade de produtos, efetuar o abastecimento do estoque e usar as ferramentas estratégicas para alimentar o site da empresa e informar sobre a disponibilidade dos produtos.

AVISO DE DISPONIBILIDADE: O QUE É, PARA QUE SERVE E PORQUE É IMPORTANTE?

Por que é importante manter o estoque atualizado?

Manter o estoque da loja virtual atualizado é importante para ter informações reais das condições de abastecimento ou entregas de um e-commerce.

Saiba que uma gestão errada ou ineficiente é muito prejudicial para uma marca.

Por isso, é bom optar por um bom sistema, como um ERP (enterprise resource planning), por exemplo, para informar de cada entrada, saída e estoque atual dos produtos de uma marca.

Um estoque atualizado é importante para um bom equilíbrio no abastecimento de produtos, garantir vendas e manter a satisfação do consumidor.

Dessa forma, graças às tarefas de automatização de estoques, esse desafio pode ser melhor enfrentado e gerenciado. Ou seja, ter um sistema de controle online do estoque ajuda na otimização dos processos e a impulsionar os resultados.

A importância de sinalizar a disponibilidade de produtos na loja

É necessário ter um aviso de disponibilidade ou sinalização correta da disponibilidade de cada produto no site.

Isso porque quando um cliente busca por um produto na sua loja virtual e encontra a informação que o produto não tem no estoque, para ele esse fato é muito ruim.E o primeiro pensamento do consumidor pode ser o de pesquisar e comprar em sites concorrentes.

Por isso, é importante ter um aviso ou sinalização correta da disponibilidade de cada produto, pois assim o cliente pode ser comunicado via e-mail ou pelo WhatsApp sobre quando o produto ficar disponível em estoque.

Quando o consumidor é avisado, isso faz com que ele não compre do concorrente e você ainda ganha a confiança dele, se realmente notificá-lo quando houver o produto pretendido em estoque.

Por isso, essa atividade de sinalizar corretamente a disponibilidade na loja virtual é essencial para a reputação de sua marca e para não perder vendas.

Por que um produto pode ficar fora de estoque?

Um produto pode não constar no estoque do seu site por alguns motivos, tais como:

  1. Erro no site – Se sua marca notar algum erro de configuração no site, o ideal é buscar apoio necessário do pessoal do suporte para tornar o produto disponível para compra o quanto antes. Ou seja, esse erro deve ser reparado.
  2. Erro de suprimento – Campanhas de marketing e vendas, bem como as datas comemorativas e épocas sazonais podem aumentar o fluxo de consumidores no seu site. E dependendo da estrutura do seu site ou da sua configuração, esse tipo de erro pode ocorrer com mais frequência. O melhor a ser fazer, então, é alinhar estratégias para acompanhar o tráfego, identificar os gargalos e reduzir as chances de erros.
  3. Erro no cadastro de produtos – Ao cadastrar os produtos no site do seu e-commerce ou marketplace também pode ocorrer erros, pois isso geralmente é feito por pessoas, as quais podem errar. Por isso, é necessária mais atenção no cadastro dos produtos, para garantir que os produtos estejam em quantidade e especificações certas.

E nós da DScomm nos preocupamos com a gestão de estoque, aviso de disponibilidade e ajudamos você em todas essas questões, veja mais abaixo.

Como a DScomm pode te ajudar?

DScomm é uma plataforma pensada para trazer mais eficiência para seu negócio, tornando-o mais profissional, ter melhores processos internos e de captação de clientes, e, assim, vender e otimizar seus resultados.

Somos um time que pensa nas necessidades e nas melhores soluções para sua plataforma de e-commerce ou loja virtual.

Sabemos o quanto é importante uma boa gestão de estoques, ter um aviso correto nas descrições dos produtos no site, dentre outros fatores.

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Por isso, independentemente do tamanho ou da fase de sua empresa virtual, estamos prontos para ajudar a oferecer ao seu cliente uma experiência satisfatória de compras.

Para terminar, você viu sobe o aviso de disponibilidade: o que é, para que serve e porque é importante. E sobre a necessidade de manter um estoque bem gerenciado para não perder vendas e garantir a satisfação do consumidor.

Garanta uma boa experiência de compra para seus clientes e consumidores, conte com nossas soluções para sua loja virtual. Clique aqui e tenha nosso apoio para não perder vendas!

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27 jul 2022