Como evitar as trocas e devoluções pós Natal?
- 21 dez 2022
Afinal, como evitar as trocas e devoluções pós Natal? Quais ações previnem esse problema?
Sabemos que as trocas e devoluções pós Natal e diante outras datas comemorativas podem trazer atrasos para seu negócio e gerar perdas no caixa. Somente no setor de moda, a taxa de troca pode chegar a 30% das vendas.
Então, algumas ações ajudam a minimizar essa situação.Vamos ver o que fazer para diminuir esse índice de trocas no varejo e gerenciar a situação da melhor forma?
Como evitar as trocas e devoluções pós Natal
Veja como evitar as trocas e devoluções pós Natal, isso porque dependendo da quantidade de trocas e insatisfações, pode gerar grandes perdas para a loja.
Então, veja como proceder para reduzir essas condições de trocas e devoluções:
- Conheça o CDC
O lojista precisa, antes de mais nada, deve conhecer o CDC, Código de Defesa do Consumidor, para agir com mais segurança diante cada tipo de troca, não infringir a lei e garantir mais satisfação do consumidor.
E também todo estabelecimento precisa estar ligado às boas práticas do comércio para ter um bom relacionamento com o cliente. Então, conhecer o CDC é o primeiro passo para isso.
- Retenha a venda
Como é previsto do CDC, o cliente pode solicitar o valor gasto nas compras em até 7 dias depois do recebimento da mercadoria. Mas grande parte dos clientes querem somente fazer a troca.
Embora quando são mal atendidos, eles querem o dinheiro de volta. Então, ao adotar um sistema de troca inteligente, é possível fazer com que o cliente possa ter o valor da venda retido em uma troca.
Ou seja, ele pode converter o valor em uma nova compra. Com isso, a loja não perde nas transações financeiras e outras geradas com a primeira venda.
- Adote um sistema de inspeção dos produtos
O ideal é ter na loja uma equipe ou uma pessoa que possa inspecionar os itens antes de saírem da loja, e o correto é fazer isso na presença do cliente.
Há ainda no mercado alguns sistemas de gestão de inspeção de produtos que são projetados para essa necessidade. São sistemas inteligentes que gerenciam todo o processo.
Essa pode ser uma saída inteligente para evitar as perdas relacionadas às trocas e devoluções no comércio pós Natal.
- Em caso de produtos sem defeitos
Em caso de produtos sem defeitos, ou seja, não agradaram devido o tamanho, cor, modelo etc. Neste caso, o lojista não é obrigado a fazer a troca.
Mas caso não quer contrariar o cliente ou tiver prometido trocar, as condições para troca, bem como dias e horários, devem estar na nota fiscal ou em algum cartaz informativo que oriente o cliente.
Desse modo, o cliente já fica pré avisado que não poderá trocar suas compras no pós Natal.
- Sobre o ambiente online
Forneça uma explicação bem detalhada do item à venda, tais como:
- Modelo;
- Tipo de tecido;
- Descrição do material;
- Dimensões e largura;
- Comprimento;
- Prazo de garantia.
Assim, ao comprar, o cliente consegue avaliar melhor se o produto atende às suas necessidades e evita comprar e ter insatisfações posteriores. Então, quanto mais deixar ampla a descrição geral do produto à venda, melhor será para evitar devoluções.
- Crie suas regras próprias
Com base no CDC e em bons princípios do comércio, é importante que o lojista crie suas próprias regras, desde que elas sejam divulgadas previamente.
Você pode destacar os dias e horários para efetuar as compras pós Natal. Assim, o cliente não interrompe os dias melhores de vendas para o comércio no período do Natal.
O lojista deve ainda alertar o cliente sobre as condições para efetuar a troca, como: manter a etiqueta na peça, não estragar o produto ou danificar a embalagem e apresentar nota fiscal no ato da troca.
- Analise os dados de troca
Analisar alguns itens e/ou fazer uma pesquisa interna lhe permite saber alguns pontos de melhorias de suas práticas para evitar as trocas ou prevenir problemas.
Por exemplo, se um produto está tendo muitas devoluções, talvez seja interessante mudar de fornecedor. Então, essa prática de monitoramento interno, permite a loja não ter que passar por um alto número de trocas e devoluções.
Por que é importante gerenciar trocas e devoluções no e-commerce?
Gerenciar trocas e devoluções no e-commerce e outros estabelecimentos é importante porque, segundo dados da Ebit, 92% dos consumidores retornam ao estabelecimento para comprar, desde que o processo de trocas e devolução tenha sido satisfatório.
Outro ponto é que fica mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo. Diante esses fatos, gerenciar o processo das trocas e devoluções pós Natal é uma excelente estratégia.
E para vender, o lojista tem seus custos e despesas, dentre eles, de logística, de comissão, funcionários etc. E com as devoluções, a loja pode ter um impacto negativo nas operações e no lucro.
Então, ao aplicar as dicas deste conteúdo, com certeza, seu empreendimento vai lidar melhor com essas situações de devoluções de produtos e irá melhorar as vendas e os resultados gerais.
Por fim, você viu como evitar as trocas e devoluções pós Natal. Viu que com um pouco de planejamento, fica fácil gerenciar essa situação?
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